ago 28

FALECEU AOS 90 ANOS JOSELITA MUNIZ COSTA

 

O falecimento aconteceu ontem, quinta-feira dia 27 em Salvador e foi sepultada nesta sexta também na capital do estado. Joselita Muniz era esposa do falecido Ideplo Costa, antigo proprietário de umas das primeiras serrarias de Itapetinga que funcionou onde é hoje a Casa Pereira. Muniz é tia de Delza Muniz e mãe do carpinteiro Manoel Costa Silva também conhecido como Manoel “Xiranha” do bairro Primavera.

ago 27

DIEESE APONTA MAIORIA DOS REAJUSTES SALARIAIS ACIMA DA INFLAÇÃO NO 1º SEMESTRE

 

A maior parte das negociações salariais ocorridas no primeiro semestre deste ano conquistou reajustes salariais acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), segundo balanço feito pelo Sistema de Acompanhamento de Salários e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e divulgado nesta quinta-feira, 27.
A despeito da forte crise econômica que atinge o Brasil, aproximadamente 69% das negociações analisadas pelo SAS-Dieese conquistaram aumentos reais no período de janeiro a junho. Segundo técnicos do Dieese, os reajustes se concentraram na faixa até 1% de ganho acima da inflação.
"Um número significativo de negociações obteve reajustes iguais à inflação medida pelo INPC-IBGE, correspondendo a quase 17% do painel que considera 302 unidades de negociação privadas e de empresas estatais", informa o SAS-Dieese.
Os reajustes salariais que não repuseram a inflação alcançaram quase 15% das negociações. Nesse caso, as perdas se situaram, na maioria dos casos, nas faixas de até 2% abaixo da inflação, conforme o levantamento.
Os dados coletados pelo SAS-Dieese indicam que houve uma sensível diminuição na proporção dos reajustes com ganho real frente ao observado nas mesmas categorias nos últimos oito anos. O aumento real médio também caiu e apresentou o menor valor desde 2008 (0,51%), quando o SAS-Dieese passou a acompanhar o resultado das negociações coletivas pertencentes a um painel fixo de categorias.

ago 27

SEC DIVULGA RESULTADO DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR

 

 

Educação

A edição desta quinta (27) do Diário Oficial do Estado traz a relação dos professores aprovados no processo seletivo da Secretaria de Educação. Serão preenchidas 6.145 vagas por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As provas foram realizadas em 26 de julho.

Das vagas, são 4.616 para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Das vagas disponíveis, 30% são reservadas a candidatos negros e 5% a pessoas com deficiência.

A lista divulgada nesta quinta-feira contempla todos os classificados, ou seja, todos os aprovados de acordo com os critérios previstos no edital. No entanto, somente serão convocados, de forma imediata, os aprovados de acordo com o número de vagas que foram ofertadas.

Os candidatos devem aguardar nos próximos dias a convocação, que também será publicada no Diário Oficial do Estado. Nesta etapa, os convocados deverão se dirigir aos Núcleos Regionais de Educação, para os quais se inscreveram, e apresentar a documentação necessária, além dos exames médicos constantes na lista de convocação.

ago 26

Unidade: 15 partidos apresentam propostas para a Agenda Brasil

 

Como forma de contribuir para a retomada do desenvolvimento econômico e social e superar a crise financeira e política do país, amplas forças políticas, lideradas por 15 partidos da base do governo na Câmara dos Deputados desenvolveram um documento nos moldes do projeto Agenda Brasil, do Senado. Formada por matérias em tramitação na Casa e outras a serem construídas, a Agenda da Câmara será apresentada ao governo federal e aos presidentes das Casas legislativas.

Foto: Álvaro Portugal/PCdoB na Câmara 

O conjunto de propostas para o Brasil, elaborado pelos líderes do PT, PCdoB, PRB, PP, PR, PSD, Pros, PSDC, PSL, PRP, PRTB, PTC, PTN, PMN e PTdoB, foi apresentado na tarde desta quarta-feira (26), em coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados.
Segundo a Líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), a plataforma foi pensada a partir da necessidade de se apresentar uma agenda para a sociedade: “Queremos superar uma pauta restritiva e conservadora. As nossas contribuições são bastante abrangentes e expressam um sentimento da base aliada do governo, tratando do desenvolvimento do Brasil, das pessoas e da universalização das políticas públicas”.
Neste momento de crise, o documento destaca que foi pensado pelos líderes como forma de contribuir na construção de alternativas ao desenvolvimento do país e, que permita a ampliação do diálogo com as Casas legislativas, com o governo e com a sociedade. “Uma agenda para o país retomar o caminho para o desenvolvimento”, destaca o texto.
Presente na coletiva, o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), considera que o movimento dos líderes integra um novo ciclo iniciado na semana passada: “O governo recebe essas propostas com absoluta simpatia. Elas expressam a grande política, sugerindo a correção de rumos e alternativas, saindo deste “mata-mata” entre oposição e governo”.
O líder do PSD, Rogério Rosso (DF) também falou sobre a plataforma. “É

Leia mais »

ago 26

Eleições 2016: Partido Verde inicia conversa com o PCdoB em Vitória da Conquista

 

Foto: Divulgação

O Tabuleiro da Política Conquistense não para de se movimentar. Seja na oposição ou na situação os caciques políticos articulam novos quadros nestes instantes finais das filiações para as Eleições 2016. Outros fatores também são as coligações e ao meio dia desta quarta-feira (26) um almoço reuniu os cardeais do Partido Verde e Partido Comunista do Brasil. De um lado estava o ex-deputado federal Edigar Evangelista dos Anjos, o Mão Branca, e do outro o líder comunitário e um dos defensores do deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB), pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista. “Lula veio aqui conversar. Conversar a gente conversa, mas estamos também nas articulações. Vamos nos encontrar na sexta-feira”, afirmou Mão Branca se referindo a um encontro com o prefeiturável Jean Fabrício Falcão. Blog do Anderson

ago 26

INCÊNDIO DESTRUIU FARMÁCIA CAMACÃ DO PRIMAVERA

 

 

Não se sabe ainda o valor do prejuízo e a causa do incêndio. Segundo testemunhas foram ouvidos estrondos nos fios na porta da farmácia e curto circuito na rede interna. A mercadoria,  as instalações e o prédio não estavam com cobertura de seguro.

Muita gente se dirigiu até a Avenida Flamengo para assistir a parte final do combate ao incêndio que destruiu a Farmácia Camacã filial do bairro Primavera e que teve início por volta de 5 h da manhã quando vizinhos ouviram pipocos nos fios e fumaca saindo das entranhas das portas.

A polícia, a brigada de combate da Azaleia e o carro pipa da prefeitura demoraram a chegar e não impediu a destruição total da Farmácia.

A rede de farmácia que dispõe de 4 lojas em Itapetinga é de propriedade do empresário Antonio Carneiro que esteve desolado no local.

f 3

ago 25

APOSENTADOS RECEBERÃO METADE DO 13º SALÁRIO EM SETEMBRO

 

 

Dilma mantém antecipação de 13º salário - Foto Roberto Stuckert Filho/PR.

Dilma mantém antecipação de 13º salário

A presidente Dilma Rousseff decidiu adiantar metade do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir de 24 de setembro.

A decisão foi tomada nesta segunda (24), à noite, de acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto. A outra metade será paga no início de dezembro, na folha correspondente a novembro.

Até o final da semana passada, a intenção dos burocratas do Ministério da Fazenda era pagar 25% em setembro e 25% em outubro.

Desde 2006, no primeiro governo do ex-presidente Lula, os aposentados e pensionistas recebem metade do décimo terceiro antecipadamente. A crise econômica brasileira e o cenário mundial levaram a equipe econômica a cogitar o pagamento em três parcelas (sendo duas de 25% e outra de 50%).

ago 25

JAIRO ANUNCIA DAVIDSON NA DISPUTA À PREFEITURA DE ITABUNA

 

 

Jairo anuncia o nome de Davidson como pré-candidato (Foto Divulgação).

Jairo anuncia o nome de Davidson como pré-candidato (Foto Divulgação).

O nome do deputado federal Davidson Magalhães foi confirmado pelo PCdoB na disputa à sucessão do prefeito Vane do Renascer (PRB). “Somos o principal partido na administração municipal e Vane reconhece a importância do nosso papel. Entendemos que Vane teria o direito à reeleição, mas conversas na cidade têm apontado para a possibilidade de ele não disputar”, disse o presidente do PCdoB de Itabuna, Jairo Araújo.

Para Jairo, o perfil de Davidson, “de gestor dos novos tempos”, reforça a opção comunista. No último final de semana, o vice-prefeito Wenceslau Júnior, também do PCdoB, saiu do páreo, abrindo espaço para o deputado.

– Davidson, com a experiência que possui, com o perfil político e técnico que tem, se enquadra nos desafios impostos pelas administrações modernas e nos desafios que a própria Itabuna enfrenta, em decorrência dos problemas financeiros advindos do pacto federativo – disse Jairo por meio de nota.

Internamente, ainda há quem veja alternativas ao nome escolhido pelo PCdoB. “O partido ignora o nome mais leve e forte para uma disputa municipal, que é o de [Luiz] Sena, dono de estilo conciliador e de visão”, aponta, mas sem esquecer da “ótima gestão de Davidson à frente da Bahiagás”.

ago 25

PARTIDOS DA BASE EM NOVA REUNIÃO

 

 

20150825_175417

Novo encontro entre os partidos da base do governo foi realizado nesta terça-feira com a participação do vice prefeito alécio Chaves o PSD, PSB, PC do B, PSC e PRP. Novos partidos como o PTB, PTC e PRB foram debater e ouvir o agrupamento que pretende discutir um projeto novo para Itapetinga e disputar a eleição. Novo encontro será realizado na próxima semana, entretanto  o presidente do PSD Alfredo Cabral anunciou que seu partido realizará um evento regional no dia 13 Setembro para debater programa de governo e apresentação de novos filiados.

ago 24

CONVENÇÃO DO DEM RATIFICA A UNIÃO DAS OPOSIÇÕES EM ITAPETINGA

 

Durante toda a manhã deste sábado, o partido Democratas de Itapetinga realizou a sua convenção municipal, que manteve na presidência do seu diretório municipal o professor Geraldo Trindade, para mais um período de dois anos. A convenção aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com uma excelente presença de público, que lotou as dependências do auditório.

Leia mais »

ago 23

GASPARI ARRASA FHC E AÉCIO PELA BLINDAGEM A CUNHA

 

 

:

 

"Até agora, Dilma é acusada no Tribunal de Contas da União de ter pedalado as contas públicas. O TCU não é um tribunal, mas um conselho assessor da Câmara. Ademais, a acusação ainda não foi formalizada. Eduardo Cunha foi acusado pelo Ministério Público de ter entrado numa propina de US$ 5 milhões. O PSDB quer tirar Dilma do Planalto e admite manter Eduardo Cunha na presidência da Câmara", escreve o jornalista Elio Gaspari, em sua coluna deste domingo na imprensa

 

O jornalista e escritor Elio Gaspari critica duramente, em sua coluna deste domingo 22, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), pela reação diante da denúncia contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele destaca que, para os tucanos, a presidente Dilma Rousseff, que sequer foi denunciada, precisa renunciar, enquanto Cunha vem sendo blindado.

"Até agora, Dilma é acusada no Tribunal de Contas da União de ter pedalado as contas públicas. O TCU não é um tribunal, mas um conselho assessor da Câmara. Ademais, a acusação ainda não foi formalizada. Eduardo Cunha foi acusado pelo Ministério Público de ter entrado numa propina de US$ 5 milhões. O PSDB quer tirar Dilma do Planalto e admite manter Eduardo Cunha na presidência da Câmara", escreve ele.

O colunista destaca ainda a frase de FHC dita há uma semana em que afirma que a renúncia da presidente Dilma seria um "gesto de grandeza" e, caso ela não seja capaz de tomar essa decisão, "assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lava Jato." A frase poderia ter sido dita sobre Cunha, diz Gaspari, mas o ex-presidente "não disse. Nem FHC, nem qualquer outro grão-tucano". O jornalista também faz questão de lembrar que o ex-presidente Fernando Collor renunciou em 1992, mas depois foi absolvido pelo STF. Brasil 247

Leia aqui a íntegra.

ago 23

JOVENS DISCUTEM CANDIDATURA NO PC do B

 

 

Representantando a direção do PC do B, Jerry e Vandi estiveram reunidos com jovens no Bairro da Vila Riachão discutindo política e o lançamento de uma candidatura jovem a vereador pelo partido em 2016. A jovem Patrícia afirmou que a juventude pode fazer muito mais na política do que recebr R$30,00 para segurar bandeira em eventos. “Queremos ter voz ativa e debater o futuro do Brasil” concluiu.

 

O encontro foi descontraído com música e muito bate-papo

ago 23

ITAPETINGUENSES EM BARRETOS-SP

 

O empresário Alencar Macário publicou nas redes sociais diversas fotos do circuíto de Rodeios em Barretos SP. De férias, Alencar assim que retornar vai definir os preparativos de sua pré-campanha a vereador e já conta com o apoio de Edilson Sena e Gilmar Tambasa. O Empresário quer investir também no ramo de rodeios na região e está mantendo contatos com empresários do ramo.

ago 21

PÉRICLES NA LAGOA

 

 

ago 21

EMPRESÁRIOS EM BARRETOS SP

 

 

Os casais de empresários alencar Macário/Cecília e João Martins/Vanessa estão deste quinta-feira (20) em Barretos em São Paulo, participando do circuito de Rodeios e shows. Viajaram de vôo fretado e enviaram por terra uma camionete para o serviço de apoio e seguranças. Ousadia é o que não falta. O parente Jerisvaldo foi convidado para o evento, mas, a esposa barrou.

ago 21

VICE ALÉCIO É O ENTREVISTADO DA FM 94,3

 

Depois de reunir com os partidos da base de apoio do governador Rui Costa na última terça-feira o vice-prefeito Alécio Chaves participa de entrevista no programa matinal da emissora conduzido por Waldomiro Mota, Tito e Ênio que  começa as 7 h de sábado.

O programa é aberto ao debate permitindo participação dos ouvintes. A população vai ouvir que Alécio não está a vontade no PT e que até Setembro anunciará sua nova filiação partidária. No momento, juntamente com PSB, PCdo B, PSC, PSD e PRP está empenhado em construir um programa alternativo visando o desenvolvimento e o futuro de Itapetinga.

ago 20

Cerca de 10 mil pessoas vão às ruas em ato pró-Dilma

 

A Tarde on line

Manifestantes alegam que defendem a democracia - Foto: Lúcio Távora | Ag. A TARDE

 

Pela segunda vez no dia, manifestantes protestam a favor da presidente Dilma Rousseff (PT) na tarde desta quinta-feira, 20, em Salvador. Cerca de 10 mil pessoas segundo estimativa da Polícia militar (PM) sairam do Campo Grande marchando pela avenida Sete. Eles pretendem ir até a praça da Piedade, onde farão um ato em defesa da petista, que tem sido alvo de pedidos de renúncia e pressões para um eventual impeachment.

Durante a manhã, cerca de 100 pessoas já tinham promovido uma manifestação com o mesmo intuito. Eles saíram do Shopping da Bahia e foram até a sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep. Durante o movimento, eles alegavam que defendiam a democracia e por isso pediam a permanência da presidente eleita.

 

Na passeata desta tarde o discurso é semelhante. Os manifestantes argumentam que qualquer tentativa de tirar Dilma do seu cargo é um golpe de estado. Enquanto defendem o mandato da petista, o grupo pede a saída do presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), que é investigado pela operação Lava Jato.

Participam da passeata, entre militantes, representantes sindicais e de partidos aliados do governo. De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Bahia), Cedro Silva, foram mobilizados dez ônibus para trazer manifestantes do Recôncavo da Bahia e da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Um dos presentes no ato, o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli (PT), questionou a condução da investigação do esquema de corrupção envolvendo a estatal. "A Constituição não está sendo obedecida. A prisão não pode ser para conseguir confissão. Execração pública não é pena tipificada no Código Penal", reclamou.

O nome de Gabrielli foi apontado na operação Lava Jato. De acordo com a investigação, a Odebrecht teria presenteado o ex-presidente da Petrobras com obras de arte.

Posts mais antigos «

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress