abr 26

FRASE DA SEMANA:

 

"É o maior São João do Brasil, aqui né? O São João hoje está mais comercial do que cultural. Cresceu muito, a festa cresceu mais do que os artistas de forró, digamos assim. É questão de demanda de mercado. Você tem muita festa, festas muito grandes… Antigamente eram algumas cidades que faziam. Cachoeira, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim. Ai depois veio Jequié, as festas de camisa cresceram muito, se tornaram muito grande. E o movimento do forró não acompanhou. Aí vieram os interesses dos prefeitos também, de agradar o povo"

Cantor Léo Macêdo da Banda Estakazero. diz. Clique aqui e leia a matéria completa na Coluna Holofote.

abr 26

IMAGEM DA SEMANA:

Micro-ônibus solta rodas e provoca acidente em Lauro de Freitas

Duas rodas desgarradas de um micro ônibus atingiu um veículo na estrada do côco em Lauro de Freitas na grande Salvador. Foto Blog do Lau

abr 26

Bahia é recebido com festa no Aeroporto de Vitória da Conquista

 

 

Bahia é recebido com festa no Aeroporto de Vitória da Conquista

Fotos: Blog do Anderson

O Bahia saiu de campo derrotado na última partida, quando enfrentou o Ceará no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova. O resultado negativo, entretanto, não foi motivo suficiente para diminuir a empolgação da torcida com a presença do time na final do Campeonato Baiano, no qual o primeiro confronto acontece neste domingo (26), às 16h, no Estádio Lomanto Júnior. Após uma rápida viagem, o elenco do Bahia foi recepcionado com muita festa no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista. Os tricolores que moram no sudoeste do estado surpreenderam a delegação, principalmente o goleiro Jean.

Com faixas e gritos, os torcedores procuraram passar confiança ao jovem arqueiro que falhou contra o Ceará. Um dos textos, por exemplo, dizia: "Fortes são aqueles que nunca desistem. Garra Jean! Retroceder? Nunca! Render-se? Jamais!". A delegação do Bahia, depois da pequena festa, foi para o hotel da concentração. Fonte: Bahia notícias

abr 26

AZALÉIA PODERÁ DEMITIR MAIS 500 FUNCIONÁRIOS

 

http://www.sudoestehoje.com.br/novoportal/wp-content/uploads/2015/04/D2.jpg

Funcionários da Empresa de Transporte Nacional voltaram a ficar preocupados com a redução de quadro. Motoristas deverão ser demitidos caso confirme a demissão de mais 500 funcionários da Calçados Azaléia que moram em cidades vizinhas.

Atualmente dos 4.300 empregados da Azaléia cerca de 1.800 residem nas cidades de Caatiba, Itambé e Macarani e a previsão da empresa é acabar com a despesa de logística. A situação do comércio regional deverá piorar com as novas demissões.

NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Em disputa com o sindicato da classe para fechar acordo salarial, a empresa afixou cartazes na fábrica alegando impossibilidade de pagar o salário pretendido e ameaçando fazer mais demissões e com isto jogando a bola para Sindiverdade. A campanha salarial continua. Foto: Sudoeste Hoje

abr 25

Governo baiano encaminha reajuste de 6,41% para o funcionalismo

 

O acordo foi fechado após reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e de sindicatos de diversas categorias

O governador Rui Costa fechou o acordo

O governador Rui Costa fechou o acordo

O reajuste geral do funcionalismo público estadual será de 6,41%. O projeto de lei já foi enviado, nesta sexta-feira (24/4), para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). O pagamento será parcelado: 3,5%, retroativos a março, e 2,91% em novembro.

Os servidores que permanecerão com vencimentos abaixo do salário mínimo, mesmo após a concessão dos 3,5%, sairão desta faixa no mês de novembro, quando receberão, além dos 2,91% previstos, um reajuste complementar de 2,43%, totalizando um ganho de 8,84%. 
O reajuste geral, que contempla o conjunto de servidores, cerca de 260 mil, representa um acréscimo na despesa de pessoal de 2015 do Estado de, aproximadamente, R$ 390 milhões.

O acordo foi fechado após reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e de sindicatos de diversas categorias do funcionalismo, na noite desta sexta-feira, com o governador Rui Costa e outros representantes do governo. 
Há nove anos consecutivos, o governo tem concedido o reajuste geral aos servidores, ao contrário de outras gestões, que costumavam privilegiar determinadas categorias em detrimento de outras, deixando de favorecer o funcionalismo como um todo.

Assim como em anos anteriores, as representações sindicais participaram

Leia mais »

abr 25

Conquista vive expectativa para sua 1ª final do Baianão

 

Caravanas de torcedores do Bahia em Itapetinga estão se preparando para assistir o jogo. Um ônibus com 40 torcedores sairá neste domingo as 10h do Clube Coroas e outros deslocarão em carro de passeio. Os primos Breno e Júlio Vanucchi estão ansiosos. Júlio comprou camisa nova do Bahia para torcer na primeira final que assiste.

 

Técnico Evandro Guimarães orienta pupilos em treinamento

 

Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, vive a ansiedade de receber neste domingo, 26, às 16h, a sua primeira final de Campeonato Baiano. Expectativa essa que surge nem tanto pelo evento em si, mas muito mais pela possibilidade do time – que leva o mesmo nome da cidade – colher, enfim, os frutos de um trabalho elogiado não somente no município.

2015 é o ano do 10º aniversário do Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista. O time, que só disputou a sua primeira partida oficial em 2006, pode comemorar uma temporada inteiramente positiva, desta vez não só dentro, como fora dos gramados. Único invicto do Baianão, a equipe tem atraído bom público para as arquibancadas.

"Posso dizer que esse foi um ano atípico. Costumo dizer que a torcida é o termômetro do time. Como a equipe está bem, eles vêm aparecendo. Contra Colo Colo, na semifinal, e Bahia de Feira, nas quartas, por exemplo, tivemos ótimas rendas", conta o presidente do Bode, Ederlane Amorim. "Antes disso, nosso melhor ano havia sido 2008, quando o time chegou à rodada final (do quadrangular decisivo) com chance de título contra o Bahia. Mas, naquela época, havia o Sua Nota é Um Show, o que garantia bom público", compara.

Ederlane conta que a média de público deste ano vem sendo de 3 mil

Leia mais »

abr 24

Baiano faz exposição conjunta com artista plástica holandesa em Amsterdam

 

Baiano faz exposição conjunta com artista plástica holandesa em Amsterdam

Foto: Reprodução / Facebook

O artista plástico baiano de Itapetinga Roney George abre, nesta quinta-feira (23), a “Mostra behind the wall”, que segue em cartaz até o dia 29 de abril, em Amsterdam. O projeto é fruto de uma parceria entre ele e a artista holandesa Mijnije Strengholt e conta com cerca de 60 obras, entre pinturas, desenhos e instalações, algumas delas feitas a quatro mãos. As obras foram inspiradas no intercâmbio cultural entre os dois artistas, que passaram 45 dias reunidos no ateliê de Karel Appel para, segundo Roney, ter “experiência de entrarmos mais profundamente no projeto um do outro e fazer um trabalho de aproximação”. Confira mais informações sobre a mostra na coluna Cultura.

Fonte: Bahia Notícias

abr 24

Itarantim: Teto de escola desaba e fere alunos

 

Itarantim: Teto de escola desaba e fere alunos

O teto de uma sala de uma escola em Itarantim, no sudoeste da Bahia, desabou na manhã desta quinta-feira (23) e deixou pelo menos seis alunos e dois monitores feridos, encaminhados para o hospital da cidade. O acidente ocorreu por volta de 9 horas na Unidade Escolar Vasco Neto, no distrito de Ribeirão do Salto. Segundo o site Políticos do Sul da Bahia, os alunos fazem parte do projeto do “Mais educação”, e tem idade de 8 a 15 anos. Uma funcionária da escola, Rosariana Ferraz, usou a rede social para relatar o acidente: “Queria agradecer a Deus pelo livramento de não ter acontecido nada grave com as crianças e monitores que estava no Colégio na hora do acidente… E aos que foram pro hospital Deus está no controle de tudo… Deus proteja todos.”, declarou. Segundo informações, a última vez que a escola passou por uma reforma foi em 1996. Uma equipe técnica deverá ser enviada ao local para saber o tamanho da proporção do acidente. Fonte: Bahia Notícias

abr 24

PARABENS MARX RODRIGUES

 

Nesta sexta-feira dia 24, completa 4 anos do nascimento de Marx no hospital em Vitória da Conquista.Um jovem botafoguense que faz a alegria de muita gente.

marx bota campeao tc guanabara 2013

abr 23

PL 4330: Câmara aprova terceirização da atividade-fim e estende regras para empresas públicas

 

Najla Passos do Carta Maior

Marcos Fernandes / ObritoNews

 

‘O projeto carrega a digital dos empresários:’ a mais recente derrota dos trabalhadores teve amplo apoio do PMDB e contou com a virada de voto do PSDB.

O plenário da Câmara aprovou por 230 votos a 203 o “emendão” ao Projeto de Lei (PL) 4330/04, que libera geral a precarização nas relações de trabalho: possibilita a terceirização das atividades-fim das empresas, diminui a quarentena para “pejotização” do quadro de funcionários e reduz a arrecadação de imposto de renda do executivo federal, entre outras medidas.
O governo até se esforçou para evitar o resultado. Enviou à Câmara os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, das Comunicações, Ricardo Berzoini, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha. As negociações foram intensas durante todo o dia. Partidos de esquerda como o PDT e o PSB, que haviam votado a favor do texto base do PL 4330/04, reviram suas posições e se colocaram contrários à liberação total da terceirização.
Mas a virada de voto do PSDB, que até a semana passada garantia que era contrário à terceirização da atividade-fim, acabou por garantir a vitória da oposição. “O projeto carrega a digital dos empresários”, criticou o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), que durante os debates tentou convencer tanto a oposição quanto a base aliada a dialogar e atender às reivindicações dos trabalhadores.
Não convenceu nem mesmo o PMDB, que subscreveu o “emendão” ao lado

Leia mais »

abr 23

FILOSOFIA POPULAR:

 

Novidade no whatsapp!

Agora você pode ganhar dinheiro com whatsapp! Basta sair do whatsapp e ir trabalhar, após 30 dias você terá seu dinheiro. Não precisa enviar para nenhum grupo. Funciona mesmo.

abr 22

ESTADO REOCUPA TODOS OS GALPÕES QUE FORAM FECHADOS PELA VULCABRAS/AZALÉIA

 

Na próxima quinta-feira, 30 de abril, na Câmara Municipal de Itapetinga, às 9h, o secretário de Desenvolvimento Econômico, James Correia, acompanhado do presidente da FIEB, Ricardo Alban, assina os últimos contratos dos galpões que serão ocupados pelas companhias Lia Line e Renata Mello.

 

 

O Governo do Estado conseguiu reocupar no Sudoeste da Bahia todos os 18 galpões industriais que foram fechados pela Vulcabras/Azaléia. E em apenas dois dos galpões – em Itati, distrito de Itororó, e em Itapetinga – não funciona uma nova fábrica de calçados, mas uma fundição e uma indústria têxtil.
Nos demais 16, distribuídos entre os municípios de Itapetinga, Itororó, Firmino Alves, Itambé, Caatiba, Macarani, Potiraguá, Itarantim, Maiquinique, Ibicuí e Iguaí, se consolida, e cada vez mais se expande, um polo industrial de calçados femininos dominado pelas marcas Lia Line, Bárbara Krás e Renata Mello, todas elas originárias de Santa Catarina, transportando para a Bahia a pujança do Vale do Rio Tijucas. Além das três novas indústrias calçadistas, a fábrica da Vulcabrás/Azaléia sediada em Itapetinga continua a produzir normalmente, com 5.800 trabalhadores empregados.
Na próxima quinta-feira, 30 de abril, na Câmara Municipal de Itapetinga, às 9h, o secretário de Desenvolvimento Econômico, James Correia, acompanhado do presidente da FIEB, Ricardo Alban, assina os últimos contratos dos galpões que serão ocupados pelas companhias Lia Line e Renata Mello. “A infraestrutura pronta e uma oferta de mão-de-obra especializada, formada pela Vulcabras/Azaléia, é que está transformando Itapetinga e região em um polo de calçados femininos, com moda diferenciada e maior valor agregado. O que essas três indústrias estão produzindo são verdadeiras obras de artes para os pés”, explica Correia.
Atualmente, o parque industrial baiano é composto de 54 empresas de calçados e 25 de componentes localizadas em 32 municípios. Na esfera da arrecadação de ICMS o segmento calçadista não tem uma participação significativa, a sua importância econômica pode ser avaliada através da geração de postos de trabalho. Contudo, acompanhando o desempenho da indústria nacional com o impacto dos calçados asiáticos, em 2011, o setor na Bahia sinalizou redução no seu estoque de emprego.
Fonte: Bahia Econômica

abr 22

Títulos de eleitor irregulares serão cancelados a partir do dia 4 de maio

 

Títulos de eleitor irregulares serão cancelados a partir do dia 4 de maio

 

Eleitores em situação irregular na Justiça Eleitoral terão o título cancelado após o dia 4 de maio, caso não compareçam ao cartório eleitoral. São considerados irregulares cidadãos que não votaram nas três últimas eleições, o que corresponde aos três últimos turno para a Justiça Eleitoral. É possível verificar a situação do título por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral. Em caso de irregularidade, é necessário comparecer a um cartório com documento oficial com foto. Além do impedimento de votar, cidadãos irregulares não podem obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, além da dificuldade para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

abr 21

Os impolutos políticos pró-impeachment

A imprensa protege seus aliados e massacra seus adversários. Se puxassem a capivara dos protetores da moralidade, revelariam uma verdade inconveniente.

Luis Nassif – GGN

GGN

 

O jogo político no Brasil funciona assim.Pelo modelo de financiamento político, todos – repito: todos – os partidos e políticos que compartilham alguma forma de poder entram no jogo. Não há nenhuma diferença entre PT e PSDB. A única diferença está na forma como a imprensa atua. Os aliados, ela protege; os adversários, ela massacra.

***

Na 4a feira passada foi tirada uma foto histórica do encontro de lideranças da oposição com alguns dos agitadores dos protestos do dia 12 de abril (http://migre.me/pw5tJ).
Aécio Neves (PSDB-MG) foi citado em delação do doleiro Alberto Yousseff, com riqueza de detalhes, como beneficiário de esquemas de caixa 2 de Furnas. Desde 2010 está na gaveta do Procurador Geral da República um inquérito em que ele é acusado de manter contas em Liechtenstein – paraíso fiscal.

***

Agripino Maia (DEM) tem em seu currículo a acusação de receber R$ 1 milhão em propinas de um esquema que envolvia a inspeção veicular no Rio Grande do Norte. O caso está sendo analisado no STF.

Leia mais »

abr 21

Grande final: Ingresso entre Conquista e Bahia vai custar R$50 inteira e R$25 meia

 

Na estreia do Campeonato Baiano o 'bode' venceu o Bahia no Lomantão por 2 a 0. Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

A diretoria do Vitória da Conquista já definiu o valor do ingresso para a primeira partida da grande final do estadual entre Vitória da Conquista e Bahia, que acontece no próximo domingo (26), às 16h, no estádio Lomanto Júnior.

Segundo um dos dirigentes do ‘bode’, José Roberto o valor será de R$50 inteira e R$25 meia. “Acreditamos que os bilhetes estarão à disposição do torcedor a partir de quarta-feira”, revela.

A expectativa é de que mais de 11 mil torcedores compareçam a essa grande partida. O Bahia tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz 

abr 20

Entrevista com o governador do Maranhão, Flávio Dino

Entrevista publicada na TV Cultura e no site da rede RBA.

abr 20

Flávio Dino: ‘Todo patriota deve defender a imunização da Petrobras’

 

Governador que derrubou oligarquia dos Sarney no Maranhão tem posição crítica em relação a questões como a intolerância política, a apuração de casos de corrupção e a defesa dos interesses do país

por RBA

Flavio Dino

Brasília – Eleito para governar o Maranhão pelo PCdoB com 63% dos votos, o ex-juiz federal e ex-deputado federal Flávio Dino tem chamado a atenção no país por adotar um protagonismo na defesa de questões nacionais que vão além dos problemas do seu estado. Recentemente, Dino destacou a importância de serem taxadas as grandes fortunas, como forma de se fazer com que o ajuste fiscal – em curso pelo Executivo – também tenha impacto sobre os mais abonados "e não apenas o bolso dos trabalhadores", conforme deixou claro. Foi ele, também, o primeiro governador a se posicionar contrário ao pedido pelo impeachment da presidenta, ao capitanear um movimento que contou com a adesão de outros chefes de executivos estaduais da Região Nordeste.

Em relação às denúncias de corrupção na Petrobras, Dino demonstra preocupação com o que chama de “interesses provenientes do mercado” em sabotar a companhia. Alertou, inclusive, para que seja tomado cuidado no sentido de se evitar que a crise não acarrete em prejuízos ainda mais graves para o país. Por esse motivo, ele faz, nesta entrevista, uma conclamação aos brasileiros, quando ressalta que “todo patriota deve, hoje, defender a imunização da Petrobras”.

A entrevista com o governador Flávio Dino foi concedida durante o programa Espaço Público, da TV Brasil, que tem como âncora o jornalista Paulo Moreira Leite, e teve participação do jornalista Florestan Fernandes Júnior e da repórter Hylda Cavalcanti, da Rede Brasil Atual. Leia alguns trechos.

O senhor integra um grupo de governadores que divulgou carta de apoio à presidenta Dilma Rousseff. Como é possível conciliar essa agenda que assume compromisso com as medidas a serem feitas pelo Executivo e também pede por mais investimentos, num período de ajuste fiscal e cortes no orçamento?

Temos o consenso de defender a democracia política. Isso é o que nos une.

Leia mais »

Posts mais antigos «

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress