jan 23

VEREADORA DO PC do B CRITICA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

 

A extinção das Dires e de outros órgãos, exonerações e relotação de servidores de maneira abrupta, entre outras medidas adotadas pela nova gestão da Secretaria Estadual de Saúde, preocupam a vereadora de Salvador Aladilce Souza (PCdoB).

Para a legisladora, a medida deveria ser tomada após análise mais criteriosa das ações desempenhadas pelos servidores exonerados.

“Essas ações podem acarretar em graves prejuízos para a atenção à saúde. Medidas para reduzir despesas do governo não podem ser adotadas sem considerar o impacto sobre a saúde da população nem a discussão com os servidores e com os órgãos de controle social, instituídos legalmente”, explica.

jan 22

RUI COSTA IMPÕE FORMA DE GOVERNAR QUE É OPOSTA A DE WAGNER

 

Com pouco mais de 20 dias de governo, o governador Rui Costa já impôs um estilo de governar muito mais duro do que o do seu antecessor. Diferente do ex-governador Jaques Wagner que fazia política “comendo o mingau pelas beiradas", Rui Costa tem demonstrado que seu estilo não é de esperar, mas de partir para briga.
Políticos ouvidos pelo Bahia Econômica dizem que a postura de Rui Costa é oposta a de Wagner, que preferia discutir os temas até a exaustão, enquanto o atual governador toma as decisões de imediato. 
Assim, em menos de um mês,  Costa já deu o tom de sua relação com o Prefeito ACM Neto e partiu para a briga, colocando as eleições municipais na agenda de 2015, quando o pleito só ocorrerá no final de 2016. 
No âmbito político, em menos de um mês, Costa partiu para cima do PTN, atraindo o partido que tradicionalmente era da base do Prefeito ACM Neto, e rompeu com o PDT mostrando que faz política na base do “ou está comigo ou contra mim".
No âmbito das políticas públicas,  o governador tirou o patrocínio que o governo do Estado repassava a Prefeitura para o carnaval de Salvador e está endurecendo no que se refere às parecerias, inclusive nas obras de mobilidade urbana, que são de responsabilidade tanto do poder municipal, quanto estadual.
A questão do metrô e da tarifa integrada, bem como o papel da Entidade Metropolitana, órgão recém criado e que terá enorme área de atrito ou de convivência com a Prefeitura de Salvador, devem vir à tona em breve.
Para completar, no âmbito administrativo, Costa também partiu para briga com aliados, como o ex-secretário da Saúde, Jorge Solla, demitindo cerca de 200 pessoas ligadas a ele, e tem demonstrado que não é de ficar esperando as coisas se acalmarem, mas de tomar decisão no calor da hora. 
Políticos de várias correntes, inclusive do PT, estão na moita, avaliando os primeiros passos. Alguns acham que o governador está implementando um novo estilo de fazer política, mais moderno e transparente, sem enganações, outros, no entanto, afirmam que há sinais de uma postura de pouca negociação o que pode trazer problemas para o governo no futuro.

Fonte: Bahia Econômica

jan 22

PROTESTO DA SEMANA:

essa

Parentes e amigos das vitimas do acidente moto e dois carros no último dia 10, fizeram uma caminhada nas ruas da cidade, finalizando na porta do Fórum cobrando justiça.

O acidente na BA 263 provocou a morte do funcionário público Fábio Carvalho Cavalcante e deixou hospitalizado o carona Murilo Souza. O Delegado ainda não concluiu o inquérito. foto: César Soares

jan 22

Concentração de renda no mundo e os desafios do Governo Dilma

 

Editorial do site Vermelho.org.br

Uma organização insuspeita de qualquer simpatia com a causa dos trabalhadores, a ONG Oxfam, cuja diretora-executiva, Winnie Byanyima, é copresidente do encontro de Davos, divulgou dados revelando que a concentração de renda está tão acelerada que em 2016 o patrimônio do 1% mais rico do mundo superará o dos 99% restantes.
Outra organização insuspeita de ter simpatias socialistas, a Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou relatório, em setembro de 2014, onde aponta que em cada nove habitantes do mundo, um não tem o que comer, o que representa mais de 800 milhões de famintos no planeta. Pois cenário tão assustador tende a piorar. Matéria do Portal Vermelho mostra que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é também uma agência da
Leia mais »

jan 21

Centrais cogitam recorrer à Justiça para derrubar medidas do governo

 

Durante reunião com os ministros, realizada na segunda-feira (19), o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adílson Araújo, destacou que as medidas lançadas pelo governo, além de prejudicar os trabalhadores, violam a Constituição Federal.
Da redação do Portal Vermelho, Dayane Santos

Adílson Araújo, presidente da CTB, apontou a inconstitucionalidade das medidas durante reunião com os ministros na segunda (19)

Adílson Araújo, presidente da CTB, apontou a inconstitucionalidade das medidas durante reunião com os ministros na segunda (19)

Na reunião, as centrais reivindicaram a revogação das medidas que alteraram a concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas, como seguro-desemprego, auxílio-doença e pensão por morte, entre outros.
“Acredito que política se faz com gestos. Se o governo, de fato, tem interesse de negociar e considerando que alguns estudos já apontam que as medidas que foram tomadas são em parte inconstitucionais, seria o caso do governo retirar da pauta o que é objeto de questionamento”, afirmou Araújo na reunião com os ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Nelson Barbosa (Planejamento), Manoel Dias (Trabalho) e Carlos Gabas (Previdência).


Leia também

Governo abre diálogo e centrais vão às ruas por revogação das medidas
Trabalhadores querem empenho do governo na Convenção 151 e 158 

O governo tentou justificar as alterações como medidas para corrigir distorções. Apesar do impasse, as centrais sindicais manifestaram o

Leia mais »

jan 21

Desvio de rota: o privado aterrissa no público

 

Não adianta dizer que as medidas de austeridade serão seletivas porque a economia é um organismo que funciona com todas as suas partes integradas.


José Carlos Peliano (*)

Arquivo

Quando argumentos não valem ou não são entendidos, porque contrapostos ingênua ou cinicamente por outros de sentido contrário, resta adicionar contraprovas de estudiosos e da experiência de outros países.
A nova equipe econômica do governo Dilma II só é nova na nomeação, como todos sabem, mas velha de ideário. Não foi coincidência ou à toa que o ministro da Fazenda veio da iniciativa privada. Uma mão lava a outra.
Pelo ideário conservador a medicina para o doente econômico aos cuidados públicos costuma ser a mesma para o tratamento privado. Como se a enfermidade fosse a mesma e os cuidados também. Austeridade fiscal, juros altos, câmbio nas mãos de importadores e exportadores tanto de bens e serviços quanto de capital, cortes de gastos aqui, ali e acolá.
Não adianta rebater que a inflação está alta. Como alta, se ficou dentro da meta de 2014? Nem que o déficit em conta corrente se elevou. Movimento que faz parte do setor externo especialmente numa conjuntura internacional recessiva de um lado, Zona do Euro, e com sinais tímidos de recuperação, de outro, nos Estados Unidos.
Tampouco que falta recursos para compor o caixa, daí elevar tributos. Como

Leia mais »

jan 21

NOMEADOS DIRETORES DOS NÚCLEOS REGIONAIS DE SAÚDE

 

Karoline da Silva na sudoeste (Vitória da Conquista) comandará também Itapetinga, que teve a 14a. Dires extinta. O governo do Estado nomeou uma comissão para remanejamento dos funcionários e bens patrimoniais.

http://www.sudoestehoje.com.br/novoportal/wp-content/uploads/2015/01/DIRES-1.jpg

Os funcionários da 14a. vestiram luto e protestaram na porta do órgão. Buscaram apoio dos prefeitos com assinatura de uma carta contra o fechamento, sendo que o prefeito JCM se negou assinar. Foto: Sudoeste Hoje

 

O governo estadual definiu os nomes dos diretores dos Núcleos Regionais de Saúde (ex-Dires). As nomeações foram publicadas na edição do dia 20 do Diário Oficial do Estado.

A regional do nordeste (Alagoinhas) será comandada por Rogério Ribeiro Ramos, enquanto a do oeste (Barreiras) terá à frente Maria Raquel da Aurora e a norte (Juazeiro) ficará sob o comando de Lisandra Cunha Amin. Marisa Eduane Pinheiro comandará o núcleo da região sul, que terá sede em Itabuna.

A lista de diretores é completada por Edy Gomes Santos, do centro-leste (Feira de Santana), Kátia Cristina Alves de Souza na centro-norte (Jacobina), Hadson Namoum Rocha de Mattos na leste (Salvador), Vivian Ferreira Viana Glória na extremo-sul (Eunápolis) e Karoline da Silva na sudoeste (Vitória da Conquista).

Os núcleos regionais substituirão as extintas Diretorias Regionais de Saúde (Dires). O estado economizará também em estrutura. Em vez das 31 Dires, serão nove núcleos regionais. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a mudança vai permitir reconfigurar a atuação regional.

Fonte: Pimenta

jan 20

FOTO DO DIA:

 

 

O Professor Lúcio Bolinha na fase do sapatão comemora 44 anos de existência, reuniu um grupo de sambão e amigos neste dia 20 em sua residência. Lúcio que acaba de perder a eleição como vice numa chapa do Coroas, foi o centro das gozações: “pé frio”.                                                   Veja mais fotos no face: José Ferreira Rodrigues

jan 20

PCdoB lançará candidatura própria para a prefeitura de Salvador em 2016, prevê dirigente

 

PCdoB lançará candidatura própria para a prefeitura de Salvador em 2016, prevê dirigente

Daniel Almeida cita a deputada Alice Portugal | Foto: Divulgação/ Facebook

O presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, disse que “não há dúvidas” de que o partido lançará uma candidatura própria para as eleições municipais de Salvador em 2016. O nome que disputará o pleito, contudo, será deliberado somente em fevereiro, em reuniões da direção municipal e do diretório estadual. “Temos uma identidade política com a cidade. O PCdoB sempre teve boa votação e a presença da sigla sempre foi expressiva. Temos lideranças, nomes com capacidade de disputar a prefeitura de Salvador. Então, já não há mais o que justifique o partido não ter candidatura própria”, disse Almeida ao Bahia Notícias, nesta segunda-feira (19).  O PCdoB tem sido aliado tradicional histórico do PT das eleições de Salvador e, inclusive, como vice da chapa na última campanha, em 2012. Para o chefe estadual da sigla, se a insistência não teve êxito é porque esse é o momento do PT compreender que deve criar condições de disputa apoiando outros partidos. “Essa é a nossa expectativa. Que o PT apoie”, afirmou Almeida. Daniel acredita que a deputada federal Alice Portugal desponta entre os possíveis nomes do partido para disputar a prefeitura da capital baiana. “Alice é um nome lembrado na candidatura passada e obteve o maior número de votos entre comunistas nesta última eleição. É um nome capaz de trazer um ótimo nível de debate sobre as questões da prefeitura em disputa com a reeleição de ACM Neto”, explicou. No último pleito, o PCdoB tentou viabilizar a candidatura da própria Alice, porém acabou cedendo a liderança da chapa ao petista Nelson Pelegrino. Fonte: Bahia Notícias

jan 20

PARA RELEMBRAR ADERBAL DUARTE

 

O maestro Aderbal Duarte se apresentou nesta terça feira, 20/01/2015, às 20H, no Sesi do Rio Vermelho, em Salvador. Pra quem não conhece assista um pouco de sua arte, lembrando que este artista internacional é de Itapetinga. O vídeo é de um show em Lisboa.

 

jan 20

FOTO HISTÓRICA:

 

O artista Tato Lemos publicou no facebook foto dos anos 80 com seu irmão Edísio Lemos (em pé com blusa branca e as duas mãos na mesa) junto com outros políticos da época. Consta na foto ainda Antonio Clarete e Nelson pai de Charles. Edísio que era mecânico chegou a ser candidato a vereador. Se alguem tiver maiores informações sobre a foto, como o partido, objetivo e local da reunião, informar em comentários.

jan 20

FUNCIONÁRIOS DA CAIXA VESTIRAM LUTO HOJE

 

O Protesto em todo Brasil é contra a privatização da Caixa com abertura de capital possivelmente para 2016. No Sudoeste, nas cidade de Vit. da Conquista e Itapetinga os bancários paralisaram atividades das 9 até 11 da manhã.

Bancários na porta da Ag de Vitória da Conquista com faixas e vestidos de preto.

jan 20

WENCESLAU ADMITE CANDIDATURA A PREFEITO EM ITABUNA

 

 

Wenceslau2 coletiva www.pimenta.blog.brO vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior (PCdoB), admitiu hoje, em entrevista ao programa Resenha da Cidade (Rádio Difusora), a possibilidade de ser candidato a prefeito em 2016. A candidatura comunista, segundo ele, está condicionada a uma eventual decisão do prefeito Claudevane Leite (PRB) de não tentar a reeleição.

Segundo o vice, a primeira opção do PCdoB é reconduzir o gestor municipal para um novo mandato. Porém, se Claudevane refugar, o comuna se apresenta como substituto natural.

Nos bastidores, circula a informação de que o prefeito já teria sinalizado o desejo de pendurar as chuteiras em dezembro do ano que vem. Diante disso, Claudevane chegou a fazer um apelo para que os comunistas e evangélicos que coabitam no centro administrativo busquem uma harmonia em prol da sucessão.

jan 20

GOVERNO AUMENTA TRIBUTAÇÃO SOBRE COMBUSTÍVEIS

 

governo decidiu aumentar a tributação sobre os combustíveis, a partir da Cide e do PIS/Cofins, que juntos terão impacto de R$ 0,22 por litro de gasolina e R$ 0,15 sobre o diesel.

O retorno da tributação foi apresentado nesta segunda-feira, 19, pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que afirmou que a Cide seria maior se não tivesse sido zerada. Ele também anunciou que será cobrado PIS/Cofins dos combustíveis.

“A Cide foi no começo de R$ 0,28. Seria (hoje) equivalente a uma alíquota de 50 centavos. Apesar de aumentar, ela é significativamente menor do que no começo da Cide, no início dos anos 2000″, disse.

De acordo com o ministro, levará 90 dias para Cide entrar em vigor. Enquanto a noventena estiver vigente, o governo vai aplicar PIS/Cofins maior sobre os combustíveis, para compensar o período de entrada em vigor da nova Cide.

O PIS/Cofins vai incidir sobre os combustíveis a partir de 1ºde fevereiro. Depois, quando a Cide entrar em vigor integralmente, o PIS/Cofins será reduzido.

A nova tributação vai levar o governo aumentar a arrecadação em R$ 12,2 bilhões neste ano. Segundo o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o impacto será de R$ 9,6 bilhões nos cofres da União com as cobranças do PIS/Cofins e de R$ 3,6 bilhões com a Cide. Do Jornal A Tarde

jan 20

Bancários estão mobilizados pela Caixa e paralisaram ativididades até as 11 h

 

Os brasileiros começam o ano com uma dura batalha. Lutar pela Caixa, um banco público, capaz de ajudar o país e a população em momentos difíceis. Os empregados da empresa já abraçaram a causa e, nesta terça-feira (20/01), se vestem de preto para protestar contra a abertura de capital e na região Sudoeste inclusive Itapetinga, fizeram paralisação até as 11 da manhã.

Em Salvador, o ato acontece às 12h, no edifício 2 de Julho, Paralela. Para o Sindicato da Bahia, a proposta é um erro e os fatos mostram. A Caixa, por exemplo, saiu na frente ofertando crédito que ajudou a estruturar a economia nacional no auge da crise financeira mundial, coisa que o mercado não permite.

O banco, responsável pelas políticas de inclusão social e indutor do desenvolvimento do país, cresceu de forma surpreendente nos últimos anos e hoje é a terceira maior instituição financeira em ativos totais do Brasil.

Entre 2008 e 2013, a carteira de crédito saiu de R$ 80,1 bilhões para R$ 494,2 bilhões, aumento de 517%. O lucro líquido pulou de R$ 3,9 bilhões para R$ 6,7 bilhões, alta de 72%. As agências saltaram de 2.074 para 3.288 e os empregados de 78.175 para mais de 100 mil. O números, portanto, comprovam que a Caixa vai muito bem sem abertura de capital.

jan 18

ENGENHARIA AMBIENTAL

Final deste mês uma carava de familiares viaja para Viçosa-MG para participar da solenidade de formatura da Itapetinguense Clara Nina na Universidade Federal, filha de Lídia Rodrigues e Elias dourado.

Foi uma grande batalha, conheci meus limites e aprendi muito, muito mesmo. Aprendi o que é buscar um sonho no meio de várias adversidades, aprendi a ser persistente, aprendi que todas as lágrimas tem seu valor! Claro que no meio de todas angustias sempre tem os momentos de alegrias e esses momentos são ainda mais especiais pois foram a minha força pra chegar aqui. Hoje realizo um sonho que cultivei e busquei por tanto tempo que nem creio que se torne realidade, mas isso não muda a verdade e nem diminui meu esforço, sou engenheira agrícola E ambiental, algo maior do que havia planejado e que a vida siga assim. Agora a ansiedade do grande dia, o dia em que oficialmente esta fase encerra e uma nova luta começa. Agradeço a todos que de alguma forma colaboraram comigo! Por um sorriso, um incentivo, um abraço, um grito, uma lágrima e acima de tudo por ter compartilhado comigo. O fato é que esta conquista é minha mas não seria nada sem vocês! A cada um meu profundo agradecimento! Clara Nina

jan 18

NO TWEET

 

Posts mais antigos «

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress