abr 17

Morre o escritor colombiano Gabriel García Márquez

 

Rodeado de parentes e amigos, morreu na tarde desta quinta-feira (17), na Cidade do México, o escritor colombiano Gabriel García Márquez. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, o escritor e jornalista morreu em casa, aos 87 anos.

 Morre o escritor colombiano Gabriel García Márquez  Morre o escritor colombiano Gabriel García Márquez

Considerado o criador do realismo mágico na literatura latino-americana, García Márquez, apelidado pelos amigos de Gabo, foi um dos mais importantes escritores da América Latina. Nascido em 6 de março de 1927 na cidade de Aracataca, na Colômbia, morava no México havia mais de três décadas.
Autor de Cem Anos de Solidão, O Amor nos Tempos do Cólera, Crônica de uma morte anunciada e tantos outros livros que se tornaram best-sellers ao redor do mundo, Gabo começou a escrever como jornalista, no jornal El Universal, em Cartagena.
Foi correspondente internacional duas vezes: a primeira em 1958, na Europa, e a segunda em 1961, em Nova York, onde foi perseguido pela CIA por suas críticas a exilados cubanos e suas ligações com Fidel Castro. Com o irmão, Jaime Abello, fundou em 1994 a Fundação Neo Jornalismo Iberoamericano.
Seu primeiro livro, La Horajasca, foi publicado em 1955 e apresenta pela primeira vez o povoado fictício de Macondo, onde mais tarde seria ambientada a história de Cem Anos de Solidão. Publicado em 1967, o livro é considerado o mais importante da carreira de García Márquez e também a segunda obra mais relevante de toda a literatura hispânica, ficando atrás apenas de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Cem Anos de Solidão já vendeu cerca de 30 milhões de exemplares em 35 idiomas.
Em 1982, García Márquez foi escolhido o vencedor do Nobel de

Leia mais »

abr 17

Justiça Federal determina fim da greve da PM sob pena de multa diária de mais de R$1 milhão

 

O governador Wagner agiu rápido em relação a greve da PM. Convocou a força nacional, promoveu reuniões e provocou a justiça para decretar a ilegalidade da greve. A competência requerida por Samuel Celestino só aconteceria se o governo tivesse recursos para atender as reivindicações. Como não tinha dinheiro jogou duro, enquanto a oposição apostava no prolongamento da greve para tirar dividendos políticos.

 

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu liminar para determinar a imediata paralisação da greve da Polícia Militar na Bahia, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1,4 milhão. Decidiu, ainda, pelo bloqueio de bens de Marco Prisco, das associações envolvidas no movimento paredista e de seus dirigentes. Segundo a decisão, a multa deverá ser paga pelos 14 réus da ação ajuizada pelo MPF/BA, que tiveram seus bens bloquados: Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra), Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM/BA), Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPM/BA – Força Invicta), Associação dos Oficiais Auxiliares da Polícia Militar do Estado da Bahia (AOAPM/BA), Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar Da Bahia – (ABSSO/BA), Associação dos Bombeiros Militares da Bahia (Associação Dois de Julho/Ba), Marco Prisco Caldas Machado, vereador e diretor-geral da Aspra/BA; Jackson da Silva Carvalho, presidente da ABSSO/BA; Agnaldo Pinto de Sousa, presidente da APPM/BA; Edmilson Tavares Santos, presidente da AOPM/BA – Força Invicta; José Alberto da Silva, diretor financeiro da AOAPM/BA, Nelzito Coelho Oliveira Filho, presidente da Associação Dois de Julho/BA; Ubiracy Vieira dos Santos, presidente da AOAPM/BA; e Paulo Sérgio Simões Ribeiro, diretor financeiro da AOPM/BA – Força Invicta. A decisão, assinada na tarde desta quarta-feira (16) durante regime de plantão, foi tomada a partir do pedido de urgência ajuizado por meio do Ministério Público Federal diante da deflagração da greve da PM baiana. O bloqueio de bens visa garantir o ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos, a exemplo do uso da Força Nacional de Segurança Pública para o estado. Bahia Notícias

abr 17

Senadora do PC do B: Fim de doação de empresas a políticos e candidatos é aprovado pelo Senado

 

 

Fim de doação de empresas a políticos e candidatos é aprovado pelo Senado

Foto: Reprodução

O substitutivo ao projeto de lei (PLS 60/2012) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi aprovado, nesta quarta-feira (16), na Comissão de Constituição e Justiça  (CCJ) do Senado, em turno suplementar. Dessa forma, doações de empresas em dinheiro ou por meio de publicidade a candidatos e partidos políticos podem ficar proibidas. Se não houver recurso para votação pelo plenário do Senado, a matéria segue para a Câmara dos Deputados. O substitutivo de autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR) altera a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Inicialmente, a ideia da senadora Vanessa Grazziotin era estender aos doadores de campanha, sejam pessoas físicas ou jurídicas, as limitações já impostas aos candidatos pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010). O PLS 60/2012 tratou, assim, de transpor os mesmos critérios de elegibilidade definidos na Lei da Ficha Limpa para classificação de cidadãos e empresas legalmente aptos a investir em campanhas eleitorais. Sob o argumento de que pessoas jurídicas não têm direito a voto e que, portanto, as eleições são processos com participação direta exclusiva dos eleitores, Requião decidiu pela proibição de toda e qualquer contribuição financeira de empresas a partidos e candidatos. Quanto às restrições a doações de pessoas físicas, Requião considerou desnecessária a exclusão de doadores ‘ficha suja’ como proposto pelo PLS 60/2012. Atualmente, as doações de cidadãos para campanhas são limitadas a 10% do valor dos rendimentos brutos obtidos no ano anterior. “Considero essa regra aceitável no caso das pessoas físicas, cujas diferenças de rendimento não são, normalmente, tão grandes quanto as diferenças no faturamento das empresas”, justificou Requião. As informações são da Agência Brasil.

abr 17

‘Nessa guerra não teve vencidos, só perdedores’, diz titular da SSP sobre fim da greve

‘Nessa guerra não teve vencidos, só perdedores’, diz titular da SSP sobre fim da greve

O secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, comunicou que não tem razão para “comemorar” com o término da paralisação dos policiais militares, que durou três dias e registrou 39 homicídios, 50 prisões e uma série de assaltos e saqueamentos na capital e no interior. “Depois de um longo e duro processo, onde tentamos a todo custo evitar esse caos, os grevistas decidiram acabar a greve nas mesmas bases em que foi negociado com o governo antes da assembleia que decidiu pela paralisação”, declarou, em mensagem enviada a amigos pelo Whats App. “Nessa guerra não teve vencidos, só perdedores, principalmente a sociedade e a população do nosso estado. Comemorar agora é um ultraje àqueles que sofreram as consequências disso tudo”, avaliou. A categoria decidiu, em assembleia na tarde desta quinta-feira (17), pelo fim da greve após encontro entre representantes das associações dos trabalhadores, do departamento jurídico do governo, do comando da PM, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e do arcebispo primaz do Brasil dom Murilo Krieger. As propostas integrantes do acordo entre os policiais e o governo ainda precisarão ser votadas pela Assembleia Legislativa.

comentário: Encontrei um apoiador da oposição que disse: “Pena que a greve acabou, esperava que fosse vários dias para ajudar derrotar o governo”. Como resposta coloquei uma frase: “Voce é da turma do quanto pior melhor ou é baiano que defende o bem estar de sua população e o melhor pra o estado”. O silêncio foi total.

abr 16

WAGNER DIZ QUE ESTADO NÃO PODE PAGAR O REAJUSTE REIVINDICADO PELOS POLICIAIS

 

O governador Jaques Wagner disse, em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira que greve de policiais é eleitoreira e que vai garantir que a população saia à ruas. 
Wagner afirmou Marco Prisco, que é candidato a deputado estadual pelo PSDB, e Capitão Tadeu, que é deputado estadual pelo PSB, é quem estão conduzindo a manifestação.  
Segundo ele, os policiais militares quebraram um acordo firmado com o governo e ele foi surpreendido porque não havia possibilidade de ocorrer a greve, já que não se estava discutindo questões salariais.
Wagner afirmou que nos últimos sete anos e meio, a PM acumulou ganho real de 60%" e que o governo não possui condições de pagar o reajuste pedido pela categoria, já que ainda está pagando o aumento salarial concedido em 2012.
Wagner afirma que a contraproposta em relação ao reajuste salarial é irreal e lembrou que o governo ainda paga o reajuste do movimento de 2012.

abr 16

Vox Populi aponta Dilma com 40% sem crescimento dos adversários

 

Vox Populi aponta Dilma com 40% sem crescimento dos adversários

Nova pesquisa Vox Populi / CartaCapital divulgada nesta quinta-feira (16) não revela mudanças significativas desde o último cenário apontado no dia 4 de abril em levantamento do Datafolha. A presidente Dilma Rousseff ainda seria reeleita no primeiro turno, com a aprovação de 40% dos eleitores. Todos os adversários juntos somam 26% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB) segue na segunda posição, com 16%. Eduardo Campos (PSB), que já anunciou a ex-senadora Marina Silva como vice em sua chapa, soma 8%. O pré-candidato do PSC, Pastor Everaldo Pereira, tem apenas 2%. Os postulantes Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Foram computados 15% de votos brancos ou nulos. O número de eleitores que não sabem em quem votar ou que não responderam a pesquisa é de 18%. O instituto ouviu 2,2 mil eleitores em 161 municípios. A margem de erro é de 2,1 pontos porcentuais. Fonte: Bahia Notícias

abr 16

“POR QUE TANTA PRESSA PARA ELEGER A MESA DA CÂMARA”

Por José Ferreira

20140416_101031

O Governo de Zé Carlos se esforça, paga profissional de rádio e blog caros e mesmo assim não consegue produzir fatos positivos. Todo semana tem um assunto pra somar desgaste para a administração. Surge então a pergunta que não quer calar: Por que o grupo de Zé estava com tanta pressa para eleger a mesa da Câmara, antecipando uma eleição prevista para Janeiro de 2015?

A resposta é uma só, a vereadora Presidente Nídia Oliveira não desempenhou bem o papel de gerir o legislativo, acumulando desgaste com diversos contratos com empresas de fora para executar os mesmo serviços. Portanto não produziu nada de positivo, a não ser problemas.

Numa articulação de Romildo Teixeira e do assessor Gama Sobrinho surgiu à idéia de matar dois coelhos em uma tacada só: tirar de cena Nídia e eleger Valdeir Chagas também do PDT, que não goza de grandes simpatias na base governista. Essa grande idéia foi antecipar em oito meses e realizar eleição de forma açodada, sem dar tempo pra a oposição se articular, visto que Marcos Gabrielli do PT teve posicionamento independente e Alfredo Cabral comprometeu-se publicamente em apoiar eventual chapa de oposição.

Tudo certo com dia e hora marcada, só faltou combinar com a bancada de oposição que recorreu à justiça para barrar mais uma aberração de Romildo Teixeira e terminou com a Juíza concedendo liminar e suspendendo a sessão extemporânea e por conseqüência e eleição de Valdeir.

No processo, sai manchado JCM, que mais uma vez fica comprovado que tem péssima assessoria política, o PDT com Romildo e o Dr. “Tiquinho” à frente e os dois vereadores eleitos pela oposição que completaram em vão os oitos votos que poderia ter dado a eleição pra Valdeir. Valquirão do PR e João Carlos do PMDB ficam de traidor com os seus partidos e suas bases eleitorais. O grande vitorioso sem dúvida é o bloco de oposição com Renan, Naara, João de Deus, Bahia e Tarugão, que na justiça barrou a armação do PDT.

abr 16

FOTO DO DIA:

20140416_101000

Vereadora Naara Duarte agarra-se a urna para evitar a eleição antecipada da mesa da Câmara, alegando que iria apresentar uma chapa de oposição. Muita agressão e a vereadora quase foi agredida fisicamente.

abr 16

JUSTIÇA SUSPENDE ELEIÇÃO ANTECIPADA NA CÂMARA DE VEREADORES

Justiça barrou sessão que elegeria o vereador Valdeir Chagas, como futuro presidente da câmara municipal.

Justiça barrou sessão que elegeria o vereador Valdeir Chagas, como futuro presidente da câmara municipal.

ITAPETINGA: Apreciando o Mandado de Segurança impetrado pelos vereadores de oposição Naara Duarte, Fabiano Bahia, Tarugão e João de Deus e Renan Coelho, a Juíza Mirna Fraga Souza de Faria concedeu Liminar suspendendo a sessão legislativa da Câmara Municipal de Itapetinga, designada para esta quarta-feira, as 19 h, com o intuito de eleger a nova mesa diretora da casa, com 8 meses de antecedência.

Confira todo o teor da decisão:

“Sessão legislativa, que se realizará no dia 16/04/2014, às 20:00h, consoante previsão do art. 56, §2º do Regimento interno.
A ausência da ata inviabiliza a análise acerca da regularidade da questão submetida a plenário, bem como da regularidade da aprovação de tal convocação, infirmando o ato convocatório.
Tem-se claro, portanto, que o ato impugnado fere o princípio da legalidade e da publicidade, na medida em que inobserva as normas legais e regimentais atinentes à matéria, e afronta o quanto previsto nos §§ 3º e 4º do art. 49 do regimento interno, que impõe ao Presidente da Câmara dar ampla publicidade às Sessões, divulgando a pauta e o resumo dos trabalhos legislativos.
Por fim, insta salientar que a convocação impugnada afronta os princípios da razoabilidade e da moralidade, eis que busca antecipar, em quase 8 (oito) meses, as eleições para a mesa diretora, sem qualquer prévio debate, ou mesmo sem apresentar motivação idônea, e ainda se dá de forma açodada, atropelando as normas legais e regimentais, no exíguo prazo de 5(cinco) dias desde sua proposição até a realização, dificultando, com isso a regular composição de chapas e alianças próprias do jogo político.
O periculum in mora, por sua vez, traduz-se na própria surpresa decorrente da realização das eleições, bem como na dificuldade informada para formação, composição e inscrição de chapa para concorrer à mesa diretora, em face da exiguidade do lapso temporal existente entre a convocação e a realização da sessão especial.
Isto posto, e por tudo o mais que dos autos consta, concedo LIMINAR para determinar a suspensão da sessão especial para eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores que se realizará no dia 16/04/2014, sob pena de
multa que fixo em R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Notifique a autoridade tida como coatora, nos termos do inciso I do art. 7º da Lei nº 12.016/2009, instruindo o mandado com a segunda via da inicial e dos documentos, para que, no prazo de 10 (dez) dias, preste as necessárias informações.
Notifique-se a Câmara de Vereadores de Itapetinga, enviando-lhe cópia da inicial sem documentos, para que, querendo, ingresse no feito.
Intime-se o Impetrante para que junte aos autos a íntegra do Regimento Interno da Câmara de Vereadores com a certidão de sua vigência.”

Oficiais de justiça intimaram a presidente Nídia Oliveira e a Câmara, da decisão judicial que  concedeu Liminar suspendendo a sessão.

Oficiais de justiça intimaram a presidente Nídia Oliveira e a Câmara, da decisão judicial que concedeu Liminar suspendendo a sessão.

Quando os oficiais de justiça chegaram à Câmara Municipal para cumprirem o Mandado Judicial, a eleição já havia sido realizada às pressas, mas de nada valeu, pois os seus efeitos são considerados nulos de pleno direito, por decisão da justiça.

Fonte: Sudoeste Hoje

abr 15

ANEEL AUTORIZA AUMENTO DE 15,35% NA CONTA DE ENERGIA NA BA

 

Foi aprovado nesta terça-feira (15), pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste da tarifa de energia para a Companhia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba). A média do aumento será de 15,35% e entrará em vigor a partir do dia 22 de abril para 5,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 415 municípios da Bahia. Desta forma, o consumidor irá perceber essa variação integralmente a partir da fatura referente ao mês de maio.

A alta será de, em média, 15% para os consumidores de baixa tensão (abaixo de 2,3kV), residenciais, e de 16,04% para os de média e alta tensão (de 2,3 a 230 kV), comerciantes e indústrias. De acordo a Aneel, custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da distribuidora, o valor da transmissão dessa energia. Informações do Correio da Bahia.

abr 15

PMs DECRETAM GREVE NA BAHIA

 

Os policiais militares decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado na Bahia. A decisão foi anunciada pelo policial e líder do movimento, Vereador Prisco, do PSDB, que também comanda a Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares (Aspra).

As principais reivindicações dos policiais estão relacionadas à remuneração, plano de cargos e salários, aposentadoria de policiais femininas com 25 anos de serviço, revisão do Código de Ética.

O plano de modernização apresentado pelo governo, na quinta-feira passada (relembre aqui), foi considerado “insuficiente” pelos policiais. As propostas foram discutidas durante nove meses entre governo e representantes das polícias. Fonte: Pimenta

abr 15

Professores estaduais anunciam paralisação nesta quarta

 

  • Professores se reuniram nesta terça para confirmar participação em ato nesta quarta

Os professores estaduais decidiram paralisar as atividades nesta quarta-feira, 16. Eles pretendem participar da assembleia geral dos servidores estaduais, que vai acontecer no ginásio de esporte dos Bancários, na ladeira dos Aflitos. Os funcionários públicos são contra a proposta de governo de dividir em duas vezes o pagamento do reajuste linear, sendo 2% pago em abril retroativo a janeiro e 3,91% em julho, totalizando 5,91%. Fonte: A Tarde

abr 14

OPOSIÇÃO QUER BARRAR NA JUSTIÇA A ANTECIPAÇÃO DA ELEIÇÃO DA MESA DA CÂMARA DE VEREADORES

Cinco vereadores da bancada de oposição reuniram com advogado no último sábado, para discutir medida judicial visando barrar a eleição da mesa da Câmara de vereadores, antecipada para o dia 16, próxima quarta-feira.

Os Vereadores Renan Coelho, Naara Duarte, Fabiano Bahia, João de Deus e Tarugão vão arguir ilegalidade da medida tomada pela atual presidente Nídia e seu partido PDT, que manobram desesperadamente para se manter na presidência.

abr 14

Reginaldo Natureza ao vivo – Onde está você

Publicado no face book do artista Reginaldo Natureza e no Itapetinga News

abr 14

FOTOS DA SEMANA:

Bahia Campeao 2014  em 12.04.2014

A torcida do Bahia saiu pra comemorar no domingo depois que o clube sagrou-se campeão estadual, depois de empatar em 2 a 2 no estádio de Pituaçu. Teve rolezinho pela manhã e a noite.

100_3178

 

 

 

 

 

 

100_3156

abr 14

DAVIDSON VISITA “SABOR NO PONTO”

O Pré-candidato a deputado federal Davidson Magalhaes visitou no último sábado o barzinho “Espetinhos Sabor no Ponto” na Nova Itapetinga. Davidson registrou a passagem, publicando no seu face book foto ao lado de Valdirene e Gilmar, os proprietários.

Davidson no espetinho sabor no ponto 12.04.2014

Gilmar, Davidson e Valdirene

abr 13

Minha Casa, Minha Vida teve 15.720 denúncias de ilegalidades

Agência Brasil

  • Do total, 5.195 denúncias continuam em apuração

O primeiro balanço de investigação das denúncias de irregularidades no Programa Minha Casa, Minha Vida foi divulgado na noite desta sexta-feira, 11, e registra 15.720 denúncias de ilegalidades ao longo dos cinco anos de execução do programa. Do total, 8.964 (57%) notificações foram julgadas improcedentes, após investigação. Em 1.561 casos, as unidades ocupadas ilegalmente foram retomadas e devolvidas aos beneficiários originais e 5.195 denúncias continuam em apuração.

Os números foram divulgados pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, avaliaram ser pequena a quantidade de queixas, considerando-se a magnitude do programa, que já entregou 1,6 milhão de moradias. As queixas representam 0,98% do todo, e cai para 0,43% quando deduzidas as notificações consideradas improcedentes.

As denúncias incluem ameaças e até apropriação indevida das

Leia mais »

abr 13

FELIPE RENAN: GENTE NOVA NA ÁREA

Renan Junior e filhos

Na semana passada visitamos a residência do primo Renan Junior para fotografar o “cara nova” Felipe Renan, novo torcedor do botafogo, ao lado do maninho Alexandre e nos braços do paizão. Seja bem vindo!

abr 13

ITAPETINGA: FOTO ANTIGA DO RECANTO INDIANO

recanto indiano

Quando menino de 14 anos, junto com Jorge Pantera e José Luiz, todos os domingos partíamos dentro do Jeep de tio Zé para visitar o recanto indiano e correr na mata aberta atrás de passarinho. O restaurante e lanchonete ficava na parte do fundo do atual Maison Bela vista.

Foto publicada no face de Luiz Mário

abr 13

PCdoB DE ITAPETINGA VAI APOIAR DAVIDSON MAGALHÃES PARA FEDERAL

Em visita a Itapetinga, neste sábado, Davidson se reuniu com os líderes locais do seu partido, a exemplo do vereador Renan Coelho, Gilson de Jesus, José Ferreira, Jerry, Adenice, Reginaldo, Vandy, Adenice e Daniele representando a Direção Regional, para tratar de detalhes da campanha que será desenvolvida em Itapetinga.

Davidson e PC do B Itapetinga 12.04.2014

Foto: Itapetinganet

Em decorrência de uma redistribuição de área estabelecida pela direção estadual do PCdoB, os comunistas de Itapetinga marcharão na próxima eleição com o ex-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, que disputará uma vaga na Câmara Federal.

Nas últimas eleições, o PCdoB local marchou com o deputado Daniel Almeida, um dos parlamentares mais atuantes da bancada baiana, mas na nova estratégia do partido, coube ao PCdoB de Itapetinga apoiar a candidatura de Davidson, que tem domicílio eleitoral em Itabuna, cidade mais próxima de Itapetinga que Salvador, onde Daniel Almeida concentra a sua atuação.

Além dos comunistas locais, Davidson ainda contará com o apoio do vereador Alfredo Cabral (PSB) e de outras lideranças locais e regionais, o que poderá colocá-lo entre os deputados mais votados no município.

 

encruz

Foto: Davi Ferraz

Em seguida, Davidson teve um encontro com um grupo de vereadores  e suplentes do município de Encruzilhada, que também deverão apoiá-lo, no Restaurante Santa Ceia.

Em conversa com a nossa reportagem, Davidson manifestou o seu contentamento em atuar na ‘Capital da Pecuária’, terra onde possui inúmeros amigos e apoiadores da sua candidatura.

Publicação simultânea no Sudoeste Hoje e Itapetinganet

Posts mais antigos «

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress