fev 04

Para ministro da Defesa, entrada forçada em casas é necessária para combate ao Aedes

 

 

Para ministro da Defesa, entrada forçada em casas é necessária para combate ao Aedes

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, afirmou nesta quinta-feira (4) que a entrada forçada em imóveis públicos e privados para ações de combate ao Aedes aegypti é uma necessidade de segurança de saúde. Segundo a Agência Brasil, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, 50 mil militares farão visitas, em ação coordenada com o Ministério da Saúde e autoridades locais, para inspecionar possíveis focos de proliferação nas casas e, se for o caso, aplicar larvicida. "Em São Paulo, por exemplo, de 33 mil imóveis visitados pelos militares, 10 mil estavam fechados. São armazéns, terrenos, residências que estavam sem a presença de ninguém. Além disso, em quase mil não havia pessoas autorizadas para permitir a entrada de agentes, apenas vigias, fiscais ou porteiros", disse o ministro. Medida provisória publicada na última segunda-feira (1º) autoriza a entrada de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares abandonados ou em casas onde o proprietário não esteja para garantir o acesso e quando isso se mostre "essencial para contenção de doenças" (veja aqui). Rebelo explicou que a meta é visitar cerca de 3 milhões de residências. "Temos que convencer a população que ela tem um papel decisivo. Como não existe vacina contra dengue, Zika e chikungunya, a vacina é a conscientização da sociedade". Fonte: Bahia Noticias

fev 04

População incendeia ônibus da linha Itapetinga x Salvador na BA-262

 

 

População incendeia ônibus da linha Itapetinga x Salvador na BA-262

Foto: Reprodução/ Blog do Anderson

Populares atearam fogo num ônibus da Viação Salutaris, que fazia a linha Itapetinga x Salvador, na madrugada desta quinta-feira (4) na BA-262. De acordo com o Blog do Anderson, a via é alvo de protestos há mais de quatro anos, porém não foi registrada solução para os buracos da rodovia. Ninguém ficou ferido com o incêndio e a Polícia Civil investiga o caso.

fev 04

PREFEITO DE CAMAÇARI FILIA-SE AO PCdoB

 

Ademar filia-se ao PCdoB, após desentendimentos no PT (Foto Alberto Coutinho/GovBA).

Ademar filia-se ao PCdoB, após desentendimentos no PT

Após perder a queda-de-braço para o ex-prefeito e criador Luiz Caetano, Ademar Delgado, prefeito de Camaçari, decidiu filiar-se ao PCdoB. A assinatura da ficha está marcada para depois do carnaval.

O ato de filiação foi marcado para 19 de fevereiro. Será a segunda vez que a cidade terá um membro do PCdoB no comando da segunda maior economia baiana.

O PCdoB prepara uma grande festa para o novo filiado. Ademar perdeu a queda-de-braço no PT e perdeu a condição de ser o candidato a reeleição pelo partido por causa da baixa popularidade do seu governo.

Caetano, o pré-candidato petista, já foi do PCdoB, no final da década de 80 e início dos anos 90. Ingressou no partido do governador Rui Costa em 1998. Fonte: Pimenta

fev 03

DANIEL ALMEIDA SUBSTITUIRÁ JANDIRA FEGHALI NO COMANDO DO PC do B

 

A disputa pela liderança do PC do B ganhou mais uma pauta. O nome de Daniel de Oliveira volta a ser forte no lugar da deputada federal Jandira Feghali. Presidente do PCdoB na Bahia, Almeida comandará a legenda em cenário em que a oposição caminha no sentido de oficializar a criação da comissão de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A definição aconteceu no início dessa semana por unanimidade na Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil.

Daniel assume a liderança em um ano de muitos desafios.  “Teremos o compromisso de criar mecanismos para enfrentar a crise da economia e da política. Continuaremos firmes nas diretrizes e estratégias do partido e na defesa do projeto que tem à frente a presidente Dilma Rousseff”, afirmou Almeida. A bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados foi liderada em 2012 pela deputada Luciana Santos (PE), vice-presidente do partido;  em 2013 pela deputada Manuela d´Ávila; em 2014 e 2015 quem assumiu foi a fluminense Jandira Feghali (RJ).(TB)

fev 02

Flávio de Castro: O país dos elegantes

 

 

 

“A questão é estética. Lula carregando uma caixa de isopor e sendo dono de um barco de lata é uma cômica farofa. Se FHC carregasse uma caixa de isopor e fosse dono de um barco de lata seria uma concessão à humildade. A questão é classista. Um Odebrecht sentado à mesa com FHC é um empresário rico. O mesmo Odebrecht sentado à mesa com Lula é um pagador de propina”, confira a íntegra do texto que viralizou nas redes

Flávio de Castro: O país dos elegantes

 

Por Flávio de Castro*, no seu Facebook

Eu confesso que não sei a verdade: não sei se Lula é ou não dono de um triplex no Guarujá como não sei se FHC é ou não dono de um apartamento na Avenue Foch, em Paris.

Sei apenas que a presunção de ser dono de um triplex no Guarujá é inequivocamente associada à corrupção e a presunção de ser dono de um apartamento em Paris não tem nada a ver, obviamente, com corrupção.

Especialmente se o apê do Guarujá for um tanto novo-rico e o apê de Paris, um tanto elegante.

A questão é estética.

Lula carregando uma caixa de isopor e sendo dono de um barco de lata é uma cômica farofa. Se FHC carregasse uma caixa de isopor e fosse dono de um barco de lata seria uma concessão à humildade.

A questão é classista.

Um Odebrecht sentado à mesa com FHC é um empresário rico. O mesmo Odebrecht sentado à mesa com Lula é um pagador de propina.

Nada disso tem a ver com corrupção. Nada disso revela qualquer preocupação com o país.

A cada dia que passa, é mais evidente que o que está em discussão é quem são os verdadeiros donos do poder.

E os donos legítimos do poder são os elegantes. Aqueles com relação aos quais não interessa saber como amealharam riqueza porque, simplesmente, a riqueza lhes cai bem.

A casa grande tem um perfume que inebria toda a lavoura arcaica e sensibiliza até a senzala. É o que estamos assistindo.

Tudo o mais, tudo o que não é casa grande é Lula e os amigos de Lula!

A questão é preconceito.

Vejam como um fraque cai naturalmente bem em FHC. Um fraque assim em Lula, certamente, deveria ter sido roubado.

O Brasil é o país dos elegantes. De uma elegância classista, racista e preconceituosa deitada eternamente no berço esplêndido do aristocrático século XIX.

[FHC, por favor, levante a gravata do seu lado direito, está um pouco torta, isso, perfeito!]

*Flávio de Castro é arquiteto

fev 02

FOTOS DO DIA:

 

 

 

Hoje, dia 02 pela manhã em Salvador o Deputado Davidson Magalhaes na festa de Iemanjá, com o Governador Rui Costa e pre-candidata a prefeita de Salvador, deputada Alice Portugal.

fev 02

"SEM IGUALDADE DE OPORTUNIDADE, NÃO HÁ MERITOCRACIA"

 

 

O economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper, Ricardo Paes de Barros, classificou como "piada" a discussão da meritocracia no Brasil; "Como discutir o mérito de quem chegou em primeiro lugar em uma corrida onde as pessoas saíram em tempos diferentes e a distâncias diferentes?", questiona; para Barros, a sociedade brasileira considera natural a existência de "educação de pobre e educação de rico"; "É o conformismo, o naturalismo", afirma

 

:

 

 O economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper, Ricardo Paes de Barros, criticou nesta terça-feira, 2, o modelo de "meritocracia".

"Sem resolver a desigualdade de oportunidades, ficar falando em meritocracia é piada. Como discutir o mérito de quem chegou em primeiro lugar em uma corrida onde as pessoas saíram em tempos diferentes e a distâncias diferentes?", questiona Paes de Barros, em reportagem de Ligia Guimarães, do Valor (leia aqui).

Para o economista, hoje a sociedade considera natural a existência de "educação de pobre e educação de rico". Essa postura precisa ser combatida. "Você está naturalizando o fato de que uma criança pobre pode aprender menos, e uma criança rica tem que aprender mais. É o conformismo, o naturalismo", afirma.

"Temos que sair de ações que discriminavam negativamente, não para ser neutro, mas para discriminar positivamente", diz Paes de Barros. "A escola tem que ser um lugar onde a gente reduz desigualdade e trata de maneira diferente pessoas que precisam mais. Pegar os que entram em desvantagem e tentar eliminar essa desvantagem, porque o objetivo final da escola não é lavar as mãos e deixar que a desigualdade seja reproduzida. O objetivo da escola é eliminar essa desigualdade inicial e fazer com que todo mundo saia igual, e aí sim ser meritocrático", explica.

fev 01

ITORORÓ: RUBINHO FALA E RIO DO MEIO ESCUTA

 

 

 

A RUBINHO 2

Na noite deste sábado, o radialista Rubinho Cordeiro deu mais um salto de qualidade à sua pré-campanha, se dirigindo ao distrito de Rio do Meio para falar de suas pretensões como candidato a prefeito do município. Rubinho encontra no Rio do Meio o aconchego de seus ouvintes e a simpatia de seus amigos e correligionários políticos.

Rubinho no PCdoB tem sabido conduzir com sabedoria o pensamento da legenda. O deputado Davidson Magalhães tem passado instruções importantes no sentido de ampliar os avanços do radialista, daí, a receptividade das pessoas com a postura renovadora de Rubinho, que vem intensificando sua pregação perante a população mais pobre.

Ninguém tem dúvidas sobre os avanços de Rubinho durante esse período, e com as ações sociais marcadas para o mês de março, o PCdoB poderá alavancar aquilo que pode parecer impossível: Rubinho ser o candidato do governador em Itororó.

Vejo com razoabilidade esse desenho, e isso não está longe de acontecer, não.

Milton Marinho no Itororó no ar

jan 27

IBGE ABRE 1,4 MIL VAGAS TEMPORÁRIAS PARA CENSO AGROPECUÁRIO

 

 

ibgeconcursoO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu hoje (26) as inscrições do processo seletivo simplificado com 1,4 mil vagas temporárias para o Censo Agropecuário 2016. As inscrições estarão abertas até 22 de fevereiro pelo site da Fundação Cesgranrio, organizadora. A prova está prevista para o dia 22 de maio e a divulgação do resultado final para 14 de julho.

Do total de vagas, 223 são para Analista Censitário e 700 para Agente Censitário Administrativo, distribuídas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal; e 486 vagas para Agente Censitário Regional, em 459 municípios de 24 estados. Para todas as funções, há vagas reservadas a pessoas com deficiência e pessoas negras ou pardas.

Os candidatos às vagas de Analista Censitário devem ter nível superior e para os cargos de Agente Censitário Administrativo e Agente Censitário Regional é necessário o Ensino Médio completo.

A previsão de duração do contrato é até 31 meses para o Analista Censitário com salário de R$ 7.166; de 22 meses para o Agente Censitário Administrativo, com remuneração de R$ 1.560; e 16 meses para o Agente Censitário Regional, que receberá R$ 3 mil. O contrato inclui ainda auxílio-alimentação e auxílio-transporte, assim como férias e 13º salário proporcionais.

ILHÉUS ABRE INSCRIÇÕES EM CONCURSO COM ATÉ R$ 8 MIL DE SALÁRIO

 

Prefeitura abre inscrições em concurso público com 520 vagas (Foto Alfredo Filho).Prefeitura abre inscrições em concurso público com 520 vagas

A Prefeitura de Ilhéus abriu hoje (27) as inscrições em concurso público com 520 vagas de concorrência ampla para várias áreas e cadastro reserva para arquiteto. Os salários variam de R$ 880,00 a R$ 8 mil. O certame é organizado pela Consultec.

O prazo de inscrições encerra-se em 17 de fevereiro. A taxa para cargos de nível fundamental é R$ 35,00, enquanto para os de nível médio ou técnico, R$ 55,00. Para os cargos de nível superior, a taxa tem valores diferenciados. Será 85,00, exceto para procurador (R$ 120,00). A inscrição deverá ser feita no site da Consultec.

De acordo com o cronograma do concurso, as provas serão aplicadas em

Leia mais »

jan 26

FABRÍCIO EM NOVO MANDATO NA OAB

 

 

No face o jovem advogado Fabrício Moreira publicou foto tomando posse em Salvador para mais um mandato a frente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Itapetinga, em 23 de Janeiro.

jan 26

FILOSOFIA POPULAR:

 

 

 

jan 26

FOTO DO DIA:

 

 

Neste dia 26 de janeiro de 2016, estivemos no Tribunal de Contas do Município para verificar as contas do municipio de Itapetinga, mais uma vez estamos exercendo nosso papel de fiscalizador. Renan Coelho

renan coelho

jan 26

JORNADA PEDAGÓGICA DO MUNICÍPIO COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA

 

 

A Rede Municipal inicia o ano letivo no dia 15 de Fevereiro e não mais no dia 1º.

Terá início no próximo dia 27 a Jornada pedagógica do Município com término previsto para sábado dia 30. No evento está previsto palestras e reuniões entre os profissionais e será realizada no auditório da UESB, Colégio Modelo, Coopardo e outros espaços.

Os professores estão na expectativa de receber 1/3 de férias e não sabem quando será pago o salário de Janeiro.

O ano letivo que inicialmente estava previsto para o dia 1º de Fevereiro foi transferido para o próximo dia 15, uma semana após o carnaval. Vários motivos são levantados para o adiamento, dentre eles, o pagamento dos contratados que ainda está atrasado e os efetivos sem 1/3 de férias, dúvida se a merenda foi licitada e comprada e o transporte escolar. A Secretária deverá apresentar justificativa na abertura da Jornada. clik na imagem para ampliar o folder.

jornada

jan 26

ITAPETINGUENSE FALECEU EM PORTUGAL

 

 

 

Tivemos a notícia via ZAP e confirmada por familiares, do falecimento da itapetinguense Carla Lins de Carvalho que atualmente residia em Portugal e foi vítima de CA no estômago. Segundo informações o corpo será cremado. Carla tem diversos parentes no Bairro Clodoaldo/Nova, como nosso amigo João “Cascalheira” que é irmão de sua mãe Mariana que já trabalhou com ateliê de costura na Rua Pedro Lima. Mariana inclusive está em Portugal.

 

carla 1

 

carla 2

Fotos: Face Book

jan 26

ESCOLAS ESTADUAIS MATRICULAM ATÉ QUARTA

 

 

O Colégio Modelo antes do término do prazo de matricula, hoje dia 26, já completou o número de vagas nos três turnos e séries do ensino médio. O Modelo é uma referência  na região pelo nível de aprovação no Enem e vestibular. O Núcleo Regional 8 busca agora ocupar as vagas no Agro Industrial e Alfredo Dutra, que o ensino é em dois turno ou integral. Somente no Agro Industrial, caso não aumente o número de matriculados terá um excedente de 10 professores.

Escolas estaduais matriculam até dia 27.

O prazo de matrícula nas escolas estaduais encerra-se na próxima quarta (27) para novos alunos da rede nas 1.369 unidades de ensino. O período é válido também para a Educação Profissional, que oferece total de 44 mil novas vagas. Balanço parcial revela que 651 mil estudantes haviam sido matriculados até a última sexta (22).

Quem pretende estudar em escolas das rede estadual, poderá fazer matrícula pela internet, por meio do Sistema de Matrícula Oline, da Secretaria Estadual de Educação. O endereço é www.educacao.ba.gov.br/matricula. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800-2858000.

jan 25

Governador Rui Costa cumpre agenda em Vitória da Conquista na próxima sexta-feira

 

 

Foto: Gov-BA

Foto: Gov-BA

O programa Digaí, Governador! desta semana destaca a presença do governador Rui Costa no interior da Bahia. Em pouco mais de um ano, ele já visitou 88 municípios. Os próximos destinos são Vitória da Conquista e Guanambi. Diversas ações realizadas pelo Governo do Estado impulsionam o desenvolvimento nesta região, como as obras do Aeroporto de Vitória da Conquista.

“Eu vou completar essa semana 88 cidades visitadas em apenas um ano e um mês, ultrapassando a marca de 110 viagens ao interior, porque algumas cidades eu fui mais de uma vez. Portanto, uma presença bastante grande no interior e eu pretendo manter esse ritmo ao longo dos quatro anos, quem sabe conseguindo visitar todos os municípios em apenas um mandato, o que seria um feito histórico para um governador”, disse Rui.

Além do Aeroporto, na sexta-feira (29), em Vitória da Conquista, o governador visita o Hospital Geral e as obras de construção de uma Unidade de Ponto Atendimento (UPA), que recebe R$ 4,6 milhões em investimentos. Rui participa também da inauguração da Farmácia da Família e da entrega da Praça de Centro de Artes e Esportes Unificados.

Ainda no município, ele vai ao Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, alcançando a marca de 140 unidades escolares visitadas como governador. Para Rui, conversar com estudantes e professores “é uma experiência muito rica e tem me ajudado muito a governar, porque governar, antes de mais nada, é saber ouvir as pessoas. Primeiro, você verifica in loco qual é a realidade, vai ouvir muitas opiniões e sugestões. Isso enriquece seu pensamento na hora que você tem que tomar decisões”.

jan 22

Professora se revolta e procura a imprensa após trabalhar três meses sem receber um centavo pelo REDA

 

 

Totalmente tomada pelo sentimento de revolta, se sentindo lesada. Foi assim que procurou a nossa equipe de reportagem, a professora Wedma Araújo, moradora da cidade de Itapetinga, na Bahia. Em conversa com a repórter Karla Menezes, a professora relatou com detalhes o drama que vem vivendo desde que passou no  ultimo processo seletivo do REDA,(Regime Especial de Direito Administrativo), que foi realizado no mês de Julho de 2015. A jovem diz ter sido convocada em setembro ultimo, quando foi encaminhada pelo Núcleo Regional para sua cidade de lotação, onde assumiu uma sala de aula por três meses sem receber um centavo. (Procedimento adotado ´pelo Reda, onde profissionais trabalham por 3 meses e recebem os meses trabalhados de uma só vez) , o que  não aconteceu com Wedma. A professora ainda relatou que só com passagens para cumprir sua carga horária na instituição, investiu sem ter de onde tirar, a quantia de R$ 520, 00 reais. wedma disse ainda ter sido surpreendida no ultimo dia 05 de Janeiro , quando foi informada de que sua documentação havia voltado da secretaria de Educação do Estado da Bahia,e que a mesma, não poderia assumir , pois sua área de formação era diferente da área em que iria atuar. Wedma disse ainda que para assumir a vaga, teve que pedir demissão de onde trabalhava. Ela disse ainda ter procurado responsáveis para que resolvessem sua situação, efetuando assim o pagamento dos meses trabalhados pelo Reda, e que tudo o que ouviu dos mesmos, é que nada poderiam fazer. Fonte: Vermelhinhoba.com

COMO FORMA DE DESABAFO, A PROFESSORA EXPRESSOU A SUA INDIGNAÇÃO ATRAVÉS DA REDES SOCIAIS

 

a78b9823-794d-40eb-8528-19cbb7691712

Leia mais »

Posts mais antigos «

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress