mai 28

ITAPETINGA: PROFESSORES FALAM SOBRE A PARALISAÇÃO NACIONAL

 

 

Hoje dia 28 de maio no Jornal Regional, Gilson Vasconcelos entrevistou os professores Renan Coelho e Élson Lemos da UESB. Explicaram a população os objetivos da paralisação nacional desta sexta-feira 29. Dentre eles, demonstrar a indignação dos trabalhadores ao projeto 4330 aprovado no Congresso que amplia a terceirização de forma geral e irrestrita, além da defesa dos direitos trabalhistas, contra as medidas 664 e 665.

A orientação das entidades sindicais é para suspender as aulas na UESB, rede estadual e municipal de ensino. A APLB sindicato vai reunir as 8 h em sua sede para desenvolver atividades.

mai 27

Renato: PCdoB se concentrou em derrotar o financiamento empresarial

 

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, emitiu nesta quarta-feira (27), nota em nome do Partido sobre os votos da bancada comunista na primeira sessão deliberativa sobre a Reforma Política da Câmara dos Deputados, na última terça feira (26).

 

Renato Rabelo 

 

Leia abaixo a íntegra da nota:


A presidência do PCdoB parabeniza e enaltece a posição da bancada comunista na Câmara dos Deputados, que após detido debate junto à presidência do Partido, acerca da verdadeira prioridade fixada por poderosos grupos políticos na primeira fase de votação da Reforma Política, se empenhou de forma unitária em defender as posições e compromissos assumidos pelo PCdoB.
O PCdoB identificou que o principal objetivo desses grupos políticos era constitucionalizar o financiamento empresarial de campanhas. Diante disto, se concentrou na tarefa de derrotar essa proposta, fato que foi alcançado. Manteve-se, assim, fiel ao compromisso assumido perante ao povo e às forças progressistas na luta contra a corrupção, originada em grande medida através dessa prática de financiamento.
Também reafirmou a posição básica dos comunistas, votando no sistema proporcional de lista partidária.
Entretanto, além de tentar garantir a constitucionalidade do financiamento empresarial, outro objetivo perseguido por estes grupos tem sido instituir a cláusula de barreira e impedir alianças partidárias nas eleições ao parlamento. Medidas restritivas e nocivas ao princípio constitucional do pluralismo político e partidário.
Para combater essa ameaça de retrocesso, a Presidência do Partido e a Bancada firmaram um acordo pelo qual o PCdoB votaria a favor do Distritão, tendo como contrapartida impedir a aprovação das medidas restritivas e, com isso, defender a sobrevivência no Parlamento não apenas do PCdoB, mas de todos os partidos de matrizes ideológicas e que possuem profunda relação com a representação popular e não querem se transformar em sublegendas de partidos grandes.
São Paulo, 27 de maio de 2015
Renato Rabelo – Presidente Nacional do PCdoB

mai 27

ROMILDO MANOBRA E ASSUME MANDATO DE VEREADOR

 

Resultado de imagem para Romildo Teixeira e Nídia Oliveira

 

O ex-assessor Romildo Teixeira tomou posse hoje como vereador em lugar de Nídia Oliveira que pediu afastamento na tarde desta quarta-feira. Os vereadores na sessão estranharam a forma açodada do pedido de licença e a posse imediata de Romildo que não é mais filiado ao PDT.

A manobra vai entrar para o livro das peripécias de Romildo que depois de exonerado da assessoria especial na prefeitura vestiu o terno e assume o mandato exclusivamente para atacar o prefeito em exercício Alécio Chaves.

Na sessão desta quarta-feira, dia 27, os vereadores afirmaram que Romildo integra a executiva do PSL junto com a vereadora Neide e que o site do TRE registra seu desligamento do PDT. Nesta lógica a vaga deveria ser assumida pelo suplente Jaci Almeida que continua filiado ao partido.

Não por outro motivo que praticamente ninguém emprestou solidariedade a Romildo quando de sua exoneração. Sua prática a cada dia vem firmando o estigma de político indesejável.

Nos bastidores corre a notícia que vereadores de oposição solicitarão perícia médica para verificar atual estado da vereador Nídia Oliveira.

mai 27

Senado aprova segunda etapa do ajuste fiscal

 

Jefferson Rudy/Agência Senado:

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) a Medida Provisória 664/2014 que altera as regras para o recebimento do auxílio-doença e da pensão por morte, impondo carências e tempo de recebimento conforme a faixa de idade do beneficiário. A MP faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo federal e segue para a sanção presidencial.

O texto-base é o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), acatado pelo relator revisor no Senado, Telmário Mota (PDT-RR), com três emendas aprovadas na Câmara: alternativa ao fator previdenciário; regulamentação da pensão por morte para pessoas com deficiência; e exclusão do prazo de pagamento sobre o auxílio-doença.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), o relatório conseguiu eliminar as possibilidades de gerar qualquer tipo de prejuízo aos trabalhadores e a proposta vai corrigir distorções e contribuir para o esforço do ajuste.

Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) afirmou que votou a favor da matéria “de cabeça erguida” por considerar que se trata de uma minirreforma da previdência social do Brasil.

Leia mais »

mai 26

SENADO APROVA MUDANÇAS NO SEGURO-DESEMPREGO E ABONO SALARIAL

 

O plenário do Senado aprovou, sem alterações em relação ao texto da Câmara, a Medida Provisória (MP) 665, que altera as regras para acesso do trabalhador ao seguro-desemprego, ao seguro-defeso e ao abono salarial. A matéria segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Em longa e apertada votação, com 39 votos favoráveis e 32 contrários, o governo conseguiu o apoio da maior parte de sua base para garantir que o texto fosse aprovado sem mudanças e não precisasse retornar para última análise dos deputados, o que poderia fazer com que a MP perdesse a validade por decurso de prazo.

A maior polêmica em relação ao texto se deu em torno do artigo que traz as mudanças no abono salarial. Atualmente, o trabalhador que tiver trabalhado no ano anterior pelo menos 30 dias com carteira assinada e tiver recebido até dois salários-mínimos, tem direito ao abono de um salário-mínimo.

As novas regras aprovadas pelo Congresso estabelecem que ele terá que ter trabalhado pelo menos 90 dias no ano anterior e receberá o benefício proporcionalmente ao tempo trabalhado. Assim, ele receberá um doze avos do salário-mínimo por cada mês trabalhado, conforme as regras que valem para o pagamento de 13º salário.

mai 26

Em reunião com APLB, Rui anuncia substituição de PSTs de professores por Reda

 

Em reunião com APLB, Rui anuncia substituição de PSTs de professores por Reda

Foto: Reprodução/ Facebook

O governador Rui Costa (PT) utilizou o Facebook para anunciar, nesta terça-feira (26), que todos os professores contratados como prestadores de serviços temporários (PSTs) serão substituídos por profissionais vinculados por Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). De acordo com o governador, um encontro com representantes da APLB-Sindicato confirmou a expectativa. “Hoje nos reunimos com a APLB e anunciamos a substituição de todos os PSTs de professores por Reda. Mais de 6 mil professores contemplados”, afirmou Rui. Segundo ele, o concurso anunciado ainda no início da gestão deve ter o edital publicado apenas em dezembro, após “tramitação do processo”. Fonte: Bahia Notícias

mai 26

PC do B REALIZOU DEBATE SOBRE REFORMA POLÍTICA

 

O Deputado Davidson Magalhães participou da abertura do debate sobre reforma política e deslocou antes das 21 h para Vitória da Conquista onde embarcou de avião para Salvador. O deputado precisa chegar até as 9 h desta terça-feira para participar da sessão extraordinária da Câmara que o presidente Eduardo Cunha convocou para discutir e votar a reforma política.

O Deputado falou da crise política e econômica do país, reconhecendo ser o momento difícil, mas que é necessário defender o mandato da Presidenta legitimamente eleita e a democracia conquistada às duras penas.

O vereador Alfredo Cabral, Davidson, Gilson e o vereador Renan Coelho formaram a mesa de coordenação do debate.

Vereadores, representantes de partidos e entidades, além dos filiados e amigo do partido participram do debate que encerrou as 22:30h.

mai 26

ITAPETINGA: ALÉCIO EXONERA SECRETÁRIO DE FINANÇAS DA PREFEITURA

 

image

 

Conforme antecipado pelo nosso Blog, o diário oficial do município desta segunda-feira, dia 25 anunciou a exoneração do Secretário de Finanças Ricardo que ocupava o cargo desde 2013.

O objetivo da medida tomada pelo prefeito em exercício Alécio Chaves é destravar a administração, haja visto as dificuldades criadas pelo Secretário. Comentam-se nos bastidores que se forem divulgados contratos de assessoria e outras prioridades dadas pelo secretário ao erário público, mesmo José Carlos retornando a prefeitura não acontecerá seu retorno ao cargo. Vereadores de oposição estão atentos e fiscalizando e prometem fazer revelções em breve.

O vereador Alfredo citou no debate promovido pelo PC do B, que esta semana alertou o prefeito Alécio que o dinheiro público não vinha sendo aplicado onde deveria ser e que falta recurso onde é mais necessário.

Em substituição a Ricardo, o Prefeito em exercício, Alécio Chaves, nomeou como Secretário de Finanças o Advogado e ex-vereador, Juraci Nunes de Oliveira, que até então ocupava o cargo de Ouvidor do Município.

DECRETO EXONERAÇÃO RICARDO DUTRA

mai 22

FRASE DA SEMANA:

 

“Um dos motivos do quadro de dificuldades da administração municipal é o privilégio de alguns nomeados que exercem forte pressão e influência na máquina. Bastaram poucos dias para que prefeito em exercício Alécio Chaves mostrasse seu perfil, indicando a cidade que precisa de agentes políticos mais qualificados e que não irá governar com quem não se afina com ele.

Novos desdobramentos virão, mas inicialmente o vice mostra que tem visão diferente do Prefeito Zé Carlos quanto ao perfil de sua equipe, pelo menos é o que sinaliza com coragem.”

Ex-vereador Gilson de Jesus comentando a demissão do assessor Romildo Teixeira.

mai 22

FIM DE SEMANA QUENTE NA POLÍTICA

A notícia da exoneração do assessor Romildo Teixeira pelo prefeito em exercício Alécio Chaves deve figurar entre os assuntos mais comentados na política, na imprensa e nos jornais falados que são apresentados no sábado pela manhã na cidade.

Chaves começa a demonstrar boas intenções e pavimentar sua estrada rumo à disputa pela prefeitura com apoio da base governista. Suas movimentações demonstram que fará de tudo para remover obstáculos no seu caminho e destravar a administração municipal, por demais desgastada pela crise financeira e inoperância.

Romildo e o advogado Hildérico “Tiquinho” lideram uma bancada de três vereadores e mais o PDT e PSL. Teixeira exercia cargo de assessor especial e nomeou Dr. “Tiquinho” para dirigir o SAAE e tem outros indicados em várias posições no governo. Em nome do grupo e dos vereadores exerce forte pressão sobre o governo de JCM e é fiel da balança na bancada governista. A grande pergunta é se os vereadores seguirão próximo ao prefeito ou cerrarão fileiras na defesa de Romildo.

Na cidade, os políticos e os blogs o tempo todo aguardava que Alécio Chaves tivesse atitude na administração e começasse aos poucos mudar de rumo. Mesmo não permanecendo no cargo Chaves terá demonstrado diferenças com JCM e o que faria permanecendo no cargo.

A grande pergunta é: qual o próximo passo? Serviço pra fazer é o que não falta, alias, falta o dinheiro que é gasto com tantos nomeados.

mai 22

ITAPETINGA: PREFEITO ALÉCIO CHAVES EXONERA ROMILDO TEIXEIRA DA PREFEITURA

 

Resultado de imagem para Romildo Teixeira

 

Resultado de imagem para Alécio Chaves

Se o clima entre o prefeito em exercício Alécio Chaves e os secretários de governo nomeados pelo prefeito licenciado José Carlos não era bom, agora esquentou de vez. Chaves resolveu demarcar campo e de uma canetada exonerou no diário oficial de hoje dia 22, o assessor especial Romildo Teixeira Santos que percebia salário entre 6 a 8 mil reais.

O próprio Romildo anunciou no programa de Amaral Jr que dentro em breve o prefeito receberá alta médica e retornará a cidade para assumir suas funcões. Circula nos bastidores que a turma de Romildo está tentando trazer a todo custo, mesmo sem condições de saúde, o prefeito JCM para salvar seus cargos. Caso Alécio permaneça no cargo o próximo a ser canetado poderá ser o secretário de finanças Ricardo Dutra que está batendo de frente com defensores dos bons costumes que ainda restam na administração.

ALÉCIO EMOCIONOU NA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Muito aplaudido o prefeito Alécio ficou emocionado ao falar na abertura da audiência pública para discutir o Plano Municipal de Educação. Afirmando que estava se sentindo em casa, uma vez que também é educador, Chaves falou da importância da educação para as gerações futuras. Marcou ponto e a platéia aplaudiu.

DIÁRIO OFICIAL DE HOJE PUBLICA O DECRETO 1328-2015 EXONERANDO ROMILDO TEIXEIRA

 

Click abaixo e tenha acesso ao Diário Oficial do Município

DEMISSÃO ROMILDO – DIÁRIO OFICIAL

mai 21

ITAPETINGA: PC do B DEBATE REFORMA POLÍTICA E OS DESAFIOS DA DEMOCRACIA

 

http://www.sudoestehoje.com.br/novoportal/wp-content/uploads/2015/05/pc.jpg

O Diretório do PC do B de Itapetinga confirmou a presença do Deputado Federal Davidson Magalhães no debate que será realizado na próxima segunda-feira dia 25 no clube dos Operários no bairro Camacan. A Reforma poítica e os desafios da democracia brasileira serão os temas principais do evento.

Apesar da cobrança da sociedade e de políticos por mudanças nas regras das eleições e do funcionamento dos partidos, muitas dúvidas cercam temas como voto distrital, financimento de campanha, reeleição, lista fechada de candidatos e fim das coligações.

Davidson está afinado com a bancada comunista no congresso para aprovar novas regras que venham melhorar no sistema político e ampliar a democracia.

mai 21

FUNDAÇÃO JOSE SILVEIRA NÃO COMPARECE NA CÂMARA DE VEREADORES

 

A Fundação José Silveira não enviou nenhum documento para Câmara de Vereadores para justificar ausência de representante na sessão da última quarta-feira. A convocação foi feita através de documento apresentado pelo vereador Amaral Jr, aprovado por unanimidade, cujo objetivo era obter esclarecimento sobre as reclamações da população sobre os serviços prestados pela Fundação. Notícia de bastidores dá conta que profissionais médicos estão sem receber salários há mais de quatro meses.

No rádio o vereador Amaral chamou de deselegante a atitude dos dirigentes da Fundação. Por intermédio do vereador Alfredo, no legislativo chegou à notícia que o representante da fundação Leonardo Matos estava em Salvador acompanhando tratamento médico de um parente.

CÂMARA SEM SESSÃO NESTA QUINTA-FEIRA

What Sapp o vereador Renan Coelho protestou contra a não realização de mais uma sessão plenária da Câmara, classificando como uma falta de respeito com a comunidade. Por falta de quorum a mesa diretora dispensou os edis às 19h30minh. Segundos vereadores Renan, alem dele estavam presentes Neide, Zé Antunes, Valquirão e Valdeir.

mai 21

DESPORTISTAS DOS ANOS 90

 

Através de Manflini Mares recebemos a foto que circula em um grupo no What Sapp e representa o time do Santos no Estádio Primaverão. Segundo Rubens Nova que faz parte da foto ao lado do falecido médico Arnaldo Teixeira, ela foi tirada no início dos anos 90. Dada a importância nosso site está buscando mais informações.

mai 21

PROFISSIONAIS DISCUTEM PLANO DE EDUCAÇÃO

 

No ZAP ZAP o vereador Renan Coelho enviou foto da equipe da comissão de acompanhamento , avaliação e elaboração do PME (Plano Municipal de Educação) que nesta quinta-feira discutiu as emendas e fez as proposições adequadas ao PME.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Nesta sexta-feira dia 22 a partir das 8 h será aberta a audiência pública para apresentação e discusão do PLano Municipal de Educação, cuja elaboração projeta metas para os próximos 10 anos, é uma exigência do Ministério de Educação e precondição para o município receber verbas na área. O evento que é aberto a comunidade será coordenado por representantes da secretaria de educação, profissionais e entidades afins como a APLB Sindicato.

mai 20

DIVISÃO NO GOVERNO MUNICIPAL

 

O vereador radialista Amaral Jr anunciou que o deputado Rosemberg Pinto esteve neste início de semana em Itapetinga para participar de audiência no fórum e aproveitou para reunir com vereadores e líderes da base de apoio ao executivo. Segundo consta a temperatura está alta depois da iniciativa do prefeito em exercício Alécio em demitir o Secretário de Saúde Emanuel Santos, indicado por Romildo e a turma do PDT.

Rosemberg pregou a união e anunciou para breve, possivelmente quarta-feira, a alta médica ao Prefeito José Carlos e seu retorno a Itapetinga.

Nos sessenta dias de mandato o prefeito em exercício tem buscado mostrar desenvoltura no governo municipal. Reuniu a equipe de secretários e acompanhou de perto ações como o recapeamento da Avenida Isaí Amorim e os preparativos da Exposição e coordenou diálogo com as categorias do funcionalismo em campanha salarial e de pronto evitou novas paralisações na área de educação.

Nos bastidores circula a notícia que políticos nomeados pro JCM estão tentando de tudo pra trazer o prefeito de volta, mesmo que seja na cadeira de roda e venha despachar de sua residência. Alécio Chaves que tem pretensões de suceder o petista, precisa mostrar diferença. Tomou a primeira atitude ao demitir secretário de saúde que responde processo federal e está impedido de exercer funções públicas e nos próximos dias poderá pegar a caneta para assinar a demissão do assessor especial da prefeitura Romildo Teixeira, que pouco trabalha e semeia intrigas na base.

Para provar que tem independência e personalidade Alécio tem que mostrar seu estilo, e é o que as pessoas aguardam. Passamos a bola e a caneta ao vice em exercício…

mai 20

Antonio Maciel mistura sonho e reflexão em livro de poesias

 

Lançamento acontecerá em Itapetinga na próxima sexta-feira dia 22 às 20 h na FACI.

 

Antonio Maciel 2 SITE- tio matheusUm convite para o leitor "escrever" sua própria vida e um passeio pelo enigmático universo do sonho, num diálogo com a realidade. Em poucas palavras, assim podem ser descritas as obras "Livro para escrever poesia" e "Quando tudo era uma coisa só", primeira publicação solo do professor, ator, diretor teatral e escritor Antonio Maciel. Até aqui, ele havia participado apenas de antologias.

O trabalho, editado de forma independente, foi lançado recentemente em Ilhéus e está sendo lançado em várias cidades como Itabuna, Brumado, Itambé, Macarani, Salvador, Vitória da Conquista e Itapetinga no próxima dia 22 – sexta-feira na Fundação ACI às 20 h, centro da cidade.

Segundo o autor, os dois livros – que somam 80 páginas – se entrelaçam e isso fica claro, inclusive, quando os finais se encontram. As ilustrações, que parecem "dançar" com as palavras, foram feitas por ele e, no "Livro para escrever poesia", em parceria com Vítor Oliveira. "O autor faz um livro; o leitor o transforma a partir da sua leitura", reconhece Maciel.

Depois de acontecer o lançamento em cada município, o próprio Antonio Maciel se encarregará de procurar as livrarias para viabilizar a comercialização do, digamos, livro duplo. Além disso, ele pretende utilizar a internet como ferramenta na venda e divulgação do trabalho.

Aficionado pela literatura desde a adolescência, o escritor atribui o gosto pelas palavras ao incentivo à leitura, que sempre recebeu em casa. "Venho de uma família de nove irmãos, nossa mãe é professora e todos foram para a escola sabendo ler e escrever", revelou.

Posts mais antigos «

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress