nov 20

Na luta contra a morte de jovens negros, Zumbi é a nossa inspiração!

 

Ao celebrarmos mais um 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, ouvimos um soluçar de dor, um canto de revolta pelos ares, certamente entoado por mães que perdem seus filhos negros, no cotidiano de violência das grandes cidades brasileiras. Os dados do Mapa da Violência de 2014 nos exibe uma dura realidade de sangue. A violência tem sido a principal causa mortis de jovens no país, e ela tem como alvo preferencial a juventude negra.

Por Olívia Santana*

Revista AfroPara cada grupo de 100 mil temos uma taxa de mortalidade de 13,9 para jovens brancos e espantosos 72,6 para jovens negros.   Para cada grupo de 100 mil temos uma taxa de mortalidade de 13,9 para jovens brancos e espantosos 72,6 para jovens negros.  

Para cada grupo de 100 mil temos uma taxa de mortalidade de 13,9 para jovens brancos e espantosos 72,6 para jovens negros. Sem dúvida as condições de vulnerabilidade social põem em risco a vida de milhões de meninos negros que habitam os guetos do Brasil, que os tornam vítimas da brutalidade do tráfico, dos grupos de extermínio e, lamentavelmente, das forças policiais de Estado. São mais que estatísticas. Os números mascaram histórias de vida e suas rotas alteradas. Os grandes centros urbanos têm se transformado em arenas onde a tragédia da morte de jovens de 15 a 29 anos deixa como herança o drama familiar e a perda prematura de potencial humano para a nação.
Em 2013 o Brasil gastou 258 bilhões de reais em segurança, o equivalente a 5,4% do PIB, mas é um recurso que se esvai em um modelo fracassado de segurança pública. Causa indignação saber que em 5 anos a polícia brasileira matou mais que a dos EUA em 30 anos. Está em marcha uma cultura de morte, banalizada e espetacularizada por uma parcela importante dos meios de comunicação, que descobriu nisso um público que tem fascínio pela catástrofe e com ele têm alimentado suas contas comerciais.
É inconcebível o tanto de situações de desaparecimento de jovens, após serem levados em viaturas policiais. Na Bahia, após o chocante caso Geovanne Mascarenhas, estamos às voltas com o desaparecimento de Davi, um menino negro de 16 anos, que nunca mais foi visto, após ter sido levado em uma viatura policial, em Vila Verde, periferia de Salvador. Diante desse quadro, medidas urgentes precisam ser tomadas pela garantia de um aparato de segurança pública capaz de respeitar a cidadania de todos, agir com inteligência, eficiência e, sobretudo, com justiça, comprometida com a cultura da vida e com a convicção de que nenhuma lei instituiu pena de morte no Brasil.
É urgente, portanto, a aprovação do PL 4471/2012 que acaba com os autos

Leia mais »

nov 20

FRASE DA SEMANA:

 

 

nov 20

MORRE AOS 83 ANOS JOSÉ FERREIRA DE CARVALHO

 

Faleceu ao meio dia desta quinta-feira (20) o veterano lutador José Ferreira de Carvalho, conhecido também como Zé de Celso que trabalha no ponto certo. Tio Zé há dois meses começou a diagnosticar CA renal e quinze dias atrás começou tratamento e não resistiu pela agressividade da doença. O sepultamento será nesta sexta-feira as 11 h no cemitério Parque da Nova Itapetinga e o velório no Cerimonial Pax. O presidente do PC do B externou pesar aos familiares em nome de seu partido.

Zé Carvalho que era filiado ao PC do B, chegou em Itapetinga em 1951 antes de sua emancipação e era único dos irmãos Carvalho vivo. Deixou a esposa Didí e os filhos Zé Luiz, Jailton, Neinha, Nete e Zete. Leve junto toda a paz do mundo.

No ano passado Tio Zé comemorou os 90 anos de Arlindo Aguiar (a direita) seu cunhado. Sempre de bem com a vida e muito lúcido.

Em Vitória da Conquista quinze dias atrás quando realizava exames acompanhado da filha na residencia da sobrinha Lídia Rodrigues.

nov 19

Renato Rabelo recebe título de Cidadão Benemérito na Alba

 

 

 

O baiano de Ubaíra e presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, vai receber uma homenagem proposta pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) no próximo dia 21, às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa.

Rabelo, que é um dos políticos que enfrentou a ditadura militar no Brasil com coragem e desejo de mudança, receberá o Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira.

A comenda é a mais alta condecoração concedida pela Assembleia para reconhecer brasileiros com causas nobres, humanas e sociais.

nov 19

O grito de liberdade que veio do Nordeste brasileiro

 

Zumbi é a figura emblemática reverenciada no mês de novembro, mês da consciência negra no Brasil. Palmares era um quilombo pertencente ao estado de Pernambuco no século 17. Para lá iam milhares de negros, índios fugidos da escravidão dos engenhos e fazendas. O quilombo de Palmares, comunidade de quilombolas localizada na serra da barriga com uma área de 27 mil quilômetros quadrados, área equivalente a do atual estado de Alagoas.

Por Fátima Teles*, para o Vermelho

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares

Chegou a habitar Palmares mais de 20 mil habitantes, correspondendo assim a 20% da população total de Pernambuco à época. Foi o mais importante quilombo das Américas e de maior resistência à escravidão e ao domínio português.
Palmares era um estado dentro de outro estado, a colônia escravista
Sua força de trabalho e de luta eram tão grandes que incomodou ao reinado a tal ponto, que entre algumas invasões, a de 1694 por Domingos Jorge Velho, culminou com a derrocada de Palmares Zumbi, líder dos quilombos conseguir fugir ,mas é encontrado um ano após viver escondido nas matas palmarinas, através de um delator que sob tortura, expôs o lugar onde estava Zumbi e em 20 de novembro de 1695 mataram-no, sendo levado para Porto Calvo, decapitado e exposto em Praça pública.
Palmares formara uma organização econômica, social e política própria, contribuindo assim cada vez mais para a emancipação e autonomia dos negros.
Não podemos esquecer a figura de Dandara, companheira de Zumbi, guerreira, astuta e exímia lutadora de capoeira. Ganga zumba, primeiro líder dos Palmares fez acordo de paz com os portugueses, em 1677, ela analisou que aquele acordo “representava um retrocesso nas conquistas Palmarinas. Ela acreditava que a troca de terras- segundo o acordo, os quilombos seriam realocados para o vale do cacaú, pois a serra da barriga havia sido prometida aos senhores de engenho- representaria a morte de Palmares e a volta à escravidão”.
Zumbi tornou-se líder depois da morte de Ganga zumba e foi a mais insurgente guerreiro da história da luta contra a escravidão.
No século 19, houve um abolicionista que veio ser considerado o mais importante abolicionista da história do Ceará, Francisco José do Nascimento, Chico da Matilde, filho de pescador e descendente de escravos, bloqueou o tráfico negreiro do Ceará, contribuindo para que o estado do Ceará decretasse a abolição da escravatura em 1884, quatro anos da abolição no Brasil. Por essa bravura ele passou a ser chamado de Dragão do mar.
Do período colonial até meados dos anos trinta do século 20, o tratamento dado aos negros no Brasil era desumano, sem reconhecê-los como sujeitos de direitos.
Com o fim da escravidão em 1888, século 19, os negros ficaram livres, mas

Leia mais »

nov 19

DEPUTADO FARBÍCIO ESTARÁ DIA 11 DEZEMBRO EM ITAPETINGA

Fotos: Blog do Anderson

O Deputado Estadual Fabrício Falcão confirmou para o presidente do PC do B Gilson de Jesus que estará no dia 11 em Itapetinga. O deputado do PC do B virá agradecer os 538 votos obtidos em Itapetinga, devendo participar de reunião com lideranças e de uma confraternização dos comunistas e amigos. Fabrício tomará conhecimento do plano de ações e os pleitos do partido para 2015. O suplente de Deputado Federal Davidson Magalhães também foi convidado para o evento.

nov 19

Redução da alíquota do INSS a patrões e empregados domésticos vai a sanção

 

Agência Brasil

doméstica nov de 14

Mudança reduzirá em até 5% contribuição de empregados domésticos

A alíquota da contribuição previdenciária paga por patrões e empregados domésticos será única e reduzida para 6%. A contribuição patronal era 12% e a do empregado doméstico, variava de 8% a 11%. A mudança foi aprovada em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Outra novidade do texto, é o fim da possibilidade de o empregador deduzir a contribuição previdenciária do Imposto de Renda. Desde 2006 isso era possível e o argumento para cortar o beneficio foi o de que a dedução beneficia apenas os patrões de maior renda, que usam o modelo completo da declaração.

Para sair do papel, a proposta  precisa da sanção da presidenta Dilma Rousseff. Na avaliação do Instituto Doméstica Legal, que em 2005, reuniu mais de 65 mil assinaturas no abaixo-assinado “Legalize sua doméstica e pague menos INSS”, a sanção do projeto, representa a Lei Áurea no emprego doméstico brasileiro, além de estimular a formalização de pelo menos 1,5 milhão de empregados domésticos, dos mais de 4,3 milhões informais.

Na semana que vem, a Câmara deve continuar discutindo pautas sobre direito dos trabalhadores domésticos. Os deputados devem definir quando será analisado um parecer que amplia as garantias e regulamenta pontos da lei que trata da categoria. Ainda estão parados, esperando definição do Congresso, benefícios como seguro-desemprego, FGTS, salário-família, adicional noturno e auxílio-creche.

nov 18

LAVA JATO, BOECHAT E O DEDO NA FERIDA

nov 18

PCdoB FECHA COM NILO

 

 

Fabrício é um dos deputados do PCdoB que apoiam Nilo.

Fabrício é um dos deputados do PCdoB que apoiam Nilo.

O diretório estadual do PCdoB não quis deixar ganhar volume a candidatura de um nome do PT à presidência da Assembleia Legislativa baiana. Hoje, a futura bancada do partido no parlamento estadual anunciou apoio à candidatura de Marcelo Nilo.

O nome de Nilo, que parte para o quinto mandato à frente da presidência da Casa, ganhou o apoio dos deputados eleitos Raimundo Nonato Tavares Silva (Bobô) e Crisóstomo Antônio Lima (Zó) e do reeleito Fabrício Falcão.

Com isso, a candidatura petista – se Paulo Rangel ou Rosemberg Pinto – vai à disputa com três votos a menos. Internamente, há comunista que brinca com a situação:

– Se apoiamos Fidel Castro sempre, porque não o nosso fidelzinho da Assembleia?

Faz sentido. Fonte: Pimenta

nov 17

Nota de Esclarecimento – Daniel contesta denúncia do Ministério Público e exige apuração

 

Deputado afirma que não houve qualquer irregularidade relacionada à sua campanha e nega qualquer tipo envolvimento com os fatos apontados. O parlamentar exige apuração das denúncias.

Em resposta à matéria veiculada na editoria de Política do Jornal A Tarde  (11/11), com base na denúncia feita pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), afirma que não houve qualquer irregularidade relacionada à sua campanha e nega qualquer tipo envolvimento com os fatos apontados.

Reeleito com 135.382 votos, Daniel afirma que é o principal interessado no esclarecimento das denúncias. “Apresentei uma Defesa junto ao Tribunal Regional Eleitoral, com um farto material que justifica minha idoneidade. Sempre agi dentro dos parâmetros legais e confio na Justiça”, afirmou. 

Daniel Almeida assegura que, em nenhum momento da denúncia, o Ministério Público aponta uma única pessoa que tenha sido destinatária de beneficio ou promessa de qualquer natureza, oferecido por ele.

Na defesa, o parlamentar garante que não há nenhuma prova demonstrando a participação dele, de forma direta ou indireta, em condutas ilícitas durante o período eleitoral, especialmente à acusação de compra de votos. “A única suposta prova de participação se restringe a um cartaz em que consta a minha fotografia, porém a confecção, e, principalmente a afixação desse material não foi de nossa responsabilidade, uma vez que o CNPJ grafado na peça não era o nosso”, explicou.

Daniel ressalta, ainda, que as provas apresentadas pelo MP, não apontam participação direta ou indireta dele no evento.  “Os fatos revelados em referência ao Mutirão da Justiça em Irecê não contaram com a presença física ou material, relacionada à minha campanha”, garantiu.

Com mais de 25 anos de vida pública, quatro mandatos como vereador de Salvador e reeleito pela quarta vez para ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados, sem nenhuma denúncia que possa manchar sua imagem, o deputado Daniel Almeida reafirma que aguardará o julgamento na certeza de que nada será provado e sua imagem, marcada por honestidade, honradez, transparência e respeito, permanecerá ilibada.

nov 17

DATAPREV OFERECE 4 MIL VAGAS E ATÉ R$ 6,3 MIL DE SALÁRIO EM CONCURSO

 

 

Dataprev oferece mais de 4 mil vagas em concurso público.

Dataprev oferece mais de 4 mil vagas em concurso público.

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) encerra às 23h59min (horário de Brasília) desta segunda (17) o prazo de inscrições no concurso público para contratação de 4.019 profissionais.

Os cargos são de níveis médio ou superior. A remuneração varia de R$ 3.129,73 a R$ 6.395,39.

A inscrição custará R$ 50,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior, devendo ser efetuada somente pelo site da empresa www.quadrix.org.br.

A prova será aplicada em Brasília e nas demais capitais brasileiras, incluindo Salvador.

As vagas disponíveis para nível médio são para técnico em enfermagem e técnico de segurança do trabalho. Para nível superior, as vagas estão distribuídas entre engenheiro de segurança do trabalho, médico de segurança do trabalho e analista de tecnologia da informação (confira edital).

nov 17

PCdoB aponta luta pelas reformas estruturais democráticas

 

A direção nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reunida neste fim de semana (14 a 16), em São Paulo, fez um balanço sobre a disputa eleitoral deste ano e apontou perspectivas, como a luta pela realização das reformas estruturais democráticas.

Segue abaixo a íntegra da resolução política intitulada "PCdoB com Dilma para fazer avançar as reformas estruturais".

Reunião do Comitê Central. Dias 14, 15 e 16 de novembro de 20124.Reunião do Comitê Central. Dias 14, 15 e 16 de novembro de 20124. Numa disputa acirrada e polarizada, a presidenta Dilma Rousseff conquistou, em 26 de outubro de 2014, um novo mandato que consagra a emblemática marca de quatro vitórias consecutivas do povo.

O PCdoB, que participou ativamente dessa jornada vitoriosa, decide, em reunião de sua Direção Nacional, reafirmar o engajamento pelo êxito do novo governo Dilma Rousseff, destacando como tarefas imediatas: a formação da base de sustentação política do novo governo, a retomada do crescimento econômico e a realização das reformas estruturais democráticas impulsionadas pela mobilização do povo.

O Partido inicia a realização do balanço das eleições delineando o novo

Leia mais »

nov 17

Sessão solene na Câmara fará reflexão sobre racismo

 

A Câmara dos Deputados realiza sessão solene nesta terça-feira (18), às 9h30, para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, que se comemora no dia 20 de novembro e em homenagem a Zumbi dos Palmares.

.A sessão solene, que já é tradição na Câmara, recebe  comunicades quilombolas. De acordo com coordenadora do Núcleo de Parlamentares Negros (Nupan), deputada Benedita da Silva (PT-RJ), o 20 de novembro tem importância história. “Essa data é referência para reflexão da trajetória de negras e negros na construção do Brasil”, afirma.

“Em todo o Brasil, utilizamos a data para discutir o enfrentamento ao racismo, as violações dos direitos da população negra e para lutar por mais e melhores oportunidades de ascensão econômica e social para os afro-brasileiros, entre outros temas”, disse a parlamentar.

Benedita da Silva disse também que a sessão terá como convidados segmentos do movimento negro e autoridades políticas que atuam no combate à discriminação racial.

Pena para racismo

A Comissão Externa de Combate ao Racismo aprovou, na semana passada, relatório final que propõe o aumento, no Código Penal, da pena para o crime de injúria racial de 1 a 3 anos para 2 a 5 anos de reclusão. Essa pena também seria aplicada quando a injúria atingir a etnia, a religião, origem, idade da vítima ou deficiência física.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), a mudança na legislação vai dar um impulso no combate ao racismo no Brasil.

A proposta também torna a ação da injúria incondicionada, isto é, ela independe da vontade da vítima, bastando a ação do Ministério Público.

O racismo é definido em lei como crime inafiançável e imprescritível, e qualquer cidadão tem legitimidade para dar o flagrante.

A comissão externa foi criada no final do mês de abril motivada por casos de manifestações racistas no futebol e de violência policial contra cidadãos negros. 

Por: Karlo Dias

nov 17

Chuvas causam transtornos à população do interior da Bahia

 

A Tarde

Cerca de 100 pessoas foram removidas de área de risco em Itabuna

Barragem operava acima do nível desde domingo e transbordou nesta segunda-feira

 

A forte chuva que atinge a Bahia desde o sábado, 15, tem causado transtornos principalmente à população do interior. Enchentes, ruas esburacadas e transbordamento de rios são alguns dos problemas enfrentados em Brumado, Itabuna e Caculé. Em Vitória da Conquista, quatro vôos foram cancelados na manhã desta segunda-feira, 17.

Um dos municípios mais afetados pelo mau tempo é Brumado, a 537 km de Salvador. Nesta segunda, a barragem de Cristalândia,  que também abastece Malhada de Pedras, transbordou e dificulta o acesso dos moradores da região ao Centro da cidade.

Segundo o secretário de Infraestrtura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, André Cardoso, já foram enviadas máquinas para retirar a lama das vias e melhorar o acesso. O secretário afirmou ainda que nenhum incidente grave foi registrado, apesar de alguns riachos terem transbordado, alagando estradas, e ruas estarem esburacadas.

 

Desde esta manhã que a central de marcação de exames da cidade suspendeu o atendimento ao público, após a sede ter ficado alagada. A suspensão deve ser mantida até o conserto no telhado do espaço ser realizado, o que só pode acontecer após as chuvas cessarem, de acordo com o site Brumado Agora.

No município de Itabuna, 457 km Salvador, o rio Cachoeiras encheu e transbordou devido ao temporal que cai nas cabeceiras do rio desde a noite de sábado. Segundo informações da Prefeitura, 106 pessoas que moram às

Leia mais »

nov 16

ALGUÉM CONHECE?

 

Lidia Rodrigues publicou na face foto do Festival Musical da CIVUB, entidade interiorana de estudantes secudaristas em 1980. De pé músicos do Grupo Pau de Arara: Paulo Neto, Ademilson Atanazio, Luizinho Novais e Gilson de Jesus. Sentado: Elcio Dourado, presidente da Civub e hoje advogado em Conquista.

 

Torcida de Itapetinguenses

nov 16

Presidenta Dilma concede entrevista coletiva à imprensa após Cúpula do G20

Lava jato não é engavetável, FHC!

nov 16

VITÓRIA DA CONQUISTA: Prefeitura apresenta primeiras atrações do Natal da Cidade 2014

 

 

Contagem regressiva para a décima oitava edição do “Natal da cidade” em Vitória da Conquista o maior evento do gênero na Bahia. Neste Domingo a Prefeitura resolveu antecipar alguns dos nomes consagrados da música popular brasileira que farão parte da grade deste ano. São eles:

18/ 12 – Simone;
19/12 – Paulinho da Viola;
20/12 – O Teatro Mágico;
21/12 – João Bosco;
22/12 – Fafá de Belém / Zeca Baleiro;
23/12 – The Fevers.

Outros artistas foram convidados para o Natal da Cidade 2014. Porém, esses novos nomes que vão agregar ainda mais qualidade musical a essa grade só serão divulgados na próxima sexta-feira, 21, às 18h, durante o evento na Casa Memorial Régis Pacheco.

Ainda na sexta, a Prefeitura vai divulgar quem serão os artistas regionais que vão abrilhantar o evento, bem como homenageará o artista Papalo Monteiro. O músico, que participou de diversas edições do evento, fará um pocket show para o público presente. O Natal da Cidade 2014 acontece entre os dias 18 e 25 de dezembro, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.

Posts mais antigos «

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress