Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião
Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião

Fórmula 1: Hamilton tem fim de semana feliz no GP de São Paulo

De último na largada da corrida sprint a vencedor na prova de domingo, piloto inglês é abração pelo público

FIA F-1/Divulgação

Lewis Hamilton começou o fim de semana do GP de São Paulo com uma punição – por irregularidade na regulagem da asa traseira da sua Mercedes – que o colocou na última posição da corrida sprint, na tarde de sábado. Com o décimo lugar obtido naquela atividade classificatória para o grid, ele teve ótima partida da P10 no domingo e estava claramente no comando, alcançando o segundo lugar ao ultrapassar o mexicano Sergio Perez, da Red Bull, na volta 19.

 

As primeiras paradas aconteceram na volta 25, mas a ação cresceu de forma incrível depois que o líder Max Verstappen, da RBR, fez um segundo pit stop no giro 41, enquanto Hamilton fez o mesmo no 44. O piloto da Mercedes avançou sobre Verstappen e, apesar de ser empurrado para o lado na curva 1 – os comissários notaram, mas não investigaram – na volta 48, persistiu e tentou novamente na 58, porém encontrou uma defesa teimosa do holandês.

 

Uma volta depois veio a vitória do inglês com uso da asa móvel na curva 4. Dessa vez Verstappen não teve escolha a não ser sofrer. Hamilton venceu com 10,4 segundos na frente do concorrente pelo título, reduzindo a liderança entre ambos no campeonato de 21 para 14 pontos. Bottas, que fez uma parada oportunista durante o período do Virtual Safety Car da volta 30 e outra na volta 41, terminou em terceiro na frente de Perez, que largou em quarto, subiu para segundo, mas perdeu lugares para os dois da Mercedes. O mexicano, no entanto, ainda conseguiu a volta mais rápida da prova no último giro em Interlagos.

 

Os torcedores brasileiros foram ao delírio no circuito paulistano durante a corrida e lotou a reta principal para ovacionar Hamilton após a vitória. “Em primeiro lugar, eu sei, acho que sinto o que foi para você aqui com todo o apoio em 2007 com seu país incrível”, disse o inglês em entrevista ao ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, que foi o entrevistador oficial. “E sim, tenho dito ‘Obrigado, Brasil’. Estou muito, muito grato. Que corrida, a equipe fez um trabalho incrível, Valtteri fez um ótimo trabalho para conseguirmos o máximo de pontos possível”, comentou.

 

“Eu estava empurrando o máximo que pude, mas desde o final do grid e novamente outra penalidade de cinco lugares. Foi, eu acho, o fim de semana mais difícil que tive. Quer dizer, chegando a este fim de semana, eu nunca, nunca pensei que seríamos capazes de fechar a lacuna como fizemos hoje. Teve coisas que continuaram indo contra nós, mas eu acho que realmente mostra para todos que nunca desista de tudo o que você está enfrentando”, avaliou Hamilton.

FIA F-1/Divulgação


Endurance Brasil: Etapa de Santa Cruz do Sul tem nova data

Penúltima prova do campeonato que reúne os carros mais rápidos do país será no dia 27 de novembro

Bruno Terena/MS2

A sétima e penúltima etapa da atual temporada do Império Endurance Brasil vai acontecer em Santa Cruz do Sul no dia 27 de novembro. A prova estava inicialmente marcada para o dia 6 do mesmo mês, mas teve sua data alterada por decisão dos membros da Associação dos Pilotos de Endurance, entidade responsável pela organização do campeonato que reúne os carros mais rápidos do país.

 

“A alteração teve o objetivo de atender as necessidades de pilotos e equipes que compõem o campeonato. Além disso, a administração do autódromo passa a ter um pouco mais de tempo para fazer as melhorias necessárias para a realização da prova. A Stock Car vai passar por lá uma semana antes e isso também vai nos ajudar a avaliar o local e entender todas as adaptações que precisamos fazer para a realização do nosso evento”, afirmou Henrique Assunção, presidente da Associação dos Pilotos de Endurance.

 

Restando duas etapas para o fim da competição, a liderança do Império Endurance Brasil é dos pilotos Emílio Padron e Marcelo Vianna. Na categoria P1, quem domina é Henrique Assunção e Fernando Ohashi. Os estreantes Marcelo Hahn e Allam Khodair ocupam a ponta na GT3, enquanto Ricardo Mendes lidera na GT3 Light.

 

Já a GT4 tem André Moraes Júnior e Cássio Homem de Mello à frente, enquanto o quarteto formado por Renan Guerra, Ramón Alcaraz, Nelson Monteiro e Chico Horta domina a GT4 Light. Na P2, Cláudio Ricci e Fernando Poeta já garantiram o título por antecipação. Na P3, Tiel Andrade e João Pedro Maia estão na frente. A final do Império Endurance Brasil também será no dia 18 de dezembro em local ainda a ser anunciado.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Império Endurance Brasil – MS2


Fórmula 1: Hamilton supera punição e vence em casa

Inglês cumpre pena por colisão contra Verstappen, se recupera e conquista oitava vitória na Grã-Bretanha

Divulgação/Fórmula 1

Lewis Hamilton superou o contato na primeira volta com o rival Max Verstappen e uma penalidade de 10 segundos para faturar a oitava vitória do GP da Grã-Bretanha em Silverstone neste domingo, 18. A apenas três voltas para o final, o piloto inglês da Mercedes ultrapassou o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, que liderou a maior parte da corrida e terminou em segundo lugar. O finlandês Valtteri Bottas, também da Mercedes, ficou com a terceira posição do pódio. Em duas semanas, a Fórmula 1 estará de volta à pista em Hungaroring para o GP da Hungria, de 30 de julho a 1º de agosto.

 

Hamilton e Verstappen lutaram espetacularmente durante a primeira meia volta, mas fizeram contato quando o inglês tentou passar por dentro para a curva rápida, com Verstappen girando forte para fora da pista e batendo nas barreiras de pneus, o que tirou da prova britânica. Os comissários apontaram culpa do piloto da Mercedes e ele recebeu uma penalidade de 10 segundos pela colisão, que foi paga em seu pit stop.

 

Mas uma recuperação sensacional de Hamilton o fez diminuir a diferença para Leclerc nos instantes finais da corrida. O inglês ultrapassou o monegasco na volta 50 de 52 para obter uma vitória emocionante na frente de uma multidão extasiada em Silverstone. Na disputa pelo título de campeão da temporada, Hamilton diminuiu a diferença para o líder Verstappen na para apenas oito pontos – 185 a 177.

 

“É extremamente impressionante e, meu Deus, foi uma corrida fisicamente difícil. Eu tinha dado tudo de mim na semana, estive na fábrica, tentando mostrar desempenho com os caras (da equipe Mercedes) e estou muito orgulhoso de todos por continuarem o trabalho mesmo que tenhamos tido um pouco de dificuldade. Eu sempre tento ser comedido em como eu abordo a batalha com Max, ele é muito agressivo. E, hoje, eu estava totalmente ao lado dele (no momento da colisão) e ele não me deixou espaço suficiente. Mas, independentemente de eu concordar com a punição, eu peguei no queixo e continuei trabalhando, pensei: 'Eu não vou deixar nada atrapalhar a alegria da multidão no fim de semana e no hino nacional com a bandeira britânica’”, desabafou Hamilton.

 

Max Verstappen saiu do carro amparado por médicos logo após o acidente no começo da corrida deste domingo, chegou a acenar para o público antes de ser levado para avaliação no ambulatório do autódromo e depois foi transferido a um hospital para exames mais avançados. O piloto holandês foi liberado em seguida aos testes, passa bem e queixou-se apenas de dores na perna direita.

Veja imagens do incidente entre Hamilton e Verstappen

Fotos: Divulgação/Fórmula 1

Fórmula 1: Verstappen abocanha a corrida sprint

Holandês da Red Bull parte da P2 e não toma conhecimento do pole Hamilton para vencer em Silverstone

Divulgação/Fórmula 1

Max Verstappen, da Red Bull, venceu a primeira corrida sprint da história da Fórmula 1 neste sábado, 17, no icônico circuito de Silverstone, na Inglaterra, ganhando três pontos e a pole position para o GP da Grã-Bretanha de domingo, 18, que terá largada às 11 horas (de Brasília). O holandês foi cirúrgico ao partir do segundo lugar do grid, ultrapassando o Mercedes de Lewis Hamilton, que havia saído na P1, na primeira curva.

 

Os fãs viram uma eletrizante volta de abertura, com Verstappen resistindo às tentativas de retomada do primeiro posto por Hamilton, enquanto Fernando Alonso usava de forma impressionante os pneus macios de seu Alpine para saltar da 11ª para a quinta posição. Os dois carros Haas, de Mick Schumacher e Nikita Mazepin, se tocaram e o japonês girou na pista. O britânico George Russell, da Williams, também fez contato na primeira volta, com a Ferrari de Carlos Sainz, que caiu para o 18º lugar.

 

Conforme os pilotos se acomodaram na corrida, Verstappen ampliou a diferença sobre Hamilton, que se queixou de não ter uma resposta para o ritmo do holandês, com os dois carros desenvolvendo bolhas em seus pneus de composto médio. O companheiro de equipe de Verstappen, o mexicano Sergio Perez, comprometeu a sua performance ao rodar a sua Red Bull na volta 5, caindo para a P19 e retirando-se da sprint antes do final.

 

Hamilton pediu a seu engenheiro de corrida Pete Bonnington mais potência de seu Mercedes W12. Mas, finalmente, à medida que as voltas diminuíam rapidamente, Verstappen foi capaz de abrir distância ainda maior sobre seu rival pelo título para vencer a corrida sprint por 1,4s de vantagem e garantir a pole para o GP da Grã-Bretanha.

 

Apesar de correr de pneus macios, Valteri Bottas conseguiu segurar a terceira posição do grid com a sua Mercedes, à frente da Ferrari de Charles Leclerc, com as McLarens de Lando Norris e Daniel Ricciardo ganhando quinto e sexto lugares, tendo rebaixado o início rápido Alonso para o P7. Sebastian Vettel conquistou o P8 para o Aston Martin, com Russell e Esteban Ocon da Alpine fechando o Top 10.

 

Então, depois da primeira corrida sprint da F-1, Max Verstappen conquistou sua quinta pole do ano – e oitava da carreira –, bem como três pontos na classificação do campeonato, com Hamilton ganhando dois e Bottas, um. Mas com Perez definido para largar da última fila no domingo e duas Mercedes ao lado de Verstappen, as ações e emoções estão longe de terminar em Silverstone neste fim de semana.

 

“Por aqui é difícil passar, mas tivemos uma boa largada e uma boa luta com o Lewis na primeira volta, depois tentamos fazer nosso próprio ritmo. Estávamos empurrando um ao outro porque no final da corrida os pneus estavam queimando muito, então tivemos que lidar com isso até o fim. Mesmo assim, feliz por ter conquistado três pontos. Parece um pouco engraçado ouvir que você marcou uma pole position, mas de qualquer maneira, vamos aceitar. Acho que amanhã será uma batalha muito excitante e empolgante”, analisou Max Verstappen.

Fórmula 1: Lewis Hamilton inaugura a pole da corrida sprint

Piloto britânico supera o líder Verstappen no classificatório em sua casa e larga em primeiro na novidade do fim de semana

Divulgação/Fórmula 1

O britânico Lewis Hamilton deu uma volta de qualificação sensacional para brilhar em Silverstone, uma de suas casas na Inglaterra, e garantir que ele iniciará a primeira corrida sprint da Fórmula 1 na pole position, à frente do principal rival pelo título da temporada, o holandês Max Verstappen. Essa sessão classificatória histórica de sexta-feira, 16, definiu o grid para a prova curta no sábado, 17, às 12h30 (de Brasília). O resultado desta atividade apontará o posicionamento dos pilotos na larga para o GP da Grã-Bretanha de domingo, 18, às 11 horas.

 

A disputa pela P1 foi eletrizante, apenas com pneus macios, de acordo com o regulamento deste experimento de final de semana – o novo formato de qualificação da F-1 está em teste. A Mercedes pode ter conseguido as nove últimas pole position em Silverstone, mas Verstappen disparou o primeiro tiro para a Red Bull, superando a Q1 (primeira parte do classificatório) com 0,035s à frente de Hamilton.

 

O britânico se recuperou no Q2 e seu tempo foi quase meio segundo mais rápido do que o do holandês. Isso deixou a multidão de 90 nil pessoas salivando para o Q3 no fim de tarde das East Midlands. Então no segmento final, Hamilton foi o mais rápido em sua primeira tentativa de P1, com 1min26s134. Na última volta, o piloto da Mercedes foi mais veloz em dois setores, mas não conseguiu melhorar o seu tempo anterior. O público foi ao delírio quando Verstappen passou a bandeira quadriculada a 0,075s de Hamilton, que garantiu o primeiro lugar.

 

Emocionado com a reação das arquibancadas, um Hamilton quase afônico vibrou com o resultado e com a volta do público a Silverstone, após as flexibilizações das restrições por causa da pandemia do novo coronavírus no Reino Unido. “Há um ano que sentimos falta disso. Eu perdi minha voz um pouco. Estou muito grato por ver todos aqui. Sentimos sua falta por um ano inteiro, então vir para o Grande Prêmio de Silverstone e ter uma multidão como esta, você vê a energia e, quando eu estava entrando nisso, eu estava esperançoso de que, com o ótimo trabalho que fizemos juntos na equipe, mais a energia da torcida, isso nos levaria lá (no P1). Acho que isso se deve aos fãs”, avaliou o britânico da Mercedes.

 

Os bólidos da F-1 voltam para a pista às 8 horas de sábado, no segundo treino livre, com duração de 60 minutos, antes da corrida sprint, que terá 17 voltas – cerca de um terço da normal – sem obrigação de parada nos boxes. Para a primeira atividade do dia, as equipes terão direito a um jogo de pneus de livre escolha, enquanto na prova classificatória o número aumenta para dois conjuntos.

O modelo de 2022 com as envelopagens atuais

Fotos: Divulgação/Fórmula 1

Fórmula 1: GP britânico chega com novidades

Mudança no formato da classificação ao grid e apresentação do carro de 2022 são atrações em Silverstone antes da prova de domingo

Fotos: Divulgação/Fórmula 1

A décima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 entra para a história antes mesmo de os motores roncarem e de ter um vencedor. O GP da Grã-Bretanha, neste fim de semana de 16 a 18 de julho, em Silverstone, terá um novo formato de classificação, ainda como teste. Além disso, a Liberty Media, dona da F-1, apresentou nessa quinta-feira, 15, o modelo do carro da próxima edição do campeonato, em 2022.

 

Diferente do que pilotos, equipes e torcedores estão acostumados, o primeiro dia de atividades de pista da etapa britânica, nesta sexta, 16, terá o primeiro treino livre, às 10h30 (de Brasília), seguido do classificatório para o grid, a partir das 14 horas. Esta segunda atividade definirá as posições de larga da principal novidade, a sprint, uma corrida curta, com um terço de duração da normal e que será no sábado, 17, às 12h30.

 

O resultado da corrida sprint apontará o grid de larga da prova propriamente dita, que está agenda para domingo, 18, às 11 horas. Ainda no sábado, o segundo treino livre será a terceira atividade de pista, a partir das 8 horas. O novo formato da programação da F-1 será repetido em pelo menos outras duas etapas: na Itália, dia 12 de setembro, e provavelmente no Brasil, em 7 de novembro.

 

Novo carro para mais competitividade

As novidades da programação da Fórmula 1 em Silverstone foram antecedidas por outra nessa quinta, 15: o carro para 2022. Os organizadores da principal categoria do automobilismo mundial encomendaram aos engenheiros mudanças aerodinâmicas que a tornem mais competitividade e equilibrada.

 

O novo carro já deveria estar nas pistas na atual temporada, mas a pandemia do novo coronavírus colocou a ideia no molho, o que, por outro lado, deu tempo para mais estudos e melhoramentos do modelo. Em 2022, o bólido da F-1 ganhará novas asas dianteira e traseira, calotas nas rodas e pneus da frente com aro 18 e aletas.

 

A organização da Fórmula 1 está de olho na flexibilização e até no fim das muitas restrições ao público provocadas pela pandemia em todo o mundo, com o objetivo de angariar mais apreciadores. Assim, a Liberty Media deve investir em uma nova etapa nos Estados Unidos, onde a F-1 a concorrência fortíssima de fórmula Indy e Nascar. O retorno da categoria à África do Sul também está na mira – a última visita ao continente africano foi naquele país em 1993, no circuito de Kyalami.


Stock Car: Vitórias cheias de gás na etapa de Cascavel

Thiago Camilo, da Ipiranga, e Átila Abreu, da Shell, vencem na quinta rodada dupla da temporada da Pro Series

Duda Bairros/Stock Car

Duas provas eletrizantes fizeram a quinta etapa da Stock Car Pro Series neste domingo, 11, em Cascavel (PR). A primeira com domínio absoluto do Toyota Corolla do pole position Thiago Camilo, da Ipiranga Racing, que de quebra teve seu parceiro de equipe, Cesar Ramos, na segunda posição. E a segunda com uma vitória muito batalhada por Átila Abreu, da Shell V-Power, que conduziu seu Chevrolet Cruze sob forte pressão nas voltas finais, assediado pelo Corolla de Ricardo Zonta, da RCM Motorsport. Mas o maior pontuador do final de semana foi o paranaense Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), que somou mais pontos e levou o troféu Claro 5G Man of the Race.

 

Com dois terceiros lugares, Casagrande agora soma 156 pontos, quatro a menos que o líder Daniel Serra (Eurofarma-RC). A terceira posição é de Ramos, com 143 pontos, seguido por Zonta, 141; Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 128; e Abreu (127). No campeonato de equipes, a Eurofarma-RC (de Serrinha e o atual campeão Ricardo Maurício) lidera com 273 pontos. A seguir estão a Ipiranga Racing (Camilo e Ramos), com 255, e a RCM Motorsport (Zonta e Bruno Baptista), com 249. A Shell V-Power, do vencedor Abreu e de Galid Osman, ocupa o sétimo lugar, com 169 pontos.

 

A vitória de Camilo reforça um currículo já bastante premiado. O primeiro lugar em Cascavel foi a 33ª vitória e o 71º pódio do piloto, que também soma 26 poles e 31 melhores voltas na categoria – incluindo a pole e melhor volta que registrou neste domingo. “A gente veio de uma etapa muito complicada no Velocitta. E a gente recuperou a confiança de um bom trabalho, não só pela minha vitória, mas pela dobradinha da equipe. Feliz pelo trabalho dos mecânicos e engenheiros”, disse Camilo. “E agora é pensar para frente. Curitiba foi uma pista onde a gente fez pole e venceu no ano passado, então vamos trabalhar bastante para continuar com o desempenho daqui, pois a gente tem chances de recuperar bem no campeonato”, resumiu o piloto, referindo-se à sexta etapa, no circuito paranaense, no dia 1º de agosto.

 

Assim como Camilo, Átila Abreu registrou sua terceira vitória em Cascavel, acumulando agora 16 primeiros lugares e 43 pódios na carreira. “Eu estou muito emocionado, até chorei dentro do carro. Ano passado foi difícil, pois pela primeira vez em uma temporada não tive um pódio na Stock”, destacou o vencedor da segunda corrida. “Até o warm up, hoje de manhã, a gente não tinha carro para a vitória. Fiz uma boa corrida 1 e, na corrida 2, pensei em batalhar pelo pódio. A entrada do safety car na segunda prova me ajudou, pois diminuiu o quanto eu precisava de combustível. Quero agradecer a todo mundo da nossa equipe, que é um projeto novo na minha vida profissional”, disse Abreu após a vitória.

 

Aos 26 anos, Casagrande passa a somar 21 pódios com os dois terceiros lugares conquistados em Cascavel. “Eu cheguei aqui pesando em pontuar ao máximo nas duas provas, o importante era pensar no campeonato”, disse ele. “Foi importante chegar na frente do Daniel (Serra) nas duas provas, pois assim eu reduzi em 11 pontos a vantagem que ele tinha. Claro que tem muito mais gente brigando pelo título, mas no momento ele é o líder e então era o parâmetro do momento. Vou para Curitiba agora pensando em manter essa performance, o que é muito difícil, mas a gente vai tentar”, completou o vice-líder da classificação, referindo-se à próxima etapa da Stock Car.

Com informações do site da Stock Car Pro Series

Próximas etapas:

1º/8 - GP de Curitiba 1 - Pinhais (PR)

11/8 - GP de Curitiba 2 - Pinhais (PR)

19/9 - GP de Santa Cruz do Sul (RS)

23/10 - GP de Velocitta 3 - Mogi Guaçu (SP)

24/10 - GP de Velocitta 4 - Mogi Guaçu (SP)

21/11 - GP de Goiânia 2 (GO)

12/12 - GP de Brasília (DF)


Etapas anteriores:

25/4 - GP de Goiânia 1 (GO)

16/5 - GP de Interlagos - São Paulo (SP)

19/6 - GP de Velocitta 1 - Mogi Guaçu (SP)

20/6 - GP de Velocitta 2 - Mogi Guaçu (SP)

11/7 - GP de Cascavel (PR)

Corrida 01

1º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – 28 voltas em 31min29s964

2º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 1s113

3º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) – a 4s186

4º - Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze) – a 5s355

5º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) – a 6s206

6º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 8s276

7º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 10s037

8º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 11s479

9º - Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet Cruze) – a 17s311

10º - Bruno Baptista (RCM Competições/Toyota Corolla) – a 19s462

11º - Beto Monteiro (Crown Racing/Chevrolet Cruze) – a 21s707

12º - Gustavo Frigotto (RKL Competições/Chevrolet Cruze) – a 33s012

13º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 35s536

14º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 40s682

15º - Guga Lima (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) – a 51s875

16º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) – a 1 volta

17º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 1 volta

18º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) – a 1 volta

19º - Dudu Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) – a 1 volta

20º - Pedro Cardoso (KTF Racing/Chevrolet Cruze) – a 1 volta

21º - Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 1 volta

22º - Christian Hahn (Blau Motorsport II/Chevrolet Cruze) – a 1 volta

23º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) – a 2 voltas

24º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – a 2 voltas

25º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 2 voltas

26º - Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze) – a 2 voltas

27º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – a 2 voltas

28º - Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 6 voltas

Não completaram

Gaetano Di Mauro (KTF Racing/Chevrolet Cruze)

Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze)

Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Toyota Corolla)

Nelson Piquet Jr. (MX Piquet Sports/Toyota Corolla)

 

Corrida 2

1º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – 25 voltas em 31min25s779

2º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 1s383

3º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) – a 3s945

4º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 4s625

5º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – a 7s727

6º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 9s280

7º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 10s692

8º - Gaetano di Mauro (KTF Racing/Chevrolet Cruze) – a 11s351

9º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 11s673

10º - Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) – a 12s818

11º - Daniel Serra (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze) – a 14s188

12º - Ricardo Maurício (Eurofarma-RC/Chevrolet Cruze) – a 15s017

13º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) – a 15s242

14º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) – a 20s176

15º - Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 20s398

16º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 21s533

17º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) – a 21s704

18º - Christian Hahn (Blau Motorsport II/Chevrolet Cruze) – a 22s077

19º - Nelson Piquet Jr. (MX Piquet Sports/Toyota Corolla) – a 22s750

20º - Pedro Cardoso (KTF Racing/Chevrolet Cruze) – a 26s647

21º - Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 28s035

22º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 28s349

23º - Gustavo Frigotto (RKL Competições/Chevrolet Cruze) – a 29s180

24º - Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Toyota Corolla) – a 35s115

25º - Dudu Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) – a 36s365

26º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – a 53s627

27º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 1min02s470

28º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 2 voltas

29º - Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet Cruze) – a 3 voltas

30º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) – a 3 voltas

Não completaram

Beto Monteiro (Crown Racing/Chevrolet Cruze)

Guga Lima (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze)

 

Classificação

1º - Daniel Serra – 160 pontos

2º - Gabriel Casagrande – 156

3º - Cesar Ramos – 143

4º - Ricardo Zonta – 141

5º - Diego Nunes – 128

6º - Átila Abreu – 127

7º - Rubens Barrichello – 121

8º - Thiago Camilo – 115

9º - Bruno Baptista – 111

10º - Denis Navarro – 108

11º - Guilherme Salas – 103

12º - Allam Khodair – 89

13º - Ricardo Maurício – 81

14º - Rafael Suzuki – 75

15º - Cacá Bueno – 65

16º - Gaetano Di Mauro – 65

17º - Matías Rossi – 52

18º - Julio Campos – 50

19º - Felipe Massa – 49

20º - Galid Osman – 45

21º - Marcos Gomes – 40

22º - Lucas Foresti – 36

23º - Pedro Cardoso – 30

24º - Beto Monteiro – 30

25º - Felipe Lapenna – 28

26º - Guga Lima – 23

27º - Christian Hahn – 22

28º - Tony Kanaan – 17

29º - Gustavo Frigotto – 15

30º - Sergio Jimenez – 14

31º - Nelson Piquet Jr. – 11

32º - Tuca Antoniazi – 4

33º - Max Wilson – 0

Stock Car: Barrichello e Zonta vencem corridas da quarta etapa

Ex-pilotos da Fórmula 1 deram show no Velocitta na tarde de domingo. Próxima rodada dupla será em Cascavel

Duda Bairros/Vicar/Stock Car

Rubens Barrichello e Ricardo Zonta venceram as corridas da quarta etapa da temporada da Stock Car Pro Series, disputadas no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), na tarde de domingo, 20. Os dois pilotos largaram da pole position em suas corridas e se mantiveram na primeira colocação ao longo dos 30 minutos de prova. O piloto da Full Time chegou a segunda vitória no ano, enquanto o paranaense da RCM triunfou pela primeira vez.

 

Ambos se destacaram ao longo do final de semana, que contou com duas rodadas duplas. Barrichello herdou a vitória da corrida 2 do sábado após punição a Lucas Foresti, que havia cruzada a linha de chegada em primeiro lugar, mas violou o uso do botão de ultrapassagem. Domingo, o ex-piloto da Ferrari foi o Man of The Race Claro 5G e teve a melhor volta Motorola. “Estou muito feliz com tudo o que aconteceu, pois foram semanas de trabalho na oficina na tentativa de melhora do carro. E o carro se comportou muito bem”, comemorou Rubinho, que quer se colocar na disputa pelo título.

 

“Eu fiz 50 pontos, mais as poles, então estou muito feliz. A gente chegando aos seis primeiros, a gente volta a carregar peso, pelo regulamento. E que alegria voltar a carregar peso. Pois a gente quer lutar por esse campeonato”, completou o campeão da temporada de 2014, em entrevista depois da tradicional sambadinha no pódio dos vencedores.

 

Zonta, por sua vez, teve dois segundos lugares no sábado – um deles depois da punição a Forestri – e conquistou o primeiro lugar na corrida 2 de domingo, celebrando o desempenho ao longo do fim de semana no Velocitta. “A gente somou bons pontos aqui. Estou bastante feliz. A equipe, a estratégia e o pit stop foram muito legais. E vamos lutar pelo campeonato, que é o objetivo”, disse o paranaense, que focou na segunda corrida após uma largada ruim na primeira prova.

 

“Eu larguei mal na primeira bateria. Me posicionei por fora, depois peguei sujeira, perdi umas seis posições na primeira volta. Uma pena, pois o carro estava bem acertado. E como aqui é difícil passar com o botão de ultrapassagem, não tinha o que fazer. Os carros da frente são bem rápidos também. Então a gente mudou a estratégia, pensando na segunda corrida, e deu a vitória”, completou o ex-piloto da Fórmula 1. A próxima etapa da Stock Car Pro Series será em 11 de julho no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR).

Com informações do site da Stock Car Pro Series

Corrida 1

1º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) - 20 voltas

2º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 2s428

3º - Gabriel Casagrande (A. Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 4s094

4º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 5s135

5º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 13s058

6º - Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 15s765

7º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 18s693

8º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 20s823

9º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 26s263

10º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) - a 26s814

11º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 27s957

12º - Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 38s944

13º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 39s548

14º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 39s968

15º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 41s195

16º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - a 48s449

17º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 1min10s958

18º - Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - a 1min27s892

19º - Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 1min33s687

20º - Gustavo Frigotto (RKL Competições/Chevrolet Cruze) - a 1min34s226

21º - Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 1 volta

22º - Pedro Cardoso (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 1 volta

23º - Nelson Piquet Jr. (MX Piquet Sports/Toyota Corolla) - a 1 volta

24º - Guga Lima (A. Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 1 volta

25º - Beto Monteiro (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 1 volta

26º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) - a 2 voltas

27º - Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 3 voltas

Não completaram

Christian Hahn (Blau Motorsport 2/Chevrolet Cruze)

Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet Cruze)

Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze)

Bruno Baptista (RCM Competições/Toyota Corolla)

 

Corrida 2

1º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla) - 20 voltas

2º - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 4s189

3º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) - a 5s399

4º - Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 7s436

5º - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 7s680

6º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 9s911

7º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 11s136

8º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 13s624

9º - Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) - a 14s183

10º - Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla) - a 16s719

11º - Beto Monteiro (Crown Racing/Chevrolet Cruze) - a 17s288

12º - Guga Lima (A. Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) - a 18s792

13º - Gabriel Casagrande (A. Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) a 23s071

14º - Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 24s206

15º - Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) - a 24s581

16º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) - a 27s633

17º - Pedro Cardoso (KTF Sports/Chevrolet Cruze) - a 27s870

18º - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) - a 33s783

19º - Christian Hahn (Blau Motorsport 2/Chevrolet Cruze) - a 45s379

20º - Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) - a 50s488

21º - Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) - a 1min14s645

22º - Tuca Antoniazi (Hot Car/Chevrolet Cruze) - a 2 voltas

Não completaram

Nelson Piquet Jr. (MX Piquet Sports/Toyota Corolla)

Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)

Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze)

Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla)

Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze)

Gustavo Frigotto (RKL Competições/Chevrolet Cruze)

Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze)

Felipe Lapenna (Hot Car/Chevrolet Cruze)

Stock Car: Casagrande e Foresti vencem terceira etapa no Velocitta

Jogo de estratégias gera boas provas no circuito do interior paulista, que tem nova rodada dupla no domingo

Duda Bairros/Vicar/Stock Car

Gabriel Casagrande, da A. Mattheis-Vogel, e Lucas Foresti, da KTF Sports, foram os vencedores da terceira etapa da temporada 2021 da Stock Car Pro Series, disputada na tarde desse sábado, 19, no Circuito Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Os pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro voltam para a pista do interior paulista neste domingo, às 9h10, para o treino classificatório da quarta rodada dupla, cuja primeira largada será às 13h10.

 

Na corrida 1 desse sábado, Casagrande partiu do terceiro lugar do grid, pulou para segundo logo na largada e depois de perseguir o pole position Ricardo Zonta conseguiu superar o piloto curitibano para assumir a ponta, que chegou a escapar das suas mãos após a parada obrigatória nos boxes. Com ritmo mais forte, Casagrande conseguiu mais uma vez superar Zonta e cruzar a linha de chegada na primeira posição. Thiago Camilo foi o terceiro colocado.

 

Na corrida 2, Guilherme Salas largou da ponta e seguiu líder durante a primeira parte da corrida, mas perdeu muito tempo no box da KTF e algumas posições na pista. Lucas Foresti, que havia largado em 17º, se segurou ao máximo na pista, foi o último a parar nos boxes e conseguiu voltar na ponta. Na parte final, foi ameaçado por Rubens Barrichello, mas abriu boa vantagem e venceu pela primeira vez de maneira oficial – uma vitória de 2015 lhe foi retirada pelo tribunal desportivo. Rubinho terminou em segundo e Zonta em terceiro.

Com informações do site da Stock Car Pro Series

Duda Bairros/Vicar/Stock Car

Corrida 1

1 - Gabriel Casagrande (A. Mattheis-Vogel Motorsport/Cruze) 
2 - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla) a 0.442
3 - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 2.218
4 - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla) a 3.601
5 - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 12.187
6 - Rafael Suzuki (Full Time-Bassani/Corolla) a 14.983
7 - Daniel Serra (Eurofarma RC/Cruze) a 16.269
8 - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 16.816
9 - Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 17.440
10 - Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze) a 18.211
11 - Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 19.262
12 - Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla) a 26.897
13 - Ricardo Mauricio (Eurofarma RC/Cruze) a 37.263
14 - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 37.960
15 - Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze) a 49.618
16 - Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla) a 1:12.337
17 - Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze) a 1:28.386
18 - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze) a 1:28.746
19 - Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze) a 1:33.745
20 - Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 1:38.802
21 - Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 1 volta
22 - Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla) a 1 volta
23 - Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze) a 2 voltas
24 - Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze) a 3 voltas
25 - Guga Lima (A. Mattheis-Vogel Motorsport/Cruze) a 3 voltas
26 - Christian Hahn (Blau Motorsport 2/Cruze) a 4 voltas
27 - Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 10 voltas
28 - Nelson Piquet Junior (MX Piquet Sports/Corolla) a 11 voltas
29 - Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 11 voltas
30 - Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 14 voltas
31 - Galid Osman (Shell V-Power/Cruze) a 16 voltas
32 - Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 18 voltas


Corrida 2

1 - Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze)
2 - Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla) a 5.007
3 - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla) a 6.613
4 - Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze) a 7.397
5 - Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla) a 7.964
6 - Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze) a 13.714
7 - Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze) a 16.700
8 - Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze) a 18.383
9 - Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze) a 19.055
10 - Ricardo Mauricio (Eurofarma RC/Cruze) a 19.197
11 - Daniel Serra (Eurofarma RC/Cruze) a 19.782
12 - Rafael Suzuki (Full Time-Bassani/Corolla) a 20.109
13 - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla) a 20.956
14 - Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze) a 21.744
15 - Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze) a 23.355
16 - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla) a 25.193
17 - Christian Hahn (Blau Motorsport 2/Cruze) a 27.413
18 - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla) a 30.893
19 - Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze) a 43.229
20 - Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze) a 44.990
21 - Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze) a 2 voltas
22 - Nelson Piquet Junior (MX Piquet Sports/Corolla) a 2 voltas
23 - Sergio Jimenez (MX Piquet Sports/Corolla) a 13 voltas
24 - Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze) a 16 voltas
25 - Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze) a 18 voltas
26 - Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze) a 18 voltas
27 - Gabriel Casagrande (A. Mattheis-Vogel Motorsport/Cruze)
28 - Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla)
29 - Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze)
30 - Guga Lima (A. Mattheis-Vogel Motorsport/Cruze)
31 - Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze)
32 - Galid Osman (Shell V-Power/Cruze)

Share by: