Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião
Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião

PÓDI CRÊST!!!

#6 20/05/21

Até quando essas situações na Imigrante?

Hoje, por volta das 4h20 da tarde, houve um acidente neste ponto da Avenida do Imigrante que aparece no vídeo, no sentido centro/bairro. Não vou fazer juízo de valor sobre se esse canteiro ali é bonito ou não, mas esses arbustos são entrave para o trânsito. Olha a dificuldade de visão para quem pretende efetuar o retorno ali ou ingressar na Imigrante vindo da Guilherme Hackbart.


No acidente de hoje, uma motorista teve de avançar sobre a pista para conseguir fazer a leitura do tráfego, situação recorrente no local, e acabou tendo o seu veículo abalroado por outro que seguia na Imigrante no sentido centro/bairro. Eis um exemplo de riscos a que motoristas, ciclistas, cadeirantes e pedestres estão expostos nesse local. E já vi acidentes semelhantes em outras ocasiões ali mesmo.


Aí tem quem se preocupe com carros estacionados e completamente fechados, sem ocupantes e sem som eou ecom ele em volume não abusivo, e acaba o estacionamento na via sendo proibido durante a noite. E há quem pretenda essa probibição para finais de semana inteiros. Enquanto isso, o tal canteiro com plantas excessivamente inconvenientes ao trânsito oferece dificuldades ao trânsito todo dia, o dia inteiro.


Enquanto uns são restringidos em seus movimentos e até prejudicados em seus empreendimentos ou em suas interações sociais, outros fazem o que bem entendem sobre a via pública. E fica tudo por isso mesmo. É falta de senso ou de capacidade de organização e de fiscalização do uso do logradouro?

Área foi limpa pela Prefeitura

Equipe da Prefeitura de Santa Cruz do Sul efetuou nesta sexta-feira, 21, dia seguinte ao da nossa cobrança, a poda da vegetação dos canteiros da Avenida do Imigrante, a fim de oferecer a necessária visibilidade para um trânsito seguro no local. O bem-estar público agradece. Agora ficamos pela manutenção regular adequada dessa vegetação e boa educação dos usuários da via. Obrigado. (Fotos de Martim Duering)


PÓDI CRÊST!!!

#5 18/05/21

Resistência por um fio; taça por um empate

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Miguel Ángel Ramírez está na sua semana de maior pressão dentro do Internacional. O técnico espanhol não consegue emplacar o seu padrão de futebol no time colorado, até porque demanda um prazo maior do que os poucos dois meses que está no clube. A equipe começa a patinar em campo antes da metade do segundo tempo de cada jogo, reflexo de um trabalho de preparação física insatisfatório. E se o jogo for num "gramado ruim" é um "Deus nos acuda".


O Inter precisa ter nesta quinta-feira, 20, em Assunção, no Paraguai, e no domingo, 23, na Arena do Grêmio, a contundência de time vencedor que lhe costuma faltar em jogos decisivos. Fato, a bem da verdade, que já vem de tempos muito anteriores a Miguelito no comando técnico. No entanto, nvos insucessos, como os dos últimos três compromissos do Colorado, vão abreviar o chamado ciclo do espanhol no Beira-Rio.


E como ficaria se isso acontecer? Talvez um Celso Roth vem aí / Para pararara. Ou, quem sabe, el regresso de Papito. A conferir.

Já Tiago Nunes não poderia querer um começo melhor do chamado ciclo no comando técnico do Grêmio. O seu time tem 100% de aproveitamento em sete jogos, entre Gauchão e Copa Sul-Americana, praticamente já está nas oitavas de final do torneio continental e lhe basta um empate para ser campeão estadual no domingo, 23, no Gre-Nal 432.


A eliminação do Tricolor na fase preliminar da Libertadores da América, ainda sob a batuta de Renato Portaluppi, parece até ter se transformado num distante amargo passado. Entretanto, é bom não esquecê-la. Vem aí o Brasileirão, a partir do último fim de semana de maio e esta será uma competição de nível de dificuldade muito superior. Da mesma forma será com a Copa do Brasil, que chega logo depois, no dia 2 de junho.


Além disso, apesar da instabilidade do Internacional, nunca é demais lembrar as finais do Gauchão de 2011, com vitórias dos rivais por 3 a 2 como visitantes e título para o Colorado nos pênaltis. Fica a dica.

Só mais uma coisa...

De cada vez:

  • Quatro jogos e 100% de aproveitamento. Assim está o Santa Cruz na Série B do Campeonato Gaúcho, muito próximo da classificação para as quartas de final. Campanha no futebol que vai empolgando o clube para outros focos, como o aumento do seu quadro social. Os planos de associação estão na rua e os responsáveis pelo departamento social se mostram animados com a procura. Vida alegre nos Plátanos. Em frente.

Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Pâmela Silva/EC Avenida

  • Campeão da Divisão de Acesso como jogador do Avenida em 2011, Márcio Nunes está de volta ao clube dez anos depois para tentar repetir o efeito, agora na condição de técnico. Junto com a direção capitaneada pelo presidente Jair Eich e seu filho e diretor de Futebol Guilherme Eich, o ex-zagueiro trabalha na formatação do elenco de atletas e preparação do início das atividades de campo e vestiário em junho. Projeto retorno à elite está on nos Eucaliptos.
  • Ultramaratonista, divulgadora de material esportivo, empreendedora e cozinheira de mão cheia. Esta minha amiga Eliana Milioransa Cagliari é mesmo múltipla. Bem, como nem tudo pode ser perfeito, ela também é torcedora do Grêmio. Brincadeirinhaaa.
  • Pois desde segunda-feira, 17, a Eliana, também conhecida como Prima, é a primeira consulesa do Grêmio em Santa Cruz do Sul. Nesta condição, ela tratará de ações sociais e eventos dedicados primordialmente ao povo gremista. Em breve, ela estará divulgando as primeiras iniciativas do Consulado Feminino Gremista de Santa Cruz.
  • "O Grêmio vem implantando consulados femininos em todo o Estado. A ideia é fazer trabalhos sociais e também vou estar recrutando gurias para serem consulesas adjuntas na realização desses trabalhos e divulgação de eventos do Grêmio", explicou a Eliana, que manda o link do perfil do Consulado Feminino no Instagram: aqui. Então, bom trabalho!

Arquivo pessoal


PÓDI CRÊST!!!

#4 05/05/21

Darren Walsh/Chelsea FC/Getty Images

Final inglesa na Chapions League

O Chelsea jogou muito mais em Londres e venceu o Real Madrid por 2 a 0, nesta quarta-feira, 5, para agarrar a segunda vaga de finalista da Liga dos Campeões da Europa, a badalada Uefa Chapions League. Aliás, os Blues já haviam se apresentado melhor do que os oponentes no empate por 1 a 1 em Madri, uma semana antes, e a classificação foi justa.


Assim, Istambul sediará um duelo inglês no dia 29 de maio para a decisão do torneio europeu. O adversário do Chelsea foi definido na terça-feira, 4, quando o Manchester City derrotou o Paris Saint-Germain, igualmente por 2 a 0, em casa – na capital francesa também houve vitória britânica, de 2 a 1.


Esta será a terceira final de Champions da história do Chelsea e a primeira do City. Josep Guardiola, técnico da equipe de Manchester, volta à decisão continental depois de dez anos – foi campeão com o Barcelona em 2011. Thomas Tuchel, comandante do time londrino, volta ao jogo mais importante do torneio após ser vice com o PSG na temporada anterior.

Laurence Griffiths/Getty Images/Uefa

Laurence Griffiths/Getty Images/Uefa

Neil Hall/EFE/Uefa


PÓDI CRÊST!!!

#3 04/05/21

Fixa o modo "on", Miguelito!

Internacional e Olimpia reeditam uma grande semifinal de Libertadores da América, depois de 32 anos, nesta quarta-feira, 5, no Beira-Rio. Uma chance e tanto para o técnico Miguel Ángel Ramírez apertar o modo "on" do time e não tirar mais o dedo do botão.


Um mês atrás eu avisei que a torcida não costuma ser paciente com métodos de trabalho que necessitam de prazo médio ou até longo para afirmação. As contestações a Miguelito só aumentam diante da irregularidade de desempenho da equipe.


Insucessos nesta quarta, contra o time paraguaio, e principalmente no sábado, 8, no confronto com o Juventude que vale vaga na final do Gauchão, podem jogar o treinador espanhol numa situação insustentável justamente ao completar dois meses no Inter. Os dois jogos são no Beira-Rio, o que reforça o peso por vitórias e apresentações contundentes.

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Enfim, em casa

A espera vai acabar na noite desta quarta-feira: Taison vai a campo diante do Olimpia, do Paraguai. O atacante sentou no banco de reservas no jogo contra o venezuelano Táchira e não foi utilizado por Ramírez. Agora, sem Palácios, suspenso, o treinador espanhol deve escalar Taison como titular.


E é um jogo que vale muito. Cada um do quarteto do Grupo B tem três pontos ganhos, com uma vitória e uma derrota. Logo, o Inter dormirá líder isolado se vencer o Olimpia, sem necessidade de critério de desempate, pois o sempre pronto Always Ready e o Táchira se enfrentarão na quinta-feira, 6, lá nos altos de La Paz.


No sábado, Taison ficará de fora do duelo decisivo contra o Juventude porque não foi inscrito no Gauchão – o prazo para isso já havia se encerrado quando ele chegou de volta da Ucrânia. Para o Brasileirão, ele estará apto a atuar também. A estreia do Colorado será diante do Sport Recife no fim de maio, no Beira-Rio.

Secretário Danrlei de Deus em campo

As idas e vindas de clubes e entidades esportivas ao longo da pandemia do novo coronavírus ganham um novo interlocutor a partir deste mês no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite (PSDB) convocou o deputado federal e ex-goleiro Danrlei de Deus Hinterholz (PSD) para o seu secretariado.


O ídolo gremista passa a comandar da Secretaria do Esporte e Lazer. “Assumo esse importante desafio com a coragem e a determinação que sempre encarei cada tarefa que me foi confiada, pois estou lutando por uma causa que representa, para mim, uma missão de vida. Entendo a prática de esporte como forma de promoção da saúde física e mental, além de considerá-la um poderoso instrumento de inclusão social e desenvolvimento da cidadania. E a pandemia tornou ainda mais evidente a importância do esporte na vida de todos nós”, afirmou Danrlei.


Então, agarra firme aí, Danrlei! Tem muita gente boa nos esportes de alto rendimento esperando com enorme paciência que as coisas voltem para os trilhos. Com todos os devidos cuidados, é claro.

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Só mais uma coisa...

De cada vez:

  • Por falar em valorização do esporte, a vereadora Nicole Weber (PTB) propõe uma lei que iguale as premiações a homens e mulheres atletas em Santa Cruz do Sul. A regra valeria para competições em que haja recurso municipal envolvido, o que significa não apenas dinheiro e sim também equipamentos e instalações da Prefeitura.
  • Ainda sobre a equipe de Eduardo Leite (PSDB), correligionários dele se queixam da baixa inserção de tucanos no governo. Principalmente os de Santa Cruz e região. Cuidado com o fogo amigo!
  • Leite aliás já se ensaiou a uma candidatura a presidente da República em 2022. Por causa da pandemia, sinais exteriores mais fortes dessa tendência só devem começar a aparecer no fim deste ano.
  • Já o atual PR começa a sentir turbulências mais poderosas com o passar das semanas. Está na mira de uma CPI e vê a sua aliança com o Centrão sendo ameaçada pelo seu principal provável oponente, Lula, que se inclina para o lado dos antigos parceiros de governo. O cenário vai ficando bem interessante.

PÓDI CRÊST!!!

#2 23/04/21

Flexibiliza a Imigra sim

A proibição de estacionamento na Avenida do Imigrante é absurda sim, como classificou o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul, Ilário Keller (PP), e deve ser extinta, sendo trocada por outra regra para o local, como sugeriu o vereador Edson Azeredo (PP), que substituiu Henrique Hermany na reunião do Legislativo na última segunda-feira, 19. É óbvio que pessoas bem ajuizadas não desejam ver a rua tomada por baderneiros e poluição sonora, mas a norma proibitiva em vigor causa injustiça e prejuízos a comerciantes e moradores da região.

 

Muito cômodo impor a proibição de estacionamento nos dois lados da rua de 600 metros em vez de coibir a produção da poluição e de punir quem a faz. Enquanto isso, moradores e seus visitantes, assim como comerciantes e seus fornecedores e clientes, ficam privados de utilizar o bem público. Que perigo veículo estacionados, fechados e sem ocupantes podem provocar ao sossego alheio?

 

Da mesma forma que a baderna, esta situação extrema de proibir o estacionamento é inadmissível. Além de ser uma péssima referência em plena zona de convivência de uma cidade que se pretende turística. É recorrente acontecer de algum desavisado estacionar na Imigrante antes do período proibitivo e horas mais tarde não encontrar o veículo no mesmo local porque ele foi guinchado. Uma “pegadinha” bem estúpida e cara.

 

Já que os dois vereadores concordam que a proibição do estacionamento na Imigrante é um absurdo, que tal fazer alguma coisa prática? Provoquem o Executivo a sair debaixo do cobertor e modificar a situação, dando uma solução equilibrada aos interesses de todos os envolvidos e não apenas aos de uma meia dúzia, que são legítimos, porém não únicos e supremos.

Conversando a gente se entende

Se falta conversa no caso do estacionamento da Avenida do Imigrante, para avançar na proteção dos direitos e na defesa das mulheres houve entendimento. A prefeita Helena Hermany (PP) e a vereadora Nicole Weber (PTB) conversaram e chegaram a um mesmo termo quanto ao projeto de lei Encontro Seguro, de iniciativa da parlamentar santa-cruzense.

 

A prefeita vetou a proposta original da vereadora, aprovada por unanimidade na Câmara, que previa que bares, restaurantes e similares prestassem auxílio a mulheres em situação de risco durante encontros nesses locais. Agora, nesta quinta-feira, 22, Helena remeteu ao Legislativo uma nova versão da ideia: orientar os estabelecimentos, inclusive de outros segmentos, a divulgar material informativo para que as mulheres procurem a rede de proteção do município quando sentirem necessidade. Cada local que aderir ao plano deve receber um selo de reconhecimento do Executivo.

 

Nicole preferia ver a sua ideia original na forma de lei, mas superou o desgosto pelo veto por meio do entendimento com Helena. “Sem a obrigatoriedade da ação, esperamos que os estabelecimentos tenham consciência para aderir à Lei por vontade própria, e que entendam como esse pequeno gesto pode fazer diferença na prevenção de estupros e outras violências”, destacou a vereadora. Fica o apelo dela e também a dica: é conversando que a gente se entende.

Só mais uma coisa...

De cada vez:

  • Por todo o Brasil se multiplicam pedidos de inclusão de categorias profissionais em prioridades de vacinação e/ou em classificação de atividades essenciais. Nada contra as proposições ou quem quer que sejam os autores delas, mas isso mostra a falta de visão e orientação central sobre os assuntos.
  • Por falar em vacinação, a Prefeitura de Santa Cruz retoma as aplicações em pessoas de 61 anos de idade ou mais neste sábado, 24, das 8 às 17 horas, no Parque da Oktoberfest e naquelas que estão acamadas. Quem estiver nesta faixa etária, procure a vacina. O blogueiro ainda vai ficar mais um bom tempo na espera, mas não deixará de receber a sua dose.
  • Por falar em dose, a de paciência do torcedor colorado com o técnico Miguel Ángel Ramírez anda encolhendo cada vez mais. Já falei aqui outro dia que o método do espanhol não se materializa num estalar de dedos, precisa de um tempo – médio ou até longo – que torcedores brasileiros não costumam conceder. De outra banda, esse tal método também não pode ser imutável, contrário a adaptações. Fica esperto, Miguelito!
  • Tiago Nunes foi muito bem no Athletico Paranaense – campeão das Copas Sul-Americana e do Brasil – e nem tanto no Corinthians, de onde saiu em setembro de 2020. De lá para cá, ficou só na observação dos acontecimentos, avaliando algumas propostas daqui e dali. Agora entrou em acordo com o Grêmio e assinou compromisso para dirigir o time até o final de 22. Já mostrou que é capaz de conduzir um bom trabalho. Então, que tenha confiança – própria e dos gremistas – para outra vez comprovar isso.
  • O governo dispensou a inútil regra que impedia a realização de jogos de futebol profissional antes das 20 horas no Rio Grande do Sul. Inútil sim, porque partiu de uma suposta possibilidade de aglomerações de torcedores em horários mais cedo, uma tremenda besteira, pois a turma se reúne quando quer sem cerimônia, pela manhã ou à tarde ou à noite.
  • A Federação Gaúcha de Futebol definiu o começo da Segunda Divisão para 2 de maio. Agora é bola para frente, ainda sem público. O FC Santa Cruz está pronto à espera da campanha inicial contra Sapucaiense, Nova Prata, União Harmonia e Novo Horizonte. Três dos cinco times avançam para a etapa seguinte. Ah, e o Galo espera também a definição sobre a Recopa Gaúcha, que será contra o Grêmio.

PÓDI CRÊST!!!

#1 16/04/21

Taison e Inter oficializam acordo

Depois de 11 anos, o bom filho a casa torna. O atacante Taison foi oficializado como reforço do Internacional na tarde desta sexta-feira, 16, por meio de publicação no site do clube e nos seus perfis nas redes sociais. O jogador escreveu em sua conta no Twitter que "palavra é palavra", em alusão aos ensaios que fez nos últimos anos para retornar ao lugar que o projetou para o futebol.


O Colorado informou que o acordo com Taison prevê um contrato para duas temporadas, sem, é claro, revelar valores. A apresentação oficial do reforço será na semana que vem, quando Taison estará de volta ao Brasil após se despedir do Shakhtar Dontesk, da Ucrânia, clube onde tornou-se ídolo da torcida.


Descoberto no Progresso, de Pelotas, Taison chegou ao Internacional em 2008, acumulando os títulos de campeão da Libertadores da América 2010, Copa Sul-Americana 2009, Copa Suruga 2009 e bicampeão gaúcho (2008 e 2009). Em 2010, transferiu-se para o Metalist, da Ucrânia, e nas últimas nove temporadas esteve no Shakhtar.


Taison integrou a seleção brasileira principal de 2016 a 2018. O técnico Tite inclusive o levou para disputa da Copa do Mundo Rússia 2018, onde o Brasil foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final.

  • Torcedores colorados já sonhavam com Taison no ataque titular na Libertadores da América. E os palpites de companhia para ele se multiplicam. Tem Taison, Thiago Galhardo e Carlos Palácios. Tem Taison, Yuri Alberto e Palácios. Tem Palácios, Paolo Guerrero e Taison. E por aí vai.
  • As alternativas são várias e muito boas. O caso vai ser acertar, e bem, a engrenagem de abastecimento ao ataque de Taison e Cia., sem descuidar da estruturação defensiva.
  • Trabalho para o espanhol Miguelito Ramírez e sua turma. E trabalho para solucionar logo, pois a cobrança por títulos é implacável.
  • Confere o Taison no vídeo do Instagram aí abaixo.

Cidadãos na tribuna

  • A instituição da Tribuna Popular na Câmara de Municipal de Santa Cruz do Sul é uma ideia que merece apoio. Ela foi proposta pelo vereador Leonel Garibaldi, do Novo, e prevê a participação de até dois cidadãos moradores de Santa Cruz antes de cada sessão ordinária do Legislativo. Haveria prazo de inscrição de interessados e cada pessoa poderia utilizar até 5 minutos para sua manifestação a respeito de tema relativo ao município.
  • Penso que esse tempo de pronunciamento poderia ser de até 10 minutos. Que tal?
  • O deferimento ou não de cada inscrição caberia ao presidente da Câmara, responsável também por observar que o participante se manifeste de acordo com as mesmas regras de conduta determinadas aos vereadores. Ou seja, a Tribuna Popular não deve ser lugar para discursos grosseiros, ofensivos, sem educação.
  • Aliás, o próprio vereador proponente se comprometeu a pedir a extinção da Tribuna Popular caso ela não seja aproveitada de forma propositiva após um ano. Tomara que a ideia seja aprovada e que não seja necessário abandoná-la ali adiante.

Pra frentex

  • A 18ª legislatura da Câmara de Santa Cruz começou animada com a criação de quatro frentes parlamentares, grupos suprapartidários dedicados a debater e propor ações sobre temas específicos. Estão em andamento as seguintes:
  • Frente Parlamentar pela Desburocratização (seis integrantes): Rodrigo Rabuske (PTB) - presidente -, Leonel Garibaldi (novo) - secretário, Cleber Pereira (DEM), Daiton Mergen (MDB), Nicole Weber (PTB) e Sérgio Moraes (PTB);
  • Frente Parlamentar dos Direitos dos Animais (três): Bruna Molz (Republicanos) - presidente -, Raul Fritsch (Republicanos) - secretário - e Gerson Luís Trevisan (PSDB);
  • Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher (quatro): Nicole Weber (PTB) - presidente -, Bruna Molz (Republicanos) - secretária -, Rodrigo Rabuske (PTB) e Alberto Heck (PT);
  • Frente Parlamentar de Defesa da Corsan Pública (cinco): Alberto João Heck (PT) - presidente -, Bruno Faller (PDT) - secretário -, Jair Eich (PP), Henrique Hermany (PP) e Cleber Pereira (DEM).
  • Bom trabalho a todos!




Share by: