Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião
Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião

Grêmio: Renato deixa o comando técnico

Novo treinador será anunciado até o começo da próxima semana, antes da estreia na Copa Sul-Americana

Renato Portaluppi não é mais o técnico do Grêmio. A saída foi acertada em reunião com a direção do clube na manhã desta quinta-feira, 15, e confirmada no meio da tarde de forma oficial em vídeo do presidente Romildo Bolzan divulgado durante a tarde. Na noite anterior, o Tricolor foi eliminado na fase preliminar da Copa Libertadores da América pelo Independiente del Valle, que venceu por 2 a 1, de virada, na Arena, em Porto Alegre, repetindo a história do primeiro confronto entre as equipes, no dia 9, em Assunção, no Paraguai.

 

Os dois jogos diante do time equatoriano ocorreram sem a presença de Renato, que foi acometido pela covid-19 e permanece em isolamento domiciliar. O fim antecipado do vínculo com o Grêmio, que iria até o final da atual temporada, encerra o período mais longevo de um treinador de grande clube brasileiro nos últimos tempos. Renato estava no Tricolor desde setembro de 2016, quando assumiu no lugar de Roger Machado, que dirige o Fluminense, mas já é um dos nomes cotados para a equipe gaúcha.

 

Estes quatro anos e sete meses foram a terceira passagem de Renato no comando técnico do Grêmio. Nesse período, o clube conquistou a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017, a Recopa Sul-Americana de 2018, a Recopa Gaúcha de 2019 e as três últimas edições do Gauchão – de 2018 a 2020. O bom desempenho nas competições e a sua história no clube como atleta e treinador também renderam ao ídolo uma estátua no estádio tricolor.

 

Além das conquistas, o Grêmio de Renato revelou jogadores como Pedro Rocha, Arthur, Everton Cebolinha, Pepê e Jean Pyerre, bem como deu evidência aos experientes Douglas, Maicon, Thiago Neves e Diego Souza. Contudo, Renato não escapou de cobranças por poupar seus principais atletas em jogos do Brasileirão para privilegiar compromissos da Libertadores da América, estratégia sem sucesso nos últimos anos. O baixo rendimento na reta final do campeonato nacional de 2020, nos primeiros meses de 2021, reforçou as contestações ao trabalho do treinador, que agora deixa o clube junto com os auxiliares Alexandre Mendes e Victor Hugo Signorelli.

 

Nos dois próximos compromissos, contra Caxias, sexta, 16, em Caxias do Sul, e Novo Hamburgo, domingo, 18, em Porto Alegre, ambos às 20 horas e pelo Gauchão, o Grêmio será orientado por Thiago Gomes, técnico da base. O novo treinador será anunciado até o começo da semana que vem, antes da estreia gremista na Copa Sul-Americana diante de La Equidad, da Colômbia, na Arena, quinta, 22, às 19h15.

Veja o vídeo do presidente Romildo Bolzan

Share by: