Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião
Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião

Conmebol define os grupos da Libertadores da América 2021

Internacional subirá a 4.090 m de altitude e Grêmio deve ter o atual campeão Palmeiras pela frente

Um sorteio definiu os grupos da Copa Libertadores da América 2021 na tarde desta sexta-feira, 9, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai. O Internacional, vice-campeão brasileiro de 2020, entrou no B, junto com Olimpia (Paraguai), Deportivo Táchira (Venezuela) e Always Ready (Bolívia). O Grêmio, se passar pelo Independiente del Valle (Equador) na fase preliminar, vai para a Chave A, onde encontrará Palmeiras, atual campeão continental, Defensa y Justicia (Argentina) e Universitario (Peru).



Grupo A: Palmeiras (BRA), Defensa y Justicia (ARG), Universitario (PER) e Grêmio (BRA) ou Independiente del Valle (EQU)

Grupo B: Olimpia (PAR), Internacional (BRA), Deportivo Táchira (VEN) e Always Ready (BOL)

Grupo C: Boca Juniors (ARG), Barcelona (EQU), The Strongest (BOL) e San Lorenzo (ARG) ou Santos (BRA)

Grupo D: River Plate (ARG), Independiente Santa Fe (COL), Fluminense (BRA) e Bolivar (BOL) ou Junior Barranquilla (COL)

Grupo E: São Paulo (BRA), Racing (ARG), Sporting Cristal (PER) e Rentistas (URU)

Grupo F: Nacional (URU), Universidad Católica (CHI), Argentino Juniors (ARG) e Atlético Nacional (COL) ou Libertad (PAR)

Grupo G: Flamengo (BRA), LDU (EQU), Vélez Sarsfield (ARG) e Unión La Calera (CHI)

Grupo H: Cerro Porteño (PAR), Atlético-MG (BRA), América de Cali (COL) e Deportivo La Guaíra (VEN)

Tá barbada para o Colorado?

Ao menos em tese, o Internacional ingressou num grupo considerado fácil. Em tese. O paraguaio Olimpia é cabeça de chave e possui 42 participações no principal torneio continental, com três títulos: 1979, 1990 e 2002. O venezuelano Táchira aparece como figurante – sua melhor campanha foi em 2004, quando caiu nas quartas de final para o São Paulo –, e chega pela 22ª vez à competição, após três anos de ausência.

 

O desconhecido Always Ready esteve na Libertadores apenas em 1968, quando encarou o compatriota Jorge Wilstermann e os peruanos Universitario e Sporting Cristal no Grupo 2, sem vitória – no único empate, justamente contra o rival boliviano, perdeu os pontos por uso irregular de um atleta. Contudo, o time da capital La Paz costuma mandar seus jogos em El Alto, cidade a 4.090 metros acima do nível do mar, a maior altitude do torneio sul-americano.

Grêmio ainda depende de vaga

O sorteio da Conmebol já desenhou o caminho do Grêmio na fase de grupos da Libertadores 2021. Contudo, para se garantir na caminhada rumo ao quarto título do torneio, a equipe gaúcha ainda precisa passar pelo Independiente del Valle na terceira e última etapa preliminar.


Adiado da quarta-feira, 7, em Quito, o primeiro duelo entres equipes foi na noite desta sexta, 9, em Assunção, no Paraguai, devido às restrições do governo equatoriano em função da pandemia do novo coronavírus. O Tricolor gaúcho, que tem integrantes acometidos da covid-19, inclusive o técnico Renato Portaluppi, perdeu por 2 a 1, de virada. O segundo e definitivo confronto será na próxima quarta, 14, às 19h15, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.


Caso não avance na Libertadores, o Grêmio irá para a Copa Sul-Americana, cujo sorteio dos grupos também foi na tarde desta sexta, 9, na sede da Conmebol. Neste caso, o Tricolor se juntará a Lanús (Argentina), La Equidad (Colômbia) e Aragua (Venezuela) na Chave H.

Share by: