Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião
Blog do Zé Ferreira - Notícia e Opinião

Santa Cruz: Wiliam Campos volta a comandar o time em 2022

Técnico campeão da Série B Gaúcha e da Copa FGF foi apresentado na tarde de sexta-feira, 3, e projetou um time competitivo

José Carlos Ferreira

José Carlos Ferreira

jose@riovalejornal.com.br

 

O campeão está em casa. Wiliam Campos foi apresentado na sexta-feira, 3, nos Plátanos como técnico do Santa Cruz para o Campeonato Gaúcho A2 – Divisão de Acesso 2022. Comandante nas conquistas dos títulos da Série B – Segunda Divisão 2021 e da Copa FGF – Taça Ibsen Pinheiro 2020, ambas neste ano, ele foi recebido pelo novo presidente do clube, Miguel Schuck, o gerente de Futebol, Serginho Vieira, e o supervisor Palito Marques.

 

Schuck revelou que o acerto com Wiliam foi rápido, sem rodeios. “Ele sempre foi a nossa opção, o nome que tínhamos em mente. Claro que, antes da nossa eleição (ocorrida na quarta-feira), não poderíamos definir nada. Depois disso, o nosso primeiro ato foi chamá-lo para reeditar a parceria, uma convicção de toda a diretoria e do Conselho. Na quarta e na quinta-feira conversamos e chegamos ao entendimento com facilidade. Essa parceria vem de duas temporadas com êxito e espero que na terceira também tenhamos”, explicou o presidente.

 

Depois dos títulos da Copinha e da Série B, Wiliam percorreu o Gaúcho A2 com dois times: Guarani de Venâncio Aires e São Paulo de Rio Grande – com este chegou a disputar as quartas de final contra o União Frederiquense, que avançou até ser o campeão. Foram as primeiras experiências dele como técnico na Divisão de Acesso, onde já atuou como atleta. Agora, pretende utilizar essa bagagem para levar o Santa Cruz ao Gauchão de 2023.

 

“É uma alegria poder retornar, mostra o bom trabalho que fizemos nesses últimos dois anos no clube. Então retornamos para o grande desafio que será a Divisão de Acesso, uma das competições mais difíceis dos últimos tempos. Vamos montar um grupo muito competitivo, organizado, para que possamos novamente fazer um grande trabalho e buscar os objetivos, que são bem claros e o principal deles é o acesso ao Gauchão”, comentou Wiliam.


Miguel Schuck assume a presidência do clube

De vice-presidente de Futebol nos últimos dois anos para presidente na próxima temporada. Esses são os passos mais recentes de dedicação do empresário Miguel Schuck junto ao Santa Cruz, clube que ele dirigirá até 31 de dezembro de 2022. Ele foi eleito para o cargo na noite da última quarta-feira, 1º, pela Assembleia Geral, e sucede o campeoníssimo Tiago Rech, que agora assume a presidência do Conselho Deliberativo do Galo.

 

A dupla que integrou o grupo diretivo de sucesso no clube nas últimas duas temporadas – campeão da Copa FGF 2020 e do Gaúcho Série B 2021, além de vice na Recopa Gaúcha deste ano – continua a ter companhia de parceiros e apoiadores dessa jornada. Luiz Carlos Vitiello permanece como vice-presidente Geral na diretoria de Schuck, enquanto Henrique Hermany é o vice de Rech no Conselho. Os demais integrantes dos órgãos gestores serão divulgados ao longo dos próximos dias.

 

Campeão da Segunda Divisão em 2021, o Santa Cruz assegurou presença – junto com o vice Gaúcho de Passo Fundo –, na Série A2, o segundo nível do Campeonato Gaúcho, transição que o clube alvinegro perseguia havia três anos. De volta à Divisão de Acesso em 2022, o Galo reencontrará velhos conhecidos de batalhas na elite do futebol estadual, especialmente os regionais: Guarani de Venâncio Aires, Lajeadense e o arquirrival Avenida. A meta de Miguel Schuck e sua diretoria, com suporte do Conselho Deliberativo, associados e torcedores de modo geral será devolver o Santa ao Gauchão Divisão Especial em 2023, dez anos depois de se despedir da Primeirona.

Divulgação/FC Santa Cruz


Gaúcho B: Santa Cruz é o campeão

Galo desfaz a vantagem parcial do Gaúcho, goleia com hat-trick de Leylon e fatura a taça nos pênaltis

Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

O Santa Cruz é o campeão gaúcho das Série B Segunda Divisão de 2021. A equipe do técnico Wiliam Campos desfez a vantagem do Gaúcho, que vencera de 2 a 0 em Passo Fundo, na quinta-feira, 1º, aplicou 4 a 2 nos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, com direito a hat-trick do atacante Leylon, e fez 3 a 2 nos tiros livres da marca do pênalti neste domingo, 4. Em 2022, os dois clubes estarão na Série A2 Divisão de Acesso.

 

O time alvinegro partiu para a pressão inicial e pisou com perigo na área adversária nos primeiros movimentos. Aos poucos, os visitantes equilibraram as ações e até passaram a ter um volume maior no campo ofensivo. A desvantagem oriunda de Passo Fundo começou a deixar o time do Galo ansioso e aos 25 minutos o capitão Luís Henrique fez carga faltosa com bola parada sobre Marcel e Maurício em sequência, recebeu dois cartões amarelos e acabou expulso.

 

O zagueiro Kévlin recompôs o miolo de defesa do Santa Cruz e o volante Ben-Hur deixou a partida aos 27. Pouco depois, aos 30, o árbitro David Baquini da Silva sentiu um desconforto muscular na coxa direita e trocou de função com o seu reserva Jonathan Giovanella Vivian. Mesmo mancando, Baquini foi cuidar da movimentação dos reservados dos times e de lances perto das linhas laterais e de fundo.

 

Mesmo com um homem a menos em campo, o Santa Cruz pressionou e abriu o placar aos 32 minutos. Chiquinho cobrou escanteio da direita no segundo poste, Léo Carioca afastou curto e Kévlin emendou de primeira, sem pulo, para o fundo da rede: Galo 1 a 0. O Gaúcho não se encolheu e empatou aos 40, quando Luan converteu em gol o pênalti cometido por Diego Rocha sobre Almeida.

 

O Gaúcho virou o escore logo aos 2 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio da esquerda, a bola rondou a área alvinegra e sobrou na direita para Renatinho, que cruzou para o segundo poste e Neto cabeceou firme para fazer 2 a 1. O Galo igualou o placar outra vez aos 6. Laion bateu falta da meia esquerda e Leylon subiu mais alto no meio da área para marcar de cabeça: 2 a 2.

 

A partida ficou ainda mais animada e Leylon, que veio do intervalo no lugar de Chiquinho, revirou o escore aos 9 minutos. O Galo pressionou dentro da área do Periquito e o atacante encheu o pé esquerdo na bola para anotar 3 a 2. E o quarto do Santa Cruz também foi dele. Laion cobrou escanteio da esquerda, Nena escorou de cabeça no segundo poste e Leylon arrematou de bicicleta para anotar 4 a 2 aos 12 minutos.

 

Nesse momento, o placar agregado dos dois jogos finais estava em 4 a 4, o que levava a decisão para os tiros livres da marca do pênalti para se apurar o campeão da Terceirona. O jogo era franco. As jogadas a partir da bola parada levavam perigo para as duas defesas e assim o confronto se arrastou sem novas mudanças no escore até o apito final.

 

Decisão do título nos pênaltis. Mesmo com duas batidas desperdiçadas, o Santa Cruz foi mais efetivo que o Gaúcho e é o campeão da terceira divisão estadual, título inédito e nova taça para a sua coleção.

 

Como cobraram:

Santa Cruz: Pepeto bateu para fora; Nena marcou; Laion marcou; Otávio bateu para fora; Kévlin marcou.

Gaúcho: Maurício marcou; Alisson marcou; Almeida acertou o poste; Léo Carioca parou nas mãos de Diego Duarte; Renatinho ficou nas mãos de Diego Duarte.

 

Santa Cruz: Diego Duarte; Ramon (Pepeto), Luís Henrique, Diego Rocha e Otávio; Ben-Hur (Kévlin), David e Chiquinho (Leylon); Laion, Nena e Juliano Fogaça (Felipe). Técnico: Wiliam Campos.

 

Gaúcho: Douglas Palagi; Gustavo (Caetano), Neto, Léo Carioca e Paulo Fales (Velasque); Marcel, Damasceno (Baggio) e Maurício; Renatinho (Alisson), Almeida e Luan (Fernando). Técnico: Vanderson Pereira.

 

Arbitragem: David Baquini da Silva, com Cássio Pires Dornelles e Renato Domingues; e Jonathan Giovanella Vivian. Cartões amarelos: Diego Rocha, Kévlin, Juliano Fogaça e Leylon (Santa Cruz); Paulo Fales, Neto, Baggio e Léo Carioca (Gaúcho). Cartão vermelho: Luís Henrique (Santa Cruz). Gols: Santa Cruz – Kévlin (32/1º) e Leylon (6, 9 e 12/2º); Gaúcho – Luan (40/1º) e Neto (2/2º).

Santa Cruz x Gaúcho em imagens

Fotos: Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Maestro Leylon, qual é a música?


Gaúcho B: Gaúcho vence o Santa Cruz em casa

Garantidos na Divisão de Acesso de 2022, times abriram a decisão nesta quinta, 1º, em Passo Fundo

Classificados para a disputa da Série A2 do Campeonato Gaúcho Divisão de Acesso de 2022, Gaúcho e Santa Cruz se enfrentaram no primeiro jogo da decisão da Série B Segunda Divisão na tarde desta quinta-feira, 1º, na Arena BSBios Wolmar Salton, em Passo Fundo. O Periquito do Planalto levou a melhor, venceu por 2 a 0 e será o campeão com nova vitória ou empate ou até derrota por um gol de diferença no segundo confronto.


O Santa Cruz conheceu a sua primeira derrota na competição e terá de vencer por três ou mais gols de vantagem para ficar com o título ou por dois para levar a decisão às cobranças de pênalti. O segundo e definitivo duelo da Terceirona será nos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, no domingo, 4, a partir das 11 horas. A FGF TV vai transmitir a partida.

 

O Gaúcho forçou mais no ataque nos primeiros 15 minutos, preferencialmente pelo lado direito, porém sem conclusões perigosas contra a meta defendida por Diego Duarte. Aos poucos o Santa Cruz se soltou mais ao campo ofensivo e produziu a primeira grande chance de gol na marca dos 21 minutos. Chiquinho pegou o rebote da zaga alviverde e mandou a bomba de direita para excelente intervenção de Douglas Palagi, que se esticou todo para ceder o escanteio.

 

As equipes se alternaram na posse de bola, mas sem criar situações mais agudas para mexer no placar. Aos 43 minutos, Luan entrou a dribles na área alvinegra e foi para o chão, alegando pênalti do zagueiro Diego Rocha, que não existiu. O árbitro Marco Magalhães mandou o jogo seguir e quando a bola parou foi envolvido pelo time inteiro do Gaúcho, que protestou pela penalidade não assinalada.

 

As reclamações da equipe da casa se transformaram em aplausos logo aos 4 minutos do segundo tempo. Luís Henrique atrasou a bola de cabeça para Diego Duarte, que dividiu com Renatinho cometeu pênalti. Maurício cobrou com cavadinha e fez 1 a 0 para o Gaúcho aos 5. A chance do empate surgiu pouco depois, aos 9. Laion bateu escanteio da direita, Luís Henrique desviou no primeiro poste e Juliano Fogaça completou no segundo, fraco, para defesa segura de Palagi.

 

O Periquito passo-fundense chegou perto do segundo gol aos 12, em contragolpe que terminou no pé direito de Almeida e que Diego Duarte se arrojou ao chão para evitar. Nova chance aparece para o Gaúcho aos 23, em mais um contra-ataque, e desta vez o goleiro do Galo segurou a tentativa por cobertura de Renatinho.


O Galo correu e pressionou pela igualdade no terço final do segundo período, enquanto o Gaúcho tomava cuidados defensivos para evitar o gol do adversário e tentar liquidar a fatura nos contragolpes. Laion cobrou falta com perigo e assustou o goleiro alviverde aos 36. Na sequência, Velasque avançou em velocidade pela direita, chutou da entrada da área na saída de Diego Duarte e errou o alvo.


O Santa Cruz pisou na área do Gaúcho aos 41 minutos para nova tentativa de empate. Nena escorou com o peito para Pepeto, mas a finalização saiu sem muita força e Douglas Palagi pegou firme. Marco Magalhães deu acréscimos até alcançar 52 minutos. Em nova cobrança de falta, aos 47, a bola batida por Laion tirou tinta do poste direito de Palagi. No minuto seguinte, em contra-ataque, Renatinho recebeu de Luan, invadiu a área alvinegra e fez 2 a 0 para o Periquito.

 

Gaúcho: Douglas Palagi; Gustavo, Igor, Léo Carioca e Paulo Fales (Velasque); Marcel, Damasceno (Neto) e Maurício (Alisson); Renatinho, Almeida e Luan. Técnico: Vanderson Pereira.

Santa Cruz: Diego Duarte; Ramon, Luís Henrique, Diego Rocha e Otávio; Ben-Hur (Leylon), David e Chiquinho (Pepeto); Laion, Nena e Juliano Fogaça. Técnico: Wiliam Campos.

 

Arbitragem: Marco Aurélio Nunes Magalhães, Diego Luís Rosa da Rosa e João Marcelo Bonotto de Freitas. Cartões amarelos: Igor, Gustavo, Marcel, Damasceno, Alisson e Luan (Gaúcho); Diego Rocha, Juliano Fogaça, Pepeto e David (Santa Cruz). Gols: Gaúcho – Maurício (5/2º) e Renatinho (48/2º).

Gaúcho x Santa Cruz em imagens

Fotos: Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Santa Cruz x São Borja em imagens

Fotos: Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

São Borja x Santa Cruz em imagens

Fotos: Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Santa Cruz x Novo Horizonte em imagens

Fotos: Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Novo Horizonte x Santa Cruz em imagens

Fotos: Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Santa Cruz x União Harmonia em imagens

Fotos: Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Santa Cruz x Sapucaiense em imagens

Fotos: Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Santa Cruz x Nova Prata em imagens

Fotos: Vinicius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Share by: